00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13774
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Aprender geográfico pela diversidade do espectro autista: estudo de caso na prática do ensino fundamental em escola no Tabuleiro do Martins Maceió Alagoas
Autor(es): Graça, Daiane Sena de Oliveira
Primeiro Orientador: Desidério, Edilma de Jesus
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, Bruno
metadata.dc.contributor.referee2: Falcão, Nivaneide Alves de Melo
Resumo: A educação transcende o âmbito das instituições escolares e penetra em todos os aspectos do cotidiano humano, tornando-se a principal forma de compreender o mundo e a aprendizagem que toma forma pelo ser social. O presente trabalho apresenta os resultados de um estudo de caso desenvolvido pela prática pedagógica experienciada com grupo do sexto ano do Ensino Fundamental, na disciplina Geografia. O objetivo, foi realizar um estudo de caso sobre a experiência em lidar com as diferenças no ensinar da geografia a um grupo com presença de estudante com espectro autista, em uma escola no Tabuleiro do Martins, em Maceió, Alagoas. A hipótese foi que a educação geográfica ao estimular o olhar na diferença, cria um espaço aberto a inclusivo favorável a que os discentes possam vencer os desafios diários e reconhecer precisamente o lugar do TEA no universo escolar. A metodologia, retoma o critério de Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica (AEEEB), considerando acionar uma prática pedagógica que se intitulou: “Experienciar Geográfico Ativado pelo Transtorno do Espectro Autista” (EGATEA), permitindo estruturar planos de aula que se ajustassem, de maneira estimulante à inclusão do(a) aluno(a) com TEA; o procedimento explora as possibilidades do componente curricular que corresponde a Geografia, segundo a BNCC. Resultados do estudo, tomou-se como base a abordagem EGATEA, que favoreceu a construção de um experimento com um olhar, particularmente inclusivo, que pudessem produzir espaços e tempos geográficos sociais diversos e particulares. Para isso, estabeleceu-se um breve protocolo chamado Rota EGATEA de Atenção Especial Amorosa, que consistia em três passos: registrar o contexto, observar o plano em ação, experienciar a atenção especial geográfica amorosa. O caso observado foi especificamente em uma aula, cuja atividade realizada teve como tema o Núcleo da Terra; consistiu em etapas de realização e exposição, desde a confecção de uma maquete do nosso planeta até a apresentação do resultado que foi bastante satisfatório pelo estimulo e participação de toda a sala de aula, particularmente da pessoa com espectro autista. Conclusão, a partir do que foi o desafio e a vivencia, conclui-se, entre outras coisas, que o implementar ações de ensino inclusivo, exige um esforço e amorosidade na prática pedagógica; para isso, não seria necessário, portanto, apenas que professores movessem planos senão que a mobilidade deveria ser de toda a base estrutural, como o dever das escolas de adaptar-se às necessidades individuais e às diretrizes das políticas públicas, por uma educação igualitária, inclusiva, experienciada e vivida om respeito e amor ao alunado.
Abstract: Education transcends the scope of school institutions and penetrates all aspects of human daily life, becoming the main way of understanding the world and learning that takes shape by the social being. This paper presents the results of a case study developed by the pedagogical practice experienced with sixth grade school group. The objective was to conduct a case study on the experience in dealing with differences in teaching geography to a group with the presence of an autistic spectrum student, in a school in Tabuleiro do Martins, in Maceió, Alagoas. The hypothesis was that geographic education by stimulating the look at difference, creates an open and inclusive space favorable to students to overcome the daily challenges and recognize precisely the place of TEA in the school universe. The methodology, retakes the criterion of Specialized Educational Service in Basic Education (SESBS), considering to trigger a pedagogical practice that was entitled: "Geographical Experience Activated by Autism Spectrum Disorder" (GEAASD) allowing to structure lesson plans that fit, in a stimulating way to the inclusion of (a) student (a) with ASD; procedure explores the possibilities of the curricular component that corresponds to Geography, according to the BNCC. Results of the study were based on the EGATEA approach, which favored the construction of an experiment with a look, particularly inclusive, that could produce diverse and particular geographic spaces and times. For this, a brief protocol was established called the EGATEA Route of Special Loving Attention, which consisted of three steps: recording the context, observing the plan in action, experiencing special geographical loving attention. The case observed was specifically in a class, whose activity had its theme the Nucleus of the Earth; consisted of stages of realization and from the making of a model of our planet to the presentation of the result that was quite satisfactory by the stimulation and participation of the entire classroom, particularly the person with autism spectrum. Conclusion, from what was the challenge and experience, it is concluded, among other things, that implementing inclusive teaching actions requires an effort and loving in pedagogical practice; for this, it would not be necessary, only that teachers should move plans if not that mobility should be of the whole structural basis, such as the duty of schools to adapt to individual needs and public policy guidelines, for an egalitarian education, experience and lived with respect and love to the student.
Palavras-chave: Geografia (Ensino fundamental)
Ensino de geografia
Estudante – Autismo
Educação inclusiva
Inclusion
Teaching
Autism
Geography
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Geografia - Licenciatura
Citação: GRAÇA, Daiane Sena de Oliveira. Aprender geográfico pela diversidade do espectro autista: estudo de caso na prática do ensino fundamental em escola no Tabuleiro do Martins Maceió Alagoas. 2024. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13774
Data do documento: 27-nov-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.