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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13683
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Importância do estágio supervisionado para a formação do professor de Geografia do ensino fundamental |
Autor(es): | Silva, Maria Inez Antonio da Mata, Mônica Silva da |
Primeiro Orientador: | Pinto, Kinsey Santos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Almeida, Adriana Valença de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Genisson Panta |
Resumo: | Este trabalho visa salientar a relevância do Estágio Curricular Supervisionado como um dos componentes obrigatórios para a formação do licenciando em Geografia. Com o foco na preparação em especial do professor de Geografia do Ensino Fundamental, essa pesquisa busca mostrar por que o Estágio é tão importante na formação desse profissional, e como o mesmo contribui na construção da identidade docente dos acadêmicos do citado curso. Nesse sentido, destacamos de forma ampla, como os estágios estão organizados, quem são os atores desse processo, qual a sua duração e campo de atuação, bem como as leis e resoluções que tratam da sua execução, e ainda mencionamos a correlação entre a teoria e a prática, como ponto relevante a ser compreendido. E, por ser considerado um momento muito importante, é fundamental compreender por que a exeperiência do Estágio tem grande relevância para os discentes, levando em conta que o mesmo precisa ser realizado antes de concluir a graduação. Mas merece destaque ainda maior, principalmente no que se refere à aproximação efetiva dos futuros docentes com o ambiente escolar, e o processo em que se associa os conhecimentos teóricos aos práticos. Como resultado, é possível compreender tanto a importância trazida pelo estágio supervisionado aos licenciandos do curso, de forma que essa prática proporcionou conhecer o trabalho prático do professor de Geografia, bem como suas contribuições que servirão como norte para a prática profissional destes. |
Abstract: | This work aims to highlight the relevance of the Supervised Curricular Internship as one of the mandatory components for the formation of the undergraduate student in Geography. With the focus on the preparation in particular of the teacher of Geography of Elementary School, this research seeks to show why the Internship is so important in the formation of this professional, and how it contributes to the construction of the teaching identity of the academics of the aforementioned course. In this sense, we highlight broadly, how the stages are organized, who are the actors of this process, what is its duration and field of action, as well as the laws and resolutions that deal with its execution, and we also mention the correlation between theory and practice, as a relevant point to be understood. And, because it is considered a very important moment, it is essential to understand why the experience of the Internship has great relevance for students, taking into account that it needs to be done before completing the graduation. But it deserves even greater prominence, especially with regard to the effective approximation of future teachers with the school environment, and the process in which theoretical and practical knowledge are associated. As a result, it is possible to understand both the importance brought by the supervised internship to the undergraduate students of the course, so that this practice provided to know the practical work of the Geography teacher, as well as his contributions that will serve as a guide for their professional practice. |
Palavras-chave: | Geografia Conhecimentos teóricos e práticos Prática profissional Estágio Curricular Supervisionado Geography Theoretical and practical knowledge Professional practice Supervised Curricular Internship |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Geografia Ensino a Distância - Licenciatura |
Citação: | SILVA, Maria Inez Antonio da; MATA, Mônica Silva da. Importância do estágio supervisionado para a formação do professor de Geografia do ensino fundamental. 2024. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Arapiraca, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13683 |
Data do documento: | 19-ago-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA ENSINO A DISTÂNCIA - IGDEMA |
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