00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13624
Tipo: Tese
Título: Práticas medicalizantes e patologizantes em educação: as invenções das doenças-do-não-aprender e das doenças-do-não-se-comportar
Título(s) alternativo(s): Medicalizang and pathologizing practices in education: the inventions of diseases-of-not-leaming and diseases-of-not-behaving
Autor(es): Pereira Filho, Adalberto Duarte
Primeiro Orientador: Alves, Maria Dolores Fortes
metadata.dc.contributor.referee1: Matos, Junot Cornélio
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Walter Matias
metadata.dc.contributor.referee3: Hashizume, Cristina Miyuki
metadata.dc.contributor.referee4: Petraglia, Izabel Cristina
Resumo: Este estudo investigou as relações entre o fracasso escolar e a medicalização dos comportamentos e das aprendizagens infantis desviantes da norma. Para isso, realizamos a análise de discursos produzidos por profissionais do magistério que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). Como fruto desses movimentos de pesquisa, buscamos sustentar a tese de que, no campo da Educação, têm-se construído um movimento político-econômico orquestrado por setores da sociedade que concentram o poder sobre a Produção do Conhecimento e sobre a Economia. Esses setores têm demostrado forte empenho na invenção de doenças-do-nãoaprender e de doenças-do-não-se-comportar. Um dos indicadores de tamanho empenho é o advento do quinto Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders - DSM-5) e seus desdobramentos na sociedade e, de modo específico, na Educação. O problema de pesquisa que mobilizou esta investigação foi o seguinte: “quais são as concepções docentes, que emergentes de discursos de profissionais do magistério dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano), acerca do fracasso escolar e suas relações com o fenômeno da medicalização de crianças com comportamentos e aprendizagens desviantes da norma?” Este estudo teve por objetivo geral investigar as concepções de professores/as dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), da rede pública municipal de Maceió, acerca das possíveis relações entre o fracasso escolar e a medicalização de doenças inventadas no contexto das aprendizagens e dos comportamentos infantis. De modo específico, teve por objetivos: compreender as relações entre o fracasso escolar e a medicalização das aprendizagens e dos comportamentos infantis a partir de um estudo teórico-bibliográfico; mapear, junto à secretaria municipal de Educação de Maceió, escolas que apresentaram os menores resultados em 2019, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB); e analisar as concepções daqueles/as que atuam no magistério em turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, em escolas com os menores resultados de 2019, no IDEB. Do ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo de natureza qualitativa, do tipo exploratória, no qual buscou-se realizar uma entrevista semiestruturada e um grupo focal com esses sujeitos a fim de captar, possíveis respostas ao problema de pesquisa, bem como arregimentar elementos que, para além das evidências científicas reunidas na revisão da literatura, contribuam para sustentação da tese aqui apresentamos. Para tal, também analisamos a relação temporal entre a publicação do DSM-5 em maio de 2013 e o fluxo de matrículas registrados no censo escolar dos últimos vinte anos. Os dados do censo escolar (2002-2022) apontam para um gigantesco aumento de crianças matriculadas com diagnóstico nas redes de ensino.
Abstract: This study investigated the relationships between school failure and the medicalization of behavior and child learning that deviate from the norm. For this, we carried out the analysis of speeches produced by teaching professionals who work in the early years of elementary school (1st to 5th grade). As a result of these research movements, we seek to support the thesis that, in the field of Education, a political-economic movement has been built, orchestrated by sectors of society that concentrate power over the Production of Knowledge and over the Economy. These sectors have shown a strong commitment to the invention of diseases-of-not-learning and diseases-of-not-behaving. One of the indicators of such commitment is the advent of the fifth Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders - DSM-5 and its developments in society and, specifically, in Education. The research problem that mobilized this investigation was the following: “what are the teaching conceptions, which emerge from the discourses of teaching professionals in the early years of elementary school (1st to 5th grade), about school failure and its consequences? relations with the phenomenon of medicalization of children with behaviors and learning that deviate from the norm? The general objective of this study was to investigate the conceptions of teachers in the early years of Elementary School (1st to 5th grade), from the municipal public network of Maceió, about the possible relationships between school failure and the medicalization of invented diseases in the context of learning. and child behavior. Specifically, it aimed to: understand the relationship between school failure and the medicalization of children's learning and behavior based on a theoretical-bibliographical study; map, together with the municipal secretariat of Education of Maceió, the schools that presented the lowest results in 2019, according to the Basic Education Development Index (IDEB); and to analyze the conceptions of those who work in teaching in classes from the 1st to the 5th year of Elementary School, in schools with the lowest results in 2019, in IDEB. From the point of view methodological, it is a study of a qualitative nature, of the exploratory type, in which we sought to carry out a semistructured interview and a focus group with these subjects in order to capture possible answers to the research problem, as well as to assemble elements that, in order to in addition to the scientific evidence gathered in the literature review, they contribute to support the thesis presented here. To this end, we also analyzed the temporal relationship between the publication of the DSM-5 in May 2013 and the flow of enrollments recorded in the school census over the last twenty years. Data from the school census (2002-2022) point to a huge increase in children enrolled with a diagnosis in school systems. In periods, this increase index reached 8,322% after the publication of the manual.
Palavras-chave: Ensino fundamental
Medicalização
Fracasso escolar
Sofrimento – Aspectos psíquicos
Elementary education
Medicalization
School failure
Psychic suffering
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: PEREIRA FILHO, Adalberto Duarte. Práticas medicalizantes e patologizantes em educação: as invenções das doenças-do-não-aprender e das doenças-do-não-se-comportar. 2024. 148 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13624
Data do documento: 6-mai-2023
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.