00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) – Bacharelado – JORNALISMO – ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13682
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Relatório técnico – reportagem multimídia Epidemia silenciosa: os desafios de alunos que lidam com a depressão na Ufal
Autor(es): Leite, Marcondes de Aquino
Primeiro Orientador: Medeiros, Priscila Muniz de
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Magnolia Rejane Andrade dos
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira, Ruy Matos e
Resumo: Epidemia silenciosa: os desafios de alunos que lidam com a depressão na Ufal, é uma reportagem multimídia que conta a trajetória acadêmica de quatro universitários diagnosticados com o transtorno psiquiátrico. O conteúdo pretende cumprir o papel democrático do jornalismo na discussão de pautas sociais — neste caso, abordando os dilemas enfrentados por estudantes que desejam conquistar o diploma, ao mesmo tempo em que lutam por sobrevivência, atingidos por sintomas como tristeza profunda, insônia, falta de concentração e pensamentos suicidas. O tema surge como uma ideia consciente de que pautas relacionadas à saúde mental devem ser constantemente levantadas e discutidas, independente de campanhas como o Janeiro Branco, que alerta para os cuidados com a saúde mental, e o Setembro Amarelo, que conscientiza sobre a prevenção ao suicídio. Neste período, em que especialistas já classificam a depressão como o “mal do século” e que a ciência registra um aumento significativo nos casos de ansiedade e depressão, desde a pandemia de Covid-19, é válido destacar que o tema se torna ainda mais importante. A reportagem utiliza a internet como ferramenta para a propagação do conteúdo educativo que o tema propõe, visto que o ambiente on-line proporciona mais recursos e interatividade. A reportagem aponta para a necessidade de uma consciência coletiva, especialmente dentro do ambiente acadêmico, a qual o respeito, empatia e compaixão sejam priorizados e, desta forma, o indivíduo com depressão ou qualquer outro transtorno mental seja acolhido e possa desfrutar de seus direitos enquanto cidadão e universitário.
Abstract: Silent epidemic: the challenges of students dealing with depression at Ufal, is a multimedia report that tells the academic trajectory of four university students diagnosed with the psychiatric disorder. The content aims to fulfill the democratic role of journalism in discussing social issues — in this case, addressing the dilemmas faced by students who want to earn their diploma, at the same time as they fight for survival, affected by symptoms such as deep sadness, insomnia, lack of concentration and suicidal thoughts. The theme emerges as a conscious idea that issues related to mental health must be constantly raised and discussed, regardless of campaigns such as White January, which raises awareness about mental health care, and Yellow September, which raises awareness about the prevention of suicide. In this period, when experts already classify depression as the “evil of the century” and science records a significant increase in cases of anxiety and depression, since the Covid-19 pandemic, it is worth highlighting that the topic becomes even more important. The report uses the internet as a tool to disseminate the educational content that the topic proposes, as the online environment provides more resources and interactivity. The report points to the need for a collective conscience, especially within universities, in which respect, empathy and compassion are prioritized and, in this way, individuals with depression or any other mental disorder are welcomed and can enjoy their rights as citizens. and university.
Palavras-chave: Depressão
Webjornalismo
Saúde mental
Reportagem multimídia
Depression
Web journalism
Mental health
Multimedia reporting
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Jornalismo - Bacharelado
Citação: LEITE, Marcondes de Aquino. Relatório técnico – reportagem multimídia Epidemia silenciosa: os desafios de alunos que lidam com a depressão na Ufal. 2024. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Jornalismo) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13682
Data do documento: 14-nov-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) – Bacharelado – JORNALISMO – ICHCA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.