00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (LIBRAS) - FALE
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A Gamificação no processo de ensino-aprendizagem de libras com L1: vivências no campo de estágio
Título(s) alternativo(s): Gamification in the teaching-learning process of Libras with L1: experiences in the internship field
Autor(es): Santana, Danilo Jatobá
Batista, Dayseelle Magalhães
Primeiro Orientador: Espírito Santo, Joseane dos Santos do
metadata.dc.contributor.referee1: Rocha, Igor de Andrade
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Jair Barbosa da
metadata.dc.contributor.referee3: Barbosa , Thaysa Oliveira
Resumo: Os jogos perpassam por toda nossa vida, desde os primeiros meses, até a fase adulta. O contato com o lúdico abre as portas da imaginação e favorece o desenvolvimento cognitivo e o aprendizado. Por essa razão, diversas metodologias vêm sendo propostas utilizando recursos de jogos para o ensino de línguas. Nesta direção, esse trabalho visa discutir como a Gamificação pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem de Libras para a pessoa surda (L1), tendo em vista que a Libras é uma língua de modalidade visuo-gestual, articulando teorias de autores que discutem o processo de ensino-aprendizagem tais como: Quadros (2019), Gesser (2012), Albres (2016), Strobel (2019) e as metodologias ativas para o ensino de línguas com base nos autores Burke (2015) e Quast (2020). Problematizamos a importância do uso de jogos como estratégia de ensino, ressaltando como as atividades lúdicas despertam o interesse e o aprendizado dos alunos. Metodologicamente, o trabalho trata-se de uma pesquisa participante a partir de nossas vivências no campo de estágio com dois surdos numa determinada Escola da Rede Pública Estadual de Maceió. Os resultados apontam que o cenário atual do ensino de Libras ainda é marcado por práticas tradicionais de ensino e que a utilização da Gamificação no processo de ensino-aprendizagem contribui significativamente para o aprendizado de línguas.
Abstract: Games permeate our entire lives, from the first months to adulthood. Contact with the ludic opens the doors of imagination and favors cognitive development and learning. For this reason, several methodologies have been proposed using game resources for language teaching. In this direction, this work aims to discuss how Gamification can contribute to the teaching-learning process of Libras for the deaf person (L1), considering that Libras is a visual-gestural language, articulating theories of authors who discuss the teaching-learning process Quadros (2019), Gesser (2012), Albres (2016), Strobel (2019) and active methodologies for language teaching based on the authors Burke (2015) and Quast (2020). We problematize the importance of using games as a teaching strategy, emphasizing how playful activities awaken students interest and learning. Methodologically, the work is a participatory research based on our experiences in the field of internship with two deaf people in a certain School of the State Public Network of Maceió. The results indicate that the current scenario of teaching Libras is still marked by traditional teaching practices and that the use of Gamification in the teaching-learning process contributes significantly to language learning.
Palavras-chave: Gamificação
Língua brasileira de sinais
Estudo e ensino
Jogos
Surdez
Estágio
Batista, Dayseelle Magalhães
Gamification
Brazilian sign language
Study and teaching
Games
Deafness
Internship
Batista, Dayseelle Magalhães
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Libras) - Licenciatura
Citação: SANTANA, Danilo Jatobá; BATISTA, Dayseelle Magalhães. A Gamificação no processo de ensino-aprendizagem de libras com L1: vivências no campo de estágio. 2023. 25 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Libras) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13711
Data do documento: 23-dez-2022
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