00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA ENSINO A DISTÂNCIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13683
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Importância do estágio supervisionado para a formação do professor de Geografia do ensino fundamental
Autor(es): Silva, Maria Inez Antonio da
Mata, Mônica Silva da
Primeiro Orientador: Pinto, Kinsey Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Almeida, Adriana Valença de
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Genisson Panta
Resumo: Este trabalho visa salientar a relevância do Estágio Curricular Supervisionado como um dos componentes obrigatórios para a formação do licenciando em Geografia. Com o foco na preparação em especial do professor de Geografia do Ensino Fundamental, essa pesquisa busca mostrar por que o Estágio é tão importante na formação desse profissional, e como o mesmo contribui na construção da identidade docente dos acadêmicos do citado curso. Nesse sentido, destacamos de forma ampla, como os estágios estão organizados, quem são os atores desse processo, qual a sua duração e campo de atuação, bem como as leis e resoluções que tratam da sua execução, e ainda mencionamos a correlação entre a teoria e a prática, como ponto relevante a ser compreendido. E, por ser considerado um momento muito importante, é fundamental compreender por que a exeperiência do Estágio tem grande relevância para os discentes, levando em conta que o mesmo precisa ser realizado antes de concluir a graduação. Mas merece destaque ainda maior, principalmente no que se refere à aproximação efetiva dos futuros docentes com o ambiente escolar, e o processo em que se associa os conhecimentos teóricos aos práticos. Como resultado, é possível compreender tanto a importância trazida pelo estágio supervisionado aos licenciandos do curso, de forma que essa prática proporcionou conhecer o trabalho prático do professor de Geografia, bem como suas contribuições que servirão como norte para a prática profissional destes.
Abstract: This work aims to highlight the relevance of the Supervised Curricular Internship as one of the mandatory components for the formation of the undergraduate student in Geography. With the focus on the preparation in particular of the teacher of Geography of Elementary School, this research seeks to show why the Internship is so important in the formation of this professional, and how it contributes to the construction of the teaching identity of the academics of the aforementioned course. In this sense, we highlight broadly, how the stages are organized, who are the actors of this process, what is its duration and field of action, as well as the laws and resolutions that deal with its execution, and we also mention the correlation between theory and practice, as a relevant point to be understood. And, because it is considered a very important moment, it is essential to understand why the experience of the Internship has great relevance for students, taking into account that it needs to be done before completing the graduation. But it deserves even greater prominence, especially with regard to the effective approximation of future teachers with the school environment, and the process in which theoretical and practical knowledge are associated. As a result, it is possible to understand both the importance brought by the supervised internship to the undergraduate students of the course, so that this practice provided to know the practical work of the Geography teacher, as well as his contributions that will serve as a guide for their professional practice.
Palavras-chave: Geografia
Conhecimentos teóricos e práticos
Prática profissional
Estágio Curricular Supervisionado
Geography
Theoretical and practical knowledge
Professional practice
Supervised Curricular Internship
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Geografia Ensino a Distância - Licenciatura
Citação: SILVA, Maria Inez Antonio da; MATA, Mônica Silva da. Importância do estágio supervisionado para a formação do professor de Geografia do ensino fundamental. 2024. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Arapiraca, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13683
Data do documento: 19-ago-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA ENSINO A DISTÂNCIA - IGDEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Importância do estágio supervisionado para a formação do professor de Geografia do ensino fundamental.pdf346.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.