00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13608
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Amorim, Siloé Soares de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5268986830520048pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Jeferson Santos da-
dc.contributor.referee2Aguiar, Monique Florencio de-
dc.contributor.referee3Martins, Silvia Aguiar Carneiro-
dc.creatorLima, Maciel Ferreira de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6233409705771358pt_BR
dc.date.accessioned2024-07-15T18:47:46Z-
dc.date.available2024-07-12-
dc.date.available2024-07-15T18:47:46Z-
dc.date.issued2023-07-17-
dc.identifier.citationLIMA, Maciel Ferreira de. Dança afro-brasileira: histórias de danças e narrativas etnográficas sobre a dança afro-alagoana. 2024. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13608-
dc.description.abstractThis research identifies and understands how Afro-Brazilian dance was formed in Alagoas from 1980 to the present day. The backdrops are the pioneering work and protagonism of the non-Alagoan choreographer Eduardo Xavier dos Passos and the Alagoan choreographer José Petrúcio Trindade and the foundation of the first Afro-dance group in Alagoas, the Grupo Ekodidé de Dança Afro-Brasileira, which was based on the dance of the orixás performed in the candomblé terreiros of Alagoas. The historical trajectory of Afro-Brazilian dance is based on the experiences of choreographer Mercedes Baptista, who studied the dance of the orixás in candomblé terreiros in Rio de Janeiro in the 1950s. The ethnography of this research is based on a bibliographical survey, interviews, document analysis, participant observation and actual field research. The stories and narratives that make up this research provide a reflection on the importance and valorisation of Afro-Alagoan dance, as well as the choreographers, artists and dancers of this Afro-dance in Alagoas, who are the main narrators, builders and authors of the ethnographic making of these Afro-Alagoan corporealities. The central question that arises and remains throughout the writing is: is there an Afro-Alagoan dance? This dissertation also analyses a pedagogical approach to Afro-Alagoan dance, based on experience reports from Afro-dance workshops held with Diego Bernardes, Mãe Nany and Afoxé Odoyá, as well as the experience report of an introductory Afro-Brazilian dance workshop in Ladeiras-SE, taught by the researcher, in order to understand the methodological formulas and strategies of Afro-Alagoan dance in practice. The reflections and considerations made in this research aim to contribute and provoke anthropologists and artists from Alagoas to observe, research and analyse the making of black arts in the context of the state.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAntropologia da dançapt_BR
dc.subjectNegros – Dançapt_BR
dc.subjectDança dos orixáspt_BR
dc.subjectAnthropology of dancept_BR
dc.subjectDancing - Blackspt_BR
dc.subjectDance of the orixáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIApt_BR
dc.titleDança afro-brasileira: histórias de danças e narrativas etnográficas sobre a dança afro-alagoanapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa identifica e compreende como a dança afro-brasileira se constituiu em Alagoas a partir de 1980 até os dias atuais. Os panos de fundo são o pioneirismo e protagonismo do coreógrafo não alagoano Eduardo Xavier dos Passos e do coreógrafo alagoano José Petrúcio Trindade e a fundação do primeiro grupo de dança afro de Alagoas, o Grupo Ekodidé de Dança Afro-brasileira, que teve como base a dança dos orixás executada nos terreiros de candomblé alagoanos. A trajetória histórica da dança afro-brasileira toma como referências as vivências e experiências da coreógrafa Mercedes Baptista, que estudou a dança dos orixás em terreiros de candomblé do Rio de Janeiro na década de 1950. A etnografia desta pesquisa acontece a partir de levantamento bibliográfico, entrevistas, análise de documentos, observação participante e pesquisa de campo propriamente dita. As histórias e narrativas que compõem esta pesquisa proporcionam reflexão sobre a importância e a valorização da dança afro-alagoana, bem como de coreógrafos, artistas e dançarinos desse fazer afro em Alagoas, sendo eles os principais narradores, construtores e autores do fazer etnográfico dessas corporalidades afro-alagoanas. A pergunta centralizadora que surge e se mantém durante a escrita é: existe uma dança afro-alagoana? Nesta dissertação, analisa-se, também, um pensamento de pedagogia de dança afro-alagoana, a partir do relato de experiência em oficinas de dança afro realizadas com Diego Bernardes, Mãe Nany e Afoxé Odoyá, além do relato de experiência da realização de uma oficina de iniciação à dança afro-brasileira em Ladeiras-SE, ministrada pelo pesquisador, para compreender, na prática, fórmulas e estratégias metodológicas de dança afro-alagoana. As reflexões e considerações realizadas nesta pesquisa visam contribuir e provocar antropólogos e artistas de Alagoas a observar, pesquisar e debruçar-se no fazer das artes negras no contexto do Estado.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dança afro-brasileira_histórias de danças e narrativas etnográficas sobre a dança afro-alagoana.pdf2.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.