00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES Artigos publicados em periódicos - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13825
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMelo, Mayte Luanna Dias de-
dc.creatorSantana, Sérgio Rodrigues de-
dc.creatorSilva, Alzira Karla Araújo da-
dc.creatorSouza, Edivanio Duarte de-
dc.date.accessioned2024-08-02T01:30:05Z-
dc.date.available2024-08-01-
dc.date.available2024-08-02T01:30:05Z-
dc.date.issued2021-04-
dc.identifier.citationMELO, M. L. D ; SANTANA, S. R. ; SILVA, A. K. A. ; SOUZA E. D. Redes de colaboração intelectual: uma análise na formação e na produção científica dos docentes permanentes do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação. Informação & Informação, Londrina, v. 26, n. 2, p. 131-154, abr./jun. 2021.pt_BR
dc.citation.volume26pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage131pt_BR
dc.citation.epage154pt_BR
dc.identifier.doiDOI: 10.5433/1981-8920.2021v26n2p13pt_BR
dc.identifier.issn1981-8920pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13825-
dc.description.abstractqualification and scientific production of permanent teachers of the Post-Graduate Program in Information Science at the Federal University of Paraíba. Methodology:This is a descriptive research that has as object of study the training, qualification and scientificproduction of 20 permanent teachers, from 2019 to 2019. It isalso characterized as documentary research with qualitative and quantitative approaches. Data were collected on the Lattes Platform, systematized in graphs and graphs, and analyzed and discussed on the basis of theoretical frameworks and Social Network Analysis. Results:The training and qualification of teachers point to different disciplinary convergences. The former is characterized bydisciplinary plurality, with greater participation in the areas of Librarianship and Sociology; Although it includes scientific articles, communications at events, book chapters, books and abstracts, totaling 1,100 publications, the bibliographic production network focuses on the first twocategories, respectively, with 450 and 320 productions. Conclusions:The networks ofintellectual collaboration established in the processes of training, qualification and scientificproduction of the permanent professorsof this postgraduate program are materialized in an infrastructure of knowledge production permeated by an epistemological pluralism, which conditions different movements of disciplinary convergences.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Londrinapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUELpt_BR
dc.relation.ispartofInformação & informaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiência da informaçãopt_BR
dc.subjectColaboração intelectualpt_BR
dc.subjectProdução científicapt_BR
dc.subjectRede de colaboraçãopt_BR
dc.subjectProfessores - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - Universidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.subjectInformation sciencept_BR
dc.subjectIntellectual collaborationpt_BR
dc.subjectScientific productionpt_BR
dc.subjectCollaboration networkpt_BR
dc.subjectProfessors - Postgraduate Program in Information Science - Federal University of Paraíbapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
dc.titleRedes de colaboração intelectual: uma análise na formação e na produção científica dos docentes permanentes do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.title.alternativeIntellectual collaboration networks: an analysis in training and scientific production of permanent teachers in the Postgraduate Program in Information Sciencept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoObjetivo: Analisa as redes de colaboração intelectual na formação, qualificação e produção bibliográfica dos docentes permanentes do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa descritiva que tem como objetos de estudo a formação, a qualificação e a produção bibliográfica de 20 docentes permanentes, no período de 2019 a 2019. Caracteriza-se também como pesquisa documental com abordagens qualitativa e quantitativa. Os dados foram coletados na Plataforma Lattes, sistematizados em gráficos e grafos, e analisados e discutidos com fundamentos nos referenciais teóricos e nas Análises de Rede Sociais. Resultado: A formação e a qualificação dos docentes apontam para convergências disciplinares diversas. Aquela se caracteriza pela pluralidade disciplinar, com maior participação das áreas de Biblioteconomia e Sociologia, esta, embora plural, apresenta maior unidade disciplinar com foco em Ciência da Informação, Biblioteconomia e Letras. Embora contemple artigos científicos, comunicações em eventos, capítulos de livros, livros e resumos, totalizando 1.100 publicações, a rede de produção científica se concentra nas duas primeiras categorias, respectivamente, com 450 e 320 produções. Conclusões: As redes de colaboração intelectual estabelecidas nos processos de formação, qualificação e produção científica dos docentes permanentes deste programa de pós-graduação se materializa em uma infraestrutura de produção de conhecimento permeada por um pluralismo epistemológico, que condiciona movimentos diversos de convergências disciplinares.pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos - ICHCA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.