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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13818
Tipo: | Dissertação |
Título: | O bônus de desempenho educacional do estado de Pernambuco: a realidade em escolas estaduais na cidade de Garanhuns |
Autor(es): | Ferreira, Viviane Maria da Silva |
Primeiro Orientador: | Silva, Givanildo da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Inalda Maria dos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Rodrigues, Cibele Maria Lima |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objeto de estudo a Política de Bonificação Educacional do estado de Pernambuco, conhecida como Bônus de Desempenho Educacional (BDE) e suas implicações no trabalho docente. O objetivo geral da pesquisa foi analisar os efeitos do Bônus de Desempenho Educacional no trabalho de professores da Rede Estadual de Ensino no estado de Pernambuco. Os objetivos específicos foram: (1) investigar a relação entre o Bônus de Desempenho Educacional e as condições de trabalho docente em escolas estaduais da Rede Pública de Ensino, da cidade de Garanhuns, no estado de Pernambuco; (2) compreender o atual contexto do Bônus de Desempenho Educacional, na cidade de Garanhuns, no estado de Pernambuco analisando leis, decretos e metas; (3) analisar a concepção de professores sobre os efeitos do Bônus de Desempenho Educacional na educação na cidade de Garanhuns, no estado de Pernambuco. A abordagem teórico-metodológica adotada para este estudo pautou-se na pesquisa qualitativa e, como técnica de pesquisa, foi utilizado o estudo de caso múltiplos. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas. A pesquisa foi realizada em duas escolas da Rede Pública Estadual de Ensino, na cidade de Garanhuns, no estado de Pernambuco, sendo a primeira, uma escola que apresentou bons resultados no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e no Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE) nas últimas edições. A segunda foi uma escola que demonstrou o resultado oposto ao da primeira nos dois sistemas de avaliação. Os participantes da pesquisa foram 15 professores/as que trabalham nas escolas mencionadas. Os resultados da pesquisa evidenciaram que: 1) o Bônus de Desempenho Educacional é um instrumento do governo que estimula os profissionais da educação para responderem positivamente à política de bonificação, trazendo, para si, a responsabilidade por bons resultados educacionais; 2) o Bônus de Desempenho Educacional influencia diretamente na prática dos profissionais da educação; 3) as condições de trabalho dos professores enfrentam desafios que prejudicam o desenvolvimento da profissão; 4) a educação da Rede Estadual de Pernambuco segue um padrão mercadológico que busca melhorias nos indicadores educacionais associando a qualidade educacional; 5) a maioria dos professores participantes da pesquisa evidenciou que o resultado das avaliações externas representa a qualidade educacional vivenciada pela escola; 6) o ensino é reduzido a uma transmissão de conteúdos subordinados aos testes externos e o trabalho docente é desviado da sua função social, isto é, de preparar os estudantes para viverem em sociedade, para alinhá-los para sua vida profissional. |
Abstract: | The present research has as its object of study the Educational Bonus Policy of the state of Pernambuco, known as Educational Perfomance Bonus (BDE) and its implications for teaching work. The general objective of the research was to analyze the effects of the Educational Perfomance Bonus on the work of teachers in the State Education Network in the state of Pernambuco. The specific objectives were: (1) to investigate the relationship between the Educational Performance Bonus and teaching working conditions in state schools in the Public Education Network, in the city of Garanhuns, in the state of Pernambuco; (2) understand the current context of the Educational Performance Bonus in the city of Garanhuns, in the state of Pernambuco analyzing laws, decrees and goals; (3) analyze teachers’ views on the effects of the Educational Performance Bonus on education in the city of Garanhuns, in the state of Pernambuco. The theoretical-methodological approach adopted for this study was based on qualitative research and, as a research technique, the multiple case study was used. For data collection, semi-structured interviews were carried out. The research was carried out in two schools in the State Public Education Network in the city of Garanhuns in the state of Pernambuco, the first eing a school that presented good results in the Basic Education Assessment System (SAEB) and in the Pernambuco Educational Assessment System (SAEPE) in the latest editions. The second was a school that presented the opposite result to the first in both evaluation systems. The research participantes were 15 teachers who work in the schools mentioned. The research results showed that: 1) the educational Performance Bonus is a government instrument that encourages education professionals to respond positively to the bônus policy, taking responsibility for good educational results; 2) the Educational Performance Bonus directly influences the practice of education professionals; 3) teachers’ working conditions face challenges that hinder the development of the profession; 4) education in the Pernambuco state network follows a market standard that seeks improvements in educational indicators associating educational quality; 5) the majority of teachers participating in the research showed that the results of external evaluations represent the educational quality experienced by the school; 6) teaching is reduced to the transmission of contente subject to external tests and teaching work is diverted from its social function of preparing students to live in Society, to align them for their professional life. |
Palavras-chave: | Política educacional – Garanhus (PE) Bônus de Desempenho Educacional Política de responsabilização Trabalho docente performance bonus teaching work |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | FERREIRA, Viviane Maria da Silva. O bônus de desempenho educacional do estado de Pernambuco: a realidade em escolas estaduais na cidade de Garanhuns. 2024. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13818 |
Data do documento: | 1-dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
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