Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13796
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Os padres e a língua da igreja o ensino-aprendizagem de língua latina em seminários católicos em Alagoas |
Autor(es): | Gonçalves, Rafael |
Primeiro Orientador: | Santos, Cezar Alexandre Neri |
metadata.dc.contributor.referee1: | Valença, Paulo José Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lima, Eduardo |
Resumo: | ste trabalho objetiva descrever e analisar o espaço da língua latina na formação inicial de padres nos seminários alagoanos na contemporaneidade, especialmente focando como tem se dado o processo de ensino-aprendizagem e o contato com essa língua. Para essa discussão, apresenta-se um contexto sócio-histórico e pedagógico que abrange a relação entre o latim, o catolicismo, o Império Romano e especialmente a História do Brasil e destaca a presença/ausência dessa língua como componente curricular, particularmente na etapa formativa de sacerdotes católicos alagoanos (propedêutico, filosofia, teologia, estágio, diaconato e presbiterado). O corpus da pesquisa constituiu-se a partir das respostas obtidas via questionário online intitulado O Latim nos Seminários de Alagoas (GONÇALVES; SANTOS, 2022), produzido na plataforma Google Forms, direcionado a seminaristas em todas as etapas formativas e a presbíteros que mantivessem vínculo ativo com as casas de formação no estado de Alagoas. Os procedimentos metodológicos que embasam esta pesquisa são de natureza quali-quantitativa, de caráter exploratório e os dados coletados são analisados sob o viés descritivo-analítico. A descrição dos dados e a análise do conteúdo e do discurso dos sujeitos respondentes contribuem para entender o uso do latim nas práticas litúrgicas, no ensino nos seminários e sua implicação com a figura do sujeito-sacerdote. Por este estudo, podemos constatar que é promovido o ensino-aprendizagem da língua materna e estrangeiras, tanto clássicas quanto modernas, nos seminários católicos alagoanos. Atesta-se, ao fim da pesquisa, que a língua latina é tomada como língua sagrada, língua da Igreja ou da fé, aprendida por abordagem tradicionalista, considerando as experiências relatadas pelos sujeitos, os quais também destacam a relevância dessa língua tanto na formação e nas ações relacionadas ao exercício clerical no Brasil contemporâneo. |
Abstract: | This work aims to describe and analyze the space of the Latin language in the initial formation of priests in seminaries in Alagoas-Brazil in contemporary times, especially focusing on how the teaching-learning process and the contact with Latin language has been given. For this discussion, a socio-historical and pedagogical context is presented that covers the relationship between Latin, Catholicism, the Roman Empire and especially the History of Brazil and highlights the presence / absence of this language as a curricular component, particularly in the formative stage of Catholic priests from Alagoas (propaedeutic, philosophy, theology, internship, deaconate and presbyterate). The corpus of the research was constituted from the answers obtained via an online questionnaire entitled O Latim nos Seminários de Alagoas (GONÇALVES; SANTOS, 2022), produced on the Google Forms platform, directed to seminarians in all formative stages and to priests who maintained a bond active with formation houses in the state of Alagoas. The methodological procedures that support this research are qualitative and quantitative in nature, exploratory in nature and the collected data are analyzed under the descriptive-analytical bias. The description of the data and the analysis of the content and discourse of the responding subjects contribute to understanding the use of Latin in liturgical practices, in teaching in seminars and its implication with the figure of the subject-priest. Through this study, we can see that the teaching-learning of Brazilian Portuguese and foreign languages, both classic and modern, is promoted in Catholic seminaries in Alagoas. It is attested that the Latin language is taken as a sacred language, the language of God or of faith, learned through a traditionalist approach, considering the experiences reported by the subjects, which also highlight the relevance of this language both in the formation and in actions related to the clerical exercise in contemporary Brazil. |
Palavras-chave: | Língua latina Ensino e aprendizagem Igreja Católica Formação sacerdotal Seminário Alagoas - Brasil Ensino de Latim Catholic church Teaching Latin Latin language Seminar Priestly Formation |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS CLASSICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Letras(Português) - Licenciatura |
Citação: | GONÇALVES, Rafael. Os padres e a língua da igreja: o ensino-aprendizagem de língua latina em seminários católicos em Alagoas. 112 f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13796 |
Data do documento: | 12-dez-2022 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Os padres e a língua da igreja o ensino-aprendizagem de língua latina em seminários católicos em Alagoas.pdf | 2.08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.