00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - HISTÓRIA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13595
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Residência pedagógica: um olhar sob o papel do RP na formação inicial do professor de História
Autor(es): Ferreira, Isabella de Oliveira Jorge
Primeiro Orientador: Marques, Danilo Luiz
metadata.dc.contributor.referee1: Macedo, Michelle Reis
metadata.dc.contributor.referee2: Carvalho, Flávia Maria de
Resumo: A escola apresenta-se como um espaço crucial onde as primeiras interações sociais ocorrem, sendo também um ambiente propício para o desenvolvimento da formação cidadã. O objetivo principal deste trabalho é analisar como o Programa Residência Pedagógica (PRP) contribui para a formação inicial do professor, proporcionando uma aproximação efetiva entre a universidade e a escola. Este programa oferece aos futuros professores (residentes) a oportunidade de vivenciarem experiências normativas em sala de aula, tanto dentro quanto fora do ambiente escolar, trabalhando em conjunto com a professora preceptora, a docente orientadora e a coordenadora institucional do programa. Neste trabalho, abordaremos o papel do PRP na formação dos residentes de História da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), entre os anos de 2020 e 2022, enquanto o mundo enfrentava a pandemia da COVID-19, e as medidas adotadas para ministrar as aulas de forma remota.
Abstract: The school is a crucial space where the first social interactions take place, and it is also a favorable environment for the development of citizen training. The main objective of this paper is to analyze how the Pedagogical Residency Program (PRP) contributes to initial teacher training, providing an effective rapprochement between the university and the school. This program offers future teachers (residents) the opportunity to experience normative classroom experiences, both inside and outside the school environment, working together with the preceptor teacher, the supervising teacher and the program's institutional coordinator. In this article, we will discuss the role of the PRP in the training of History residents at the Universidade Federal de Alagoas (UFAL), between 2020 and 2022, while the world was facing the COVID-19 pandemic, and the measures adopted to teach classes remotely.
Palavras-chave: Residência pedagógica
Formação do professor
Licenciatura - História
Prática docente
Programa Residência Pedagógica
Pedagogical residency
Teacher training
Degree - History
Teaching practice
Pedagogical Residency Program
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de História - Licenciatura
Citação: FERREIRA, Isabella de Oliveira Jorge. Residência pedagógica: um olhar sob o papel do RP na formação inicial do professor de História. 2024. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Instituto de Ciências Humanas Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13595
Data do documento: 6-out-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - HISTÓRIA - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Residência pedagógica: um olhar sob o papel do RP na formação inicial do professor de História.pdf612.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.