Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13681
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Almeida, Anderson da Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2303097060072830 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Marques, Danilo Luiz | - |
dc.contributor.referee2 | Maciel, Osvaldo Batista Acioly | - |
dc.creator | Dias, Marcelo Ferreira | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6805372786106610 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-23T20:17:14Z | - |
dc.date.available | 2024-07-19 | - |
dc.date.available | 2024-07-23T20:17:14Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-30 | - |
dc.identifier.citation | DIAS, Marcelo Ferreira. Primeiros acordes: Djavan das Alagoas fabricando luz, som e dimensão em tempos de democracia e ditadura. 2024. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13681 | - |
dc.description.abstract | The present work aims to analyze Brazilian Popular Music (MPB) during the Vargas Era and the Civil-Military Dictatorship in Brazil, starting with laws and decrees that instituted censorship in the country. Next, the cultural field is addressed with a focus on music, which was one of the main avenues of resistance against the authoritarianism of the military government and the challenges faced by artists during the mentioned period. Through the musical medium, it is possible to observe cultural progress and the rise of MPB artists during the "Era dos Festivais" (Festivals Era). In this context, the paper work provides a literature review of the trajectory of the singer and composer from Alagoas, Djavan, who emerged in the socio-political context of the Civil-Military Dictatorship. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de História - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Brasil – História – 1964-1985 | pt_BR |
dc.subject | Djavan, 1949- | pt_BR |
dc.subject | Censura | pt_BR |
dc.subject | Música Popular Brasileira | pt_BR |
dc.subject | Festivais de música ( Brasil) | pt_BR |
dc.subject | Brazil - History - 1964-1985 | pt_BR |
dc.subject | Djavan, 1949- | pt_BR |
dc.subject | Censorship | pt_BR |
dc.subject | Music Popular Brasileira | pt_BR |
dc.subject | Music festivals (Brazil) | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.title | Primeiros acordes: Djavan das Alagoas fabricando luz, som e dimensão em tempos de democracia e ditadura | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho busca analisar a Música Popular Brasileira (MPB) no período da Era Vargas e Ditadura Civil-Militar no Brasil, tendo como ponto de partida leis e decretos que instauram a censura no país. Em seguida, é abordado o campo cultural, tendo como foco a música, que foi uma das principais vias de combate ao autoritarismo do governo militar, e as dificuldades enfrentadas pelos artistas no período citado. Através do meio musical, é possível visualizar o progresso cultural e a ascensão de artistas da MPB por meio da “Era dos Festivais”. Nesse contexto, o trabalho traz uma revisão bibliográfica da trajetória do cantor e compositor alagoano Djavan, que emergiu para a MPB num contexto sócio-político da Ditadura Civil-Militar. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - HISTÓRIA - ICHCA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Primeiros acordes_Djavan das Alagoas fabricando luz, som e dimensão em tempos de democracia e ditadura.pdf | 1.07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.