00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - HISTÓRIA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13681
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Almeida, Anderson da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2303097060072830pt_BR
dc.contributor.referee1Marques, Danilo Luiz-
dc.contributor.referee2Maciel, Osvaldo Batista Acioly-
dc.creatorDias, Marcelo Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6805372786106610pt_BR
dc.date.accessioned2024-07-23T20:17:14Z-
dc.date.available2024-07-19-
dc.date.available2024-07-23T20:17:14Z-
dc.date.issued2023-11-30-
dc.identifier.citationDIAS, Marcelo Ferreira. Primeiros acordes: Djavan das Alagoas fabricando luz, som e dimensão em tempos de democracia e ditadura. 2024. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13681-
dc.description.abstractThe present work aims to analyze Brazilian Popular Music (MPB) during the Vargas Era and the Civil-Military Dictatorship in Brazil, starting with laws and decrees that instituted censorship in the country. Next, the cultural field is addressed with a focus on music, which was one of the main avenues of resistance against the authoritarianism of the military government and the challenges faced by artists during the mentioned period. Through the musical medium, it is possible to observe cultural progress and the rise of MPB artists during the "Era dos Festivais" (Festivals Era). In this context, the paper work provides a literature review of the trajectory of the singer and composer from Alagoas, Djavan, who emerged in the socio-political context of the Civil-Military Dictatorship.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de História - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBrasil – História – 1964-1985pt_BR
dc.subjectDjavan, 1949-pt_BR
dc.subjectCensurapt_BR
dc.subjectMúsica Popular Brasileirapt_BR
dc.subjectFestivais de música ( Brasil)pt_BR
dc.subjectBrazil - History - 1964-1985pt_BR
dc.subjectDjavan, 1949-pt_BR
dc.subjectCensorshippt_BR
dc.subjectMusic Popular Brasileirapt_BR
dc.subjectMusic festivals (Brazil)pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titlePrimeiros acordes: Djavan das Alagoas fabricando luz, som e dimensão em tempos de democracia e ditadurapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho busca analisar a Música Popular Brasileira (MPB) no período da Era Vargas e Ditadura Civil-Militar no Brasil, tendo como ponto de partida leis e decretos que instauram a censura no país. Em seguida, é abordado o campo cultural, tendo como foco a música, que foi uma das principais vias de combate ao autoritarismo do governo militar, e as dificuldades enfrentadas pelos artistas no período citado. Através do meio musical, é possível visualizar o progresso cultural e a ascensão de artistas da MPB por meio da “Era dos Festivais”. Nesse contexto, o trabalho traz uma revisão bibliográfica da trajetória do cantor e compositor alagoano Djavan, que emergiu para a MPB num contexto sócio-político da Ditadura Civil-Militar.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - HISTÓRIA - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Primeiros acordes_Djavan das Alagoas fabricando luz, som e dimensão em tempos de democracia e ditadura.pdf1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.