00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO- IC
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Frequência escolar por meio de reconhecimento facial utilizando redes neurais residuais
Autor(es): Pires, John Davi Dutra Canuto
Primeiro Orientador: Oliveira, Marcelo Costa
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Andressa Martins
metadata.dc.contributor.referee2: Barboza, Erick de Andrade
Resumo: A prática de registrar e monitorar a frequência dos alunos é uma ação fundamental em diversos contextos, especialmente no ambiente escolar, apesar de frequentemente consumir parte significativa do tempo de aula devido ao seu processo manual. Neste estudo, é proposto o desenvolvimento de um modelo de reconhecimento facial com o propósito de automatizar o controle de frequência escolar. Baseado nas contribuições de King (2009) e nas técnicas de Redes Neurais Convolucionais (CNN), o modelo é projetado para superar os desafios relacionados à defasagem dos dispositivos de captura de imagem e às variações de ambiente na sala de aula.A base de dados é composta por cinco sessões de aula provenientes do estudo conduzido por Mery et al. (2019) e uma sessão de aula coletada em uma unidade escolar do Serviço Social da Indústria (SESI), totalizando quase 100 imagens para análise. Em comparação com os modelos Facenet512, Facenet e ArcFace, em relação à precisão na marcação de frequência final, o modelo apresentou um desempenho superior, com um aumento de cerca de 51% na acurácia em relação aos demais, atingindo uma marca satisfatória de 76% de acurácia, além de demonstrar uma especificidade superior. É importante destacar que, neste estágio de desenvolvimento, o modelo tem o potencial de beneficiar tanto os professores quanto os alunos, contribuindo para economizar tempo e reduzir erros na gestão da frequência escolar.
Abstract: The practice of recording and monitoring student attendance is a fundamental action in various contexts, especially in the school environment, although it often consumes a significant part of class time due to its manual process. This study proposes the development of a facial recognition model with the aim of automating school attendance control. Based on the contributions of King (2009) and Convolutional Neural Network (CNN) techniques, the model is designed to overcome the challenges related to the lag of image capture devices and variations in the classroom environment.The database consists of five class sessions from the study conducted by Mery et al. (2019) and one class session collected at a school unit of the Serviço Social da Indústria (SESI), totaling almost 100 images for analysis. Compared to the Facenet512, Facenet and ArcFace models, in terms of final frequency marking accuracy, the model showed superior performance. With an increase of around 51% in accuracy compared to the others, reaching a satisfactory 76% accuracy mark, as well as demonstrating superior specificity. It is important to note that, at this stage of development, the model has the potential to benefit both teachers and students, helping to save time and reduce errors in school attendance management.
Palavras-chave: Reconhecimento facial
Frequência escolar – Automatização
Redes neurais
Aprendizagem profunda
Visão computacional
Sistemas ciberfísicos
Tecnologias na educação
Face Recognition
School attendance – Automation
Neural networks
Deep Learning
Computer vision
Cyber-physical systems
Technologies in Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Engenharia da Computação - Bacharelado
Citação: PIRES, John Davi Dutra Canuto. Frequência escolar por meio de reconhecimento facial utilizando redes neurais residuais. 2024. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Computação) – Instituto de Computação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13597
Data do documento: 24-nov-2023
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