00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13602
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Souza, Jordânia de Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8223011528014481pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Júlio Cesar Gaudencio da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3980009343505300pt_BR
dc.contributor.referee2Morais, Leila Samira Portela de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6660101719940835pt_BR
dc.creatorMarques, Lidiane de Gusmão-
dc.date.accessioned2024-07-15T17:01:40Z-
dc.date.available2024-07-15-
dc.date.available2024-07-15T17:01:40Z-
dc.date.issued2023-10-23-
dc.identifier.citationMARQUES, Lidiane de Gusmão. Desafios enfrentados no contexto do ensino remoto em Alagoas: um olhar sobre o ensino de Sociologia na modalidade EJA. 30 f. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) – Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13602-
dc.description.abstractThis article aims to analyze the challenges faced by teachers of Youth and Adult Education, in Maceió/Alagoas, during the pandemic, focusing on the professional who works with the discipline of Sociology. Therefore, the study was methodologically based on a qualitative approach, of an exploratory nature, through the application of semi-structured interviews and questionnaires. In addition, we carry out bibliographical research through research platforms such as the Scientific Electronic Library (Scielo) and Google Scholar. Among the observed results, it can be highlighted that the professors who collaborated with this research faced challenges related to the use of DICT, but it also draws our attention to the fact that many topics raised by the COVID-19 pandemic are or have the potential to be discussed for Sociology in the classroom, as they are themes inherent to the heterogeneity of youth and adult education classes. Also noteworthy is the fact that there is a lack of more effective policies to deal with digital illiteracy, which could be work in the EJA modality.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências Sociais - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectProfessores de sociologia - Maceió (AL)pt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectYouth and Adult Educationpt_BR
dc.subjectSociology teachers - Maceió (AL)pt_BR
dc.subjectDistance learningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.titleDesafios enfrentados no contexto do ensino remoto em Alagoas: um olhar sobre o ensino de Sociologia na modalidade EJApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo analisar os desafios enfrentados por docentes da Educação de Jovens e Adultos, em Maceió/Alagoas, durante a pandemia, com foco no profissional que atua com a disciplina de Sociologia. Para tanto, o estudo foi embasado metodologicamente por uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória, através da aplicação de entrevistas semiestruturadas e questionários. Além disso, realizamos pesquisa bibliográfica através de plataformas de pesquisa como a Scientific Electronic Library (Scielo) e o Google Scholar. Dentre os resultados observados pode-se destacar que os docentes que colaboraram com essa pesquisa enfretaram desafios relacionados ao uso das TDIC, mas também chama nossa atenção o fato de que muitos temas levantados pela pandemia da COVID-19, são ou têm potencial de serem discutidos pela Sociologia em sala de aula, por serem temas inerentes a heterogeneidade das turmas da educação de jovens e adultos. Destaca-se também o fato de que faltam políticas mais efetivas para tratar o analfabetismo digital, o que poderia ser trabalhado na modalidade EJA.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.