06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13752
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Manutenção da cis(hetero)normatividade na campanha “Estamos aí pra você no dia dos namorados” – Uma leitura Queer
Autor(es): Silva, Leandrina Aparecida Figueiredo
Primeiro Orientador: Santos Filho, Ismar Inácio dos
metadata.dc.contributor.referee1: Massmann, Débora Raquel Hettwer
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Humberto Soares da Silva
Resumo: Durante muito tempo as campanhas publicitárias de dia dos/as namorados/as se utilizaram do ideal de pessoas cis(hetero)sexuais para celebrar o amor, com o objetivo de comercializar diversos produtos. Assim, as pessoas que não atendiam a esse padrão hegemônico eram excluídas dessas campanhas. Publicidades delimitadas com apenas sujeites “coerentes” em sexo, gênero e sexualidade eram/são um reflexo da sociedade conservadora e homofóbica, na qual estamos inseridas/os, em que há forte exclusão de sujeites considerades dissidentes de gênero e sexualidade. Dessa forma, as empresas que ainda continuam excluindo LGBTQIA+ de suas campanhas acreditam que o seu público-consumidor é composto apenas por pessoas cis(hetero)sexuais. Todavia, com as transformações sociais ocorridas, a sociedade mudou, os modos de ser e de viver gênero e sexualidade se multiplicaram e isso demandou da publicidade um posicionamento sobre as novas construções identitárias, pois os sujeitos, sobretudo os/as LGBTQIA+, começaram a não se sentir retratados em campanhas publicitárias, visto que elas não abordavam/abordam a diversidade sexual e de gênero e se detém a apenas um único modo de viver gênero e sexualidade. Desse contexto, esse trabalho visa analisar três peças publicitárias de uma campanha de dia dos/as namorados/as, circuladas on-line e propagadas pela Americanas S.A em diversas redes sociais, com o objetivo de interpretar como a empresa e a campanha constroem performances de gênero e de sexualidade e principalmente que projeto performativo de relacionamento afetivo está posto em circulação na campanha “Estamos aí pra você no dia dos namorados”. Esta pesquisa está filiada à LQ, área recente de estudos em linguagem que se propõe a analisar a intersecção entre língua(gem), gênero e sexualidade, adotando uma teoria-metodológica de insurgência. Nesta pesquisa, os resultados indicam que a campanha publicitária da Americanas S.A não é insurgente, pois continua reproduzindo discursos hegemônicos que excluem a diversidade sexual e de gênero ao propagar modelos “ideais” de relacionamentos afetivos. Ou seja, apesar de retratar gays e lésbicas a campanha os/as trata como seres abjetos, distante da “normalidade” e que por isso não são modelos de casais adequados a viver em sociedade. Essa “retratação” de gays e lésbicas ocorre devido ao reconhecimento de que o público LGBTQIA+ é um público altamente consumidor e a intenção da empresa é possivelmente apenas obter lucro e não promover igualdade e respeito às diferenças, pois se fosse os/as retrataria com igualdade, como arranjos afetivos diferentes do que foi normalizado pelos discursos conservadores e religiosos, mas também como relacionamentos normais e válidos a viver em sociedade. Para isso, utilizamos como metodologia a leitura enunciativo-discursiva em abordagem queer. O estudo está referenciado teórico-metodologicamente em Borba (2015 [2006]), Butler (2000 [1993]), Lewis (2012), Lívia e Hall (2010 [1997]), Louro (2001), McBeth (2000), Miskolci (2009; 2013; 2014; 2021) e Santos Filho (2012; 2015; 2019; 2020), dentre outros.
Abstract: For a long time, Valentine's Day advertising campaigns used cis(hetero)sexual people to celebrate love, with the aim of marketing various products. People who did not meet this hegemonic standard were excluded from these campaigns. Delimited advertisements with only “coherent” subjects in sex, gender and sexuality was/is a reflection of the conservative and homophobic society in which we are inserted, in which there is a strong exclusion of dissident subjects. In this way, companies that still continue to exclude LGBTQIA+ from their campaigns believe that their consumer public is composed only of cis(hetero)sexual people. However, with the transformations that took place, society changed, the ways of being and living gender and sexuality multiplied and this demanded that advertising take a position on new identity constructions, as subjects, especially LGBTQIA+, began to not feel portrayed in advertising campaigns, since they did not address/address sexual diversity and are limited to only one way of living gender and sexuality. In this context, this work aims to analyze three advertising pieces of a Valentine's Day campaign, circulated online and propagated by Americanas S.A in several social networks, with the objective of verifying how the company and the campaign build performances of gender and sexuality, and mainly what performative project of affective relationship is put into circulation in the campaign “We are there for you on Valentine's Day”. This research is affiliated to LQ, a recent area of studies that proposes to analyze the intersection between language(gem), gender and sexuality, adopting a methodological theory of insurgency. In this research, the results indicate that the advertising campaign of Americanas S.A. is not insurgent, because it continues to reproduce hegemonic discourses that exclude sexual and gender diversity by propagating "ideal" models of affective relationships, that is, despite portraying gays and lesbians the campaign treats them as abject beings, far from "normality" and that therefore are not models of couples suitable to live in society, that is, this "retraction" of gays and lesbians it is due to the recognition that the LGBTQIA+ public is a highly consumerist public and the intention of the company is only to obtain profit and not to promote equality and respect for differences, because if it were the ones would portray them equally, as affective arrangements different from what was normalized by conservative and religious discourses, but also as normal and valid relationships to live in society. For this, we used as a methodology the enunciative-discursive reading in a queer approach. The study is theoretically and methodologically referenced in Borba (2015 [2006]), Butler (2000 [1993]), Lewis (2012), Lívia and Hall (2010 [1997]), Louro (2001), McBeth (2000), Miskolci (2009; 2013; 2014; 2021) and Santos Filho (2012; 2015; 2019; 2020), among others.
Palavras-chave: Língua portuguesa
Linguística Queer
Campanha publicitária
Gênero e sexualidade
Relacionamento homoafetivo
Manutenção cis(hetero)sexual
Queer Linguistics
Advertising campaign
(homo)affective relationships
Maintenance of cis(hetero)normativity
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Português) - Licenciatura
Citação: SILVA, Leandrina Aparecida Figueiredo. Manutenção da cis(hetero)normatividade na campanha “Estamos aí pra você no dia dos namorados” – Uma leitura Queer. 108 f. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2023
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13752
Data do documento: 7-fev-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.