00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Palmeira, Lana Lisiêr de Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9538287578494559pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Inalda Maria dos-
dc.contributor.referee2Costa, Elaine Cristina Pimentel-
dc.creatorQueiroz, Erica Bianco de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9415260290835145pt_BR
dc.date.accessioned2024-07-30T19:28:33Z-
dc.date.available2024-07-29-
dc.date.available2024-07-30T19:28:33Z-
dc.date.issued2023-11-30-
dc.identifier.citationQUEIROZ, Erica Bianco de Souza. Universidade e gênero: um estudo comparativo de currículos das universidades federais do Maranhão e de Alagoas. 2024. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13773-
dc.description.abstractThis work seeks to understand how teacher training courses (degree courses) at the Federal University of Alagoas and the Federal University of Maranhão are approaching and inserting the theme of gender (also observing women as central) in the educational context and how the curricula are guiding this practice. We focus on the aspects and influence of the gender debate on the pedagogical training of these future teachers, this topic being of utmost importance in social agendas, in order to encourage reflective and active citizens. Therefore, the understanding of gender relations is analyzed, going through the inseparable triad gender, race and class, in which we explain the concept of gender according to post-structuralist theory; the trajectory and belonging of women today and their challenges: whether they are violence, difficulties in opportunities and how they are being inserted in the debates of black women in society; the concept and implications for the curriculum, in addition to carrying out a comparative analysis on the curricula of UFAL and UFMA, the first being the author's previous research locus, and the second being the Northeast University with the largest number of degrees. The methodological procedures consisted of documentary research, including the survey and investigation of official curricula expressed on the universities' institutional websites. The research revealed numerous possibilities for inferences, including that the increase in the gender debate has the potential to reduce inequalities, making it necessary for such debates to move beyond the imaginary, the theoretical prism and directly permeate social practices. On the other hand, the importance of following this path and discussing this topic is also evident, seeking to guarantee a more fair, egalitarian and anti-patriarchal society.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGêneros (Grupos sociais)pt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleUniversidade e gênero: um estudo comparativo de currículos das universidades federais do Maranhão e de Alagoaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho busca compreender como os cursos de formação de professores (cursos de licenciatura) da Universidade Federal de Alagoas e da Universidade Federal do Maranhão estão abordando e inserindo a temática de gênero no contexto educacional (observando as mulheres como centralidade) e como os currículos estão norteando esta prática. Enfocam-se aspectos e influências do debate de gênero na formação pedagógica desses futuros professores, sendo este tema de suma importância nas pautas sociais, a fim de estimular cidadãos reflexivos e ativos. Analisa-se portanto, a compreensão das relações de gênero, perpassando pela indissociável tríade gênero, raça e classe, em que explicitamos o conceito de gênero segundo a teoria pós-estruturalista; a trajetória e pertencimento das mulheres na atualidade e seus desafios: sejam de violências, dificuldades de oportunidades e como estão sendo inseridos os debates das mulheres negras na sociedade; o conceito e implicações sobre o currículo, além de realizar uma análise comparativa nos currículos da UFAL e UFMA, sendo o primeiro, lócus de pesquisa anterior da autora, e o segundo, a universidade do Nordeste com maior quantitativo de licenciatura. Os procedimentos metodológicos consistiram em pesquisas documentais, inclusive realização do levantamento e investigação dos currículos oficiais expressos nos sites institucionais das universidades. A pesquisa revelou inúmeras possibilidades de inferências, dentre as quais a de que o aumento do debate de gênero tem potencial de reduzir desigualdades, sendo necessário que tais debates passem a sair do imaginário, bem como do prisma teórico e venham permear diretamente as práticas sociais. Em contrapartida, evidencia-se também a importância de seguir esse caminho e discutir tal temática, buscando garantir uma sociedade mais justa, igualitária e antipatriarcal.pt_BR
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