00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13781
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pinto, Kinsey Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5810985948735723pt_BR
dc.contributor.referee1Falcão, Nivaneide Alves de Melo-
dc.contributor.referee2Correia, Débora Luzia Moura-
dc.creatorSilva, Maria Bianca Alves da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4208952495423582pt_BR
dc.date.accessioned2024-07-30T21:13:23Z-
dc.date.available2024-07-30-
dc.date.available2024-07-30T21:13:23Z-
dc.date.issued2023-10-10-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Bianca Alves da. O jogo como ferramenta didática no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de geografia. 2024. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13781-
dc.description.abstractThis work presents the game as a didactic tool in the teaching-learning process in Geography classes. The objective is to investigate the contribution of this pedagogical instrument in geographic teaching. The methodology was based on bibliographic and qualitative research, through action research. Initially, some works were researched and selected, relating to the theme, then a bibliographical review of them was carried out, based on articles, dissertations, books, monographs, among others, and finally the application of the game, to arrive at the proposed objective. The selected works were taken from websites such as Google Scholar, SciELO, and the library of the Federal University of Alagoas (UFAL). Based on the studies carried out, it can be concluded that the game has been present in society since its birth and that since thenit has been presented as a learning tool that continues to the present day. In the learning process, it was possible to verify that it is an instrument that enhances its practices, contributing to the social and cognitive development of students, which makes classes fun and enjoyable, which was only confirmed in the Geography subject,being a great option for pedagogical resource, which helps to enhance their practices,to dynamize, diversify themes, develop students' cognitive skills and make classes funand enjoyable, in addition to being able to be worked on at different stages of basic education and in different realities, thus making teaching significant and effective geographic.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Geografia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagem – Geografiapt_BR
dc.subjectPráticas de ensinopt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectTeaching and learning - Geographypt_BR
dc.subjectTeaching Practicespt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.titleO jogo como ferramenta didática no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de geografiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho, apresenta o jogo como ferramenta didática no processo de ensinoaprendizagem nas aulas de Geografia. Tendo como objetivo, investigar qual a contribuição desse instrumento pedagógico no ensino geográfico. A metodologia foi baseada em pesquisa bibliográfica e qualitativa, por meio da pesquisa-ação. De início, foram pesquisados e selecionados alguns trabalhos, referentes a temática, em seguida foi realizada uma revisão bibliográfica deles, tendo como base artigos,dissertações, livros, monografias, entre outros, e por último a aplicação do jogo, paraassim chegar ao objetivo proposto. Os trabalhos selecionados foram retirados de sitescomo, o Google Acadêmico, SciELO, e a biblioteca da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Com base nos estudos realizados, pode-se concluir que o jogo estápresente na sociedade desde o seu berço e que desde então se apresenta como uma ferramenta de aprendizagem que se estende até os dias atuais. No processo de aprendizagem, foi possível constatar que é um instrumento que potencializa suas práticas, contribuindo para o desenvolvimento social e cognitivo dos alunos, que tornaas aulas divertidas e prazerosas, o que só foi confirmado na disciplina de Geografia, sendo uma ótima opção de recurso pedagógico, que ajuda a potencializar suas práticas, a dinamizar, diversificar as temáticas, desenvolver o cognitivo dos alunos e tornar as aulas divertidas e prazerosas, além de poder ser trabalhado em etapas diferentes do ensino básico e em realidades distintas, assim tornando o ensino geográfico significativo e eficaz.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O jogo como ferramenta didática no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de geografia.pdf767.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.