00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FANUT - FACULDADE DE NUTRIÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FANUT Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - NUTRIÇÃO - FANUT
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13780
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Favaro, Thatiana Regina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7692500188535140pt_BR
dc.contributor.referee1Amorim, Jamile Ferro de-
dc.contributor.referee2Neves, Sabrina Joany Felizardo-
dc.creatorSouza, Aline Araújo-
dc.creatorOliveira, Ketlin de Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7556264986407557pt_BR
dc.date.accessioned2024-07-30T20:18:32Z-
dc.date.available2024-07-30-
dc.date.available2024-07-30T20:18:32Z-
dc.date.issued2023-10-17-
dc.identifier.citationSOUZA, Aline Araújo; OLIVEIRA, Ketlin de Lima. Cenário da colaboração interprofissional nos níveis de atenção do SUS: uma revisão de escopo. 2024. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) – Faculdade de Nutrição, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13780-
dc.description.abstractIntroduction: The Unified Health System brings with it an expanded concept of health that goes against the predominant biologicist model. However, after decades its influence on SUS services is still notorious, due to the fragmentation of care. In this scenario, interprofessionality and its related concepts stand out, through interprofessional education and continuing education. Objective: To describe the scenario of interprofessional collaboration at the different levels of care in the SUS. Method: This is a scoping literature review study with a qualitative and quantitative approach, using thematic content analysis for the former and simple descriptive statistical analysis for the latter. Results: Initially 689 studies were collected, 431 from SciElo, 91 from the VHL, 121 from BDTS and 46 from PubMed. 206 duplicates were excluded and of the 483 resulting, 339 were removed after reading the title and abstract, resulting in 144 and after reading the full text 63 were excluded, resulting in 81 selected. There was a predominance of studies with a qualitative approach (70.37%). A significant proportion focused on primary care, accounting for 64.20% of the publications. The year 2018 was the period with the highest publication rate (20.99%) regarding interprofessional collaboration in the SUS. They focused more on ways of organising healthcare and the work process (23.46%), followed by the professional profile of the multi-professional team (18.52%) and the approach to diseases and stages in the life course (17.28 per cent). Conclusion: The impediments to interprofessionality in the SUS range from verticalised power relations to inadequate infrastructure for meetings. The government is trying to get around this issue by introducing multi-professional residency programmes, PET-Saúde/Interprofissionalidade and other intersectoral actions. Encouraging research in this area is crucial to inserting this working logic into the practice of health professionals.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Nutrição - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSistema Único de Saúde (Brasil)pt_BR
dc.subjectRelações interprofissionaispt_BR
dc.subjectServiços de saúdept_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectSaúde públicapt_BR
dc.subjectInterprofessional relationspt_BR
dc.subjectUnified Health Systempt_BR
dc.subjectHealth servicespt_BR
dc.subjectHealthpt_BR
dc.subjectPublic healthpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAOpt_BR
dc.titleCenário da colaboração interprofissional nos níveis de atenção do SUS: uma revisão de escopopt_BR
dc.title.alternativeScenario of interprofessional collaboration at SUS care levels: a scope reviewpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoIntrodução: O Sistema Único de Saúde traz consigo uma concepção ampliada de saúde de encontro ao modelo biologicista predominante. Entretanto, após décadas ainda é notória a sua influência nos serviços do SUS, pela fragmentação do cuidado. Neste cenário, destaca-se a interprofissionalidade e seus conceitos relacionados, através da educação interprofissional e educação permanente. Objetivo: Descrever o cenário da colaboração interprofissional nos diferentes níveis de atenção do SUS. Método: Trata-se de um estudo de revisão de literatura, do tipo revisão de escopo, com abordagem quali-quantitativa, com análise temática de conteúdo para a primeira e análise estatística descritiva simples para a segunda. Resultados: Inicialmente levantou-se 689 estudos, sendo 431 da SciElo, 91 da BVS, 121 da BDTS e 46 da PubMed, excluíram-se 206 duplicados e dos 483 resultantes, 339 foram removidos após leitura do título e resumo, resultando em 144 e após leitura na íntegra 63 foram excluídos fechando em 81 selecionados. Houve predominância de estudos com abordagem qualitativa (70,37%). Parte significativa voltados à atenção primária, detendo 64,20% das publicações. O ano de 2018 foi o período com maior índice de publicação (20,99%) referente à colaboração interprofissional no SUS. Tematizaram mais sobre as formas de organização do cuidado em saúde e processo de trabalho (23,46%), seguido do perfil profissional frente à equipe multiprofissional (18,52%) e da abordagem a doenças e fases do curso da vida (17,28%). Conclusão: A interprofissionalidade no SUS traz como impeditivos desde relações de poder verticalizadas até infraestrutura inadequada para reuniões. Ressalta-se a tentativa do governo de driblar essa questão com a inserção de programas de residências multiprofissionais, PET-Saúde/Interprofissionalidade e outras ações intersetoriais. Sendo o fomento à pesquisa nesta área crucial para inserir esta lógica de trabalho na prática dos profissionais de saúde.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - NUTRIÇÃO - FANUT

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cenário da colaboração interprofissional nos níveis de atenção do SUS_uma revisão de escopo.pdf1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.