00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (FRANCÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13685
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O poder da literatura na formação do indivíduo : reflexões sobre uma experiência de leitura subjetiva
Título(s) alternativo(s): How to learn literature for individuals: reflections on experience of subjective literature
Autor(es): Santos, Romário
Primeiro Orientador: Ribeiro, Rosária Cristina Costa
metadata.dc.contributor.referee1: Cruz, Marcio Alexandre
metadata.dc.contributor.referee2: Hamonic, Yann Jean Christophe
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma reflexão sobre minha experiência como professor em formação em uma ação de extensão em que apliquei a abordagem da leitura subjetiva a um grupo de discentes do ensino médio em uma escola estadual de São Miguel dos Campos. A ação ocorreu entre os dias 18 de agosto e 2 de outubro de 2023. Adotamos como referencial teórico de base para nossas reflexões Selma Pimenta e Maira Lima (2010), que abordam a relação entre teoria e prática no processo de ensino/aprendizagem a partir de uma perspectiva que concebe essa relação em termos dialéticos; Antonio Candido (1995) e Laura da Silva Paula (2012), que tratam do papel humanizador que tem a literatura; e Rosiane Xypas (2018a, 2028b), que fornece uma reflexão sobre a abordagem da leitura subjetiva. Pudemos verificar, com essa experiência, que o texto em sala de aula quando abordado na perspectiva da leitura subjetiva permite romper com o modelo tradicional de abordagem do texto literário, que, no lugar de promover uma educação significativa, ativa, formadora do leitor, reflete a ideia de que a escola é um lugar de manutenção do status quo social.
Abstract: This Course Conclusion Work presents a reflection on my experience as a teacher in training in an extension action in which I applied the subjective reading to a group of high school students at a state school in São Miguel dos Campos. The action took place between August 18th and October 2nd, 2023. We adopted Selma Pimenta and Maira as a theoretical base for our reflections Lima (2010), who address the relationship between theory and practice in the process of teaching/learning from a perspective that conceives this relationship in terms dialectics; Antonio Candido (1995) and Laura da Silva Paula (2012), who deal with the role humanizing that literature has; and Rosiane Xypas (2018a, 2028b), who provides a reflection on the subjective reading approach. We were able to verify, with this experience, that the text in the classroom when approached from the perspective of subjective reading allows break with the traditional model of approaching literary texts, which, instead of promote a meaningful, active, formative education for the reader, reflects the idea that School is a place to maintain the social status quo.
RÉSUMÉ- Ce mémoire présente une réflexion sur mon expérience en tant que professeur en formation dans le cadre d'une action d'extension où j'ai appliqué l'approche de la lecture subjective à un groupe d'élèves du secondaire dans une école publique de São Miguel dos Campos. L'action a eu lieu du 18 août au 2 octobre 2023. Nous avons adopté comme cadre théorique les travaux de Selma Pimenta et Maira Lima (2010), qui traitent de la relation entre la théorie et la pratique dans le processus d'enseignement/apprentissage d'un point de vue dialectique ; Antonio Candido (1995) et Laura da Silva Paula (2012), qui abordent le caractère humanisant de la littérature ; et Rosiane Xypas (2018a, 2028b), qui propose une réflexion sur l'approche de la lecture subjective. Avec cette expérience, nous avons pu constater que le texte en classe, lorsqu'il est abordé du point de vue de la lecture subjective, permet de rompre avec le modèle traditionnel d'approche du texte littéraire.Ce modèle, au lieu de favoriser une éducation significative, active et formative du lecteur, reproduit l'idée de l'école comme lieu de maintien du statu quo social.
Palavras-chave: Literatura.
Ensino-aprendizagem
Leitura subjetiva
Literature
Teaching-learning
Subjective reading
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Francês) - Licenciatura
Citação: SANTOS, Romário. O poder da literatura na formação do indivíduo: reflexões sobre uma experiência de leitura subjetiva. 2023. 25 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Francês) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13685
Data do documento: 5-dez-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (FRANCÊS) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O poder da literatura na formação do indivíduo reflexões sobre uma experiência de leitura subjetiva.pdf796.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.