Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13691
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Animações e o ensino de ciências uma análise de "Happy feet - o pinguim" a partir do conceito de alfabetização científica |
Autor(es): | Maximino, Lucas Mateus Barbosa |
Primeiro Orientador: | Rodrigues, Aleilson da Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Lilian Carmen Lima dos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Scanavaca, Raiza Padilha |
Resumo: | Este trabalho é uma análise da animação “Happy Feet – O pinguim” de 2006, a partir de conceitos de Alfabetização Científica. Este desenho em forma de filme, é discutido na perspectiva de colaborar com o trabalho dos conteúdos de ciências nos anos finais do ensino fundamental, visando contribuir com o processo de Alfabetização Científica. O objetivo é analisar as relações entre o Filme de Animação ‘Happy Feet o Pinguim’, com indicativos de Alfabetização Científica. Com isso, foram realizadas discussões sobre a importância de desenvolver práticas que visem o ensino de conceitos científicos de maneira mais lúcida e lúdica. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, com a técnica de coleta de dados observação direta não participante. Foram separadas cenas do filme que possuíam conteúdo científico e analisado de que maneira poderiam ser utilizadas para trabalhar o conteúdo de ciências. Os trechos destacados foram analisados, considerando habilidades da Base Nacional Curricular Comum- BNCC e fundamentos da Alfabetização Científica, conforme os eixos estruturantes da AC, apresentados por Sasseron e Carvalho (2011). A partir da análise da animação, conseguimos identificar diversos conceitos científicos, temas inerentes a duas unidades temáticas, “Vida e Evolução” e “Terra e Universo”. Encontramos indicativos de conceitos científicos fundamentais e de um olhar sobre o meio ambiente. Além disso, foram propostas algumas atividades que dialogaram com o que foi discutido ao longo da pesquisa. |
Abstract: | This work is an analysis of the animation “Happy Feet – The Penguin” from 2006, based on concepts of Scientific Literacy. This drawing in the form of a film is discussed from the perspective of collaborating with the work on science content in the final years of elementary school, aiming to contribute to the Scientific Literacy process. The objective is to analyze the relationships between the Animated Film ‘Happy Feet the Penguin’, with indications of Scientific Literacy. As a result, discussions were held about the importance of developing practices that aim to teach scientific concepts in a more lucid and playful way. This was a qualitative research, using the direct non-participant observation data collection technique. Scenes from the film that had scientific content were separated and analyzed how they could be used to work on science content. The highlighted excerpts were analyzed, considering skills from the Common National Curricular Base - BNCC and foundations of Scientific Literacy, according to the structuring axes of CA, presented by Sasseron and Carvalho (2011). From the analysis of the animation, we were able to identify several scientific concepts, themes inherent to two thematic units, “Life and Evolution” and “Earth and Universe”. We found indications of fundamental scientific concepts and a view of the environment. Furthermore, some activities were proposed that were in line with what was discussed throughout the research. |
Palavras-chave: | Happy feet – o pinguim (Filme de animação) Análise fílmica Alfabetização científica Ensino de ciências – Ensino fundamental Happy feet – the penguin (Animated film) Film analysis Science teaching – Elementary education Scientific literacy |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura |
Citação: | MAXIMINO, Lucas Mateus Barbosa. Animações e o ensino de ciências: uma análise de "Happy feet - o pinguim" a partir do conceito de alfabetização científica. 2024. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13691 |
Data do documento: | 24-out-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Animações e o ensino de ciências uma análise de Happy feet - o pinguim a partir do conceito de alfabetização científica.pdf | 1.02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.