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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13772
Tipo: | Dissertação |
Título: | Avaliação da eficiência técnica dos gastos públicos em educação na frequência escolar do ensino médio |
Título(s) alternativo(s): | Evaluation of the efficiency of expenditure on education in high school attendance |
Autor(es): | Nepomuceno, Gabriel Albino Ponciano |
Primeiro Orientador: | Santa Rita, Luciana Peixoto |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Silva, Wesley Vieira da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Pinto, Ibsen Mateus Bittencourt Santana |
metadata.dc.contributor.referee2: | Almeida, Carlos Alano Soares de |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo principal investigar qual a relação entre a eficiência técnica dos gastos públicos em educação no ensino médio e a frequência escolar dos estudantes nos Estados brasileiros. A evasão escolar é um problema crônico na educação do país e seus impactos negativos vão além de alunos que abandonam os estudos. Essa problemática afeta a qualidade e eficiência do sistema educacional como um todo, resultando em uma subutilização dos recursos financeiros investidos na educação. Trata-se de uma pesquisa ex-post-facto de natureza quantitativa e correlacional onde faz o uso de procedimentos técnicos pautados na Análise Envoltória de Dados (DEA) com o objetivo de mensurar a eficiência técnica dos gastos públicos no ensino médio dos Estados brasileiros em que se buscou analisar a eficiência individualmente dos Estados em relação à frequência escolar no ensino médio a partir de um conjunto de inputs e outputs pré-selecionados. Foram utilizados dados do Censo Escolar e da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílio (PNAD) dos anos de 2015 a 2021 para a realização dessa análise. Os resultados obtidos a partir dos dados coletados sugerem que a análise dos resultados dos escores quando comparados com a input Taxa de Frequência Liquida não é suficiente para definir uma correlação direta com o bom desempenho dos Estados. Verificou-se ainda o estado do Ceará (CE) como referência na relação ótima de eficiência dos gastos educacionais no ensino médio. |
Abstract: | The main objective of this study is to investigate the relationship between the efficiency of public spending on education in secondary education and the school attendance of students in Brazilian states. School dropout is a chronic problem in the country's education, and its negative impacts go beyond students who drop out of school. This problem affects the quality and efficiency of the educational system, resulting in an underutilization of financial resources invested in education. Data from the School Census and the National Household Sample Survey (PNAD) from 2015 to 2021 were used to carry out this analysis. This is an ex-post-facto research of a quantitative and correlational nature that uses technical procedures based on Data Envelopment Analysis (DEA) with the objective of measuring the technical efficiency of public spending in secondary education in Brazilian states, where we sought to analyze the efficiency of individual states in relation to school attendance in secondary education based on a set of pre-selected inputs and outputs. The results obtained from the data collected suggest that the analysis of the score results when compared with the input Net Attendance Rate is not sufficient to define a direct correlation with the superior performance of the states. The state of Ceará (CE) was also found to be reference in the optimal efficiency ratio of educational expenditure in secondary education. |
Palavras-chave: | Eficiência técnica Gastos públicos Gastos em educação Evasão escolar Efficiency School dropout Public spending |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional |
Citação: | NEPOMUCENO, Gabriel Albino Ponciano. Avaliação da eficiência técnica dos gastos públicos em educação na frequência escolar do ensino médio. 2024. 78 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) – Programa de Pós-graduação Profissional em Administração Pública em Rede Nacional, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13772 |
Data do documento: | 22-nov-2023 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FEAC |
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