00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICBS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13642
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A importância da monitoria na divulgação científica do Museu de História Natural da Ufal
Autor(es): Maia, Maria Eduarda Tereza Ferreira da Silva
Primeiro Orientador: Santos, Ivanildo Gomes dos
metadata.dc.contributor.referee1: Guapo, Graziela Cury
metadata.dc.contributor.referee2: Paulino, Rafael Vieira de Britto
Resumo: Os Museus são importantes ferramentas para a educação e o objetivo deste trabalho foi evidenciar a importância de um Museu de História Natural para a divulgação científica, bem como investigar o papel fundamental da mediação de exposições na vida dos monitores e visitantes, oferecendo oportunidades de treinar para uma futura carreira docente. Inicialmente, é abordada a relevância dos museus de história natural como espaços educativos, onde a divulgação científica é essencial para aproximar o público em geral do conhecimento científico. Os Museus desse tipo desempenham um papel fundamental na promoção da alfabetização científica e na sensibilização para a preservação e conservação do meio ambiente e da biodiversidade. Além disso, o trabalho de mediação realizado pelos monitores em exposições do Museu de História Natural é explorado e rico em detalhes. Essa função permite que os monitores tenham uma experiência prática de ensino, pois eles são responsáveis por transmitir informações científicas de forma clara e acessível ao público visitante. Dessa forma, os monitores têm a oportunidade de desenvolver habilidades de comunicação, liderança e didática, preparando-se para o mercado de trabalho futuro. Essa experiência de estágio em um museu de história natural oferece oportunidades com bolsa para estudantes que podem enfrentar dificuldades socioeconômicas e pode fornecer uma fonte de renda estável e, ao mesmo tempo, ajudar a desenvolver habilidades profissionais e pessoais. Ao final deste estudo, ressaltamos a importância dos museus de história natural na divulgação científica e demonstrar como o trabalho de mediação de exposições pode ser uma experiência transformadora para os monitores. Além de fornecer uma oportunidade de treinamento para a profissão docente, essa função também contribui para a inclusão social e o fortalecimento de adjetivos dos monitores, oferecendo um ambiente de aprendizagem rico em conhecimento científico e valorizando suas habilidades e potencialidades.
Abstract: Museums are important tools for education and the objective of this work is to highlight the importance of a Museum of Natural History for scientific dissemination, as well as to investigate the fundamental role of mediation of exhibitions in the lives of monitors and visitors, offering training opportunities for a future teaching career. Initially, the relevance of natural history museums as educational spaces is discussed, where scientific dissemination is essential to bring the general public closer to scientific knowledge. Museums of this type play a key role in promoting scientific literacy and raising awareness of the preservation and conservation of the environment and biodiversity. Furthermore, the mediation work carried out by monitors in exhibitions at the Natural History Museum is explored and rich in detail. This function allows monitors to have a practical teaching experience, as they are responsible for transmitting scientific information in a clear and accessible way to the visiting public. In this way, monitors have the opportunity to develop communication, leadership and teaching skills, preparing themselves for the future job market. This internship experience at a natural history museum offers scholarship opportunities for students who may face socioeconomic difficulties and can provide a stable source of income while helping to develop professional and personal skills. At the end of this study, it is expected to highlight the importance of natural history museums in scientific dissemination and demonstrate how the work of mediating exhibitions can be a transforming experience for monitors. In addition to providing a training opportunity for the teaching profession, this function also contributes to the social inclusion and strengthening of monitors' adjectives, offering a learning environment rich in scientific knowledge and valuing their skills and potential.
Palavras-chave: Museu de História Natural – UFAL
Divulgação científica
Monitoria
Museum of Natural History – UFAL
Scientific dissemination
Monitors
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura
Citação: MAIA, Maria Eduarda Tereza Ferreira da Silva. A importância da monitoria na divulgação científica do Museu de História Natural da Ufal. 2024. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13642
Data do documento: 6-dez-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A importância da monitoria na divulgação científica do Museu de História Natural da Ufal.pdf2.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.