Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13629
Tipo: | Dissertação |
Título: | Atenção oncológica no ensino de graduação em enfermagem: uma perspectiva discente |
Autor(es): | Costa, Regina Braga |
Primeiro Orientador: | Rozendo, Célia Alves |
metadata.dc.contributor.referee1: | Canuto, Ângela Maria Moreira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Trezza, Maria Cristina Soares Figuiredo |
Resumo: | O câncer é considerado um problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Atualmente ocupa a segunda causa de morte por doença no Brasil, com estimativas de 600 mil novos casos da doença para cada ano do biênio 2018-2019. Mesmo diante deste cenário epidemiológico, a maioria dos estudos encontrados demonstram que as escolas de enfermagem incorporam conteúdos de oncologia de forma insuficiente em seus currículos. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa é analisar o ensino da oncologia no curso de graduação em Enfermagem de uma Universidade Federal do Nordeste sob a perspectiva discente. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório, do tipo descritiva-analítica, com abordagem qualitativa, realizada com graduandos do curso de enfermagem. A produção de informação se deu a partir da realização de um grupo focal com graduandos de enfermagem com a finalidade de conhecer a percepção discente sobre o ensino da oncologia na graduação. Os resultados obtidos a partir do grupo focal foram analisados à luz da análise de conteúdo de Bardin e demonstraram que os graduandos consideram o ensino da oncologia insuficiente na formação do enfermeiro, devido ao pouco tempo destinado aos conteúdos teóricos e atividades práticas em oncologia. Também foi evidenciado nos discursos a existência de uma lacuna das ações de atenção oncológica no âmbito da atenção primária. Na tentativa de evitar um viés analítico, também foi utilizado o Projeto Político Pedagógico (PPP) como fonte de informação na intenção de verificar como a oncologia estava inserida no planejamento do curso. Para exploração documental do PPP foram utilizadas as Diretrizes Nacionais para a Graduação em Enfermagem (DCN) e a obra de Kramer, intitulada “Propostas Pedagógicas ou Curriculares: subsídios para uma leitura crítica”, com foco adaptado para oncologia. Os resultados da análise documental demonstraram que o PPP segue a linha generalista orientada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), onde a oncologia é tratada de forma implícita. Acredita-se que os resultados dessa pesquisa poderão contribuir para despertar sobre a necessidade de abordagem de conteúdos de atenção oncológica na graduação em enfermagem, e servirão de subsídio para uma adequação curricular na intenção de formar enfermeiros com competências profissionais para lidar com a realidade epidemiológica do câncer no país e região de atuação. A partir desta pesquisa foi possível elaborar dois produtos educacionais, sendo um artigo científico para fins de publicação e um relatório técnico que foi entregue ao Colegiado do Curso. |
Abstract: | Cancer is considered a public health problem in Brazil and worldwide. It is currently the second leading cause of death from disease in Brazil, with approximately 600 thousand new cases of disease in each year of the 2018-2019 biennium. Even in the face of this epidemiological scenario, the studies found on this subject show that most nursing schools incorporate oncology content insufficiently into their curriculum. Given this context, this study aims to analyze the teaching of oncology in the Nursing Undergraduate Course of a Federal University of the Northeast of Brazil from the student perspective. This is an exploratory research, descriptive-analytical, with a qualitative approach. The information production was based on the realization of a focal group with nursing undergraduates in order to know the student perception about the teaching of oncology in undergraduate studies. The data obtained from the focal group were analyzed in the light of Bardin's content analysis with the proposition of five analytical categories. The results showed that undergraduates consider the teaching of oncology to be insufficient in nursing education, due to the short time allocated to the theoretical contents and practical activities in oncology. There was also a gap in oncological care actions in primary care. In an attempt to avoid an analytical bias, the Pedagogical Political Project (PPP) was also used as a source of information in order to verify how the oncology was inserted in the course planning. For documentary exploration of the PPP, the National Guidelines for Undergraduate Nursing and Kramer's work were used, which provides subsidies for a critical analysis of pedagogical or curricular proposals, where the focus of the analysis was adapted to oncology. The results of the documentary analysis showed that PPP follows the generalist line guided by the National Curriculum Guidelines, where oncology is implicitly treated. It is believed that the results here found may contribute to arouse the need for approaching oncological care content in undergraduate nursing, and will serve as a basis for curriculum adequacy in the intention to train nurses with professional skills to deal with the epidemiological reality of cancer in the country and region of operation. From this research it was possible to elaborate two educational products, being a scientific article for publication purposes and a technical report that was delivered to the Course Collegiate. |
Palavras-chave: | Oncologia Educação em enfermagem Currículo Competência profissional Oncology Nursing education Curriculum Professional competence |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino na Saúde |
Citação: | COSTA, Regina Braga. Atenção oncológica no ensino de graduação em enfermagem: uma perspectiva discente. 2024. 137 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13629 |
Data do documento: | 19-ago-2019 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Atenção oncológica no ensino de graduação em Enfermagem uma perspectiva discente.pdf | 7.96 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.