00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICAT - INSTITUTO DE CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICAT
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Molion, Luiz Carlos Baldicero-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5110326514774369pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Toledo Filho, Manoel da Rocha-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6281717454819014pt_BR
dc.contributor.referee1Gomes Filho, Manoel Francisco-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6507192664371500pt_BR
dc.creatorAzevedo, Antônio Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3230683085377559pt_BR
dc.date.accessioned2024-07-25T17:17:37Z-
dc.date.available2024-07-25-
dc.date.available2024-07-25T17:17:37Z-
dc.date.issued2005-12-15-
dc.identifier.citationAZEVEDO, Antônio Ferreira. Análise climatológica-probabilística dos casos de fechamentos operacionais para pouso e decolagem no aeroporto Zumbi dos Palmares (Maceió – AL) no período de 1959 a 2002. 2005. 193 f. Dissertação (Mestrado em Meteorologia) -Centro de Ciências Exatas e Naturais, Programa de Pós Graduação em Meteorologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13723-
dc.description.abstractThis work have principal objective temporal analysis and spatial period various in the Maceio airport (Zumbi dos Palmares) have been functioning below of the meteorological minimums operation and to make a annual calendar to showing the periods and measures. The analyses were made using to prepare data, daylily and registered in forms, at station of DVP-MO (Detachment of protection to flight of Maceio) come from 1959 to 2002. The demonstration process used is the deductive that consist of concept generality to demonstrate the particulars. Firstly, look into the climatic weather from NEB, of the Alagoas, of the area of the tray and at length to study the region of the land and take off. At last, known all values of the: days, hours, phenomenon, winds (direction and velocity), height of clouds, pressure, kinds of clouds and hours of months closed and annual for area of the land the hand and take off. The theories showed here are based in the theories of aerial traffic and operation meteorology’s because inexistent works on that area study.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Meteorologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectClimatologiapt_BR
dc.subjectMeteorologia operacionalpt_BR
dc.subjectControle de tráfego aéreo - Maceió (AL)pt_BR
dc.subjectAeroporto Zumbi dos Palmares (AL)pt_BR
dc.subjectClimatologypt_BR
dc.subjectOperational meteorologypt_BR
dc.subjectAir traffic control - Maceió (AL)pt_BR
dc.subjectZumbi dos Palmares Airport (AL)pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::METEOROLOGIApt_BR
dc.titleAnálise climatológica-probabilística dos casos de fechamentos operacionais para pouso e decolagem no aeroporto Zumbi dos Palmares (Maceió – AL) no período de 1959 a 2002pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo a análise temporal e espacial dos vários períodos em que o Aeroporto de Maceió (Zumbi dos Palmares) permaneceu funcionando abaixo dos mínimos meteorológicos operacionais e confeccionar um calendário anual mostrando tais períodos e valores. As análises foram feitas a partir dos dados confeccionados, diariamente e registrados em formulário, pela estação do DPV-MO (Destacamento de Proteção ao Vôo de Maceió), durante o período de 1959 à 2002. O processo de demonstração aqui usado foi o dedutivo que consiste do conceito geral para demonstrar o particular. Primeiramente, examinou-se a climatologia do NEB, de Alagoas, da região de tabuleiros e, finalmente se, estudou a climatologia do terminal de pouso e decolagens. Por fim, conhecidos todos os valores de: dias, horas, fenômenos, ventos (direção e velocidade), altura de nuvens, pressão, gêneros de nuvens e horas de fechamentos mensais e anuais para a área das atividades de pouso e decolagens. As teorias aqui usadas foram baseadas nas teorias de Tráfego Aéreo e Meteorologia Operacional, devido à quase inexistência de trabalhos nessa área.pt_BR
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