Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13561
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Pinto, Kinsey Santos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5810985948735723 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Almeida, Adriana Valença de | - |
dc.contributor.referee2 | Ferreira, Bruno | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6624094018664633 | pt_BR |
dc.creator | Costa, Gabriel Paulo Vieira | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0826152984102086 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-10T12:18:43Z | - |
dc.date.available | 2024-07-10 | - |
dc.date.available | 2024-07-10T12:18:43Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-18 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Gabriel Paulo Vieira. Um estudo da imigração brasileira em Portugal e o engajamento do professor de geografia na orientação e análise do fenômeno. 2024. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13561 | - |
dc.description.abstract | This study investigates the immigration of Brazilians to Portugal, with a geographical perspective to understand the socio-economic aspects of this dynamic. Furthermore, it explores the Geography teacher's viewpoint as a key agent in the analysis of these population movements. Through a socio-economic survey with Brazilian immigrants in Portugal, we highlight the challenges they face, the motivations for immigration, and their perception of government support. The immigration of Brazilians to Portugal is influenced by socio-economic and cultural factors. Geography education enhances this understanding by connecting migratory motivations and facilitating students' comprehension of the immigrant world. We also aim to comprehend individual motivations, emphasizing socio-economic and cultural factors, while addressing integration challenges, especially in the labor sphere. The results underscore the challenges faced, such as cultural adaptation and difficulties in the job market, in addition to the motivations for immigration and perceptions of government support. Thus, it is necessary to combine the perspective of immigrants to contribute to knowledge-building in Geography classes. With this study, we can emphasize the importance of understanding the socio-economic implications of immigration and its contribution to the academic landscape and the education of future educators. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Geografia - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Brasileiros – Imigração – Portugal | pt_BR |
dc.subject | Brasileiros – Imigração – Fatores socioeconômicos | pt_BR |
dc.subject | Geografia – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Brazilians - Immigration - Portugal | pt_BR |
dc.subject | Brazilians - Immigration - Socioeconomic factors | pt_BR |
dc.subject | Geography - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA | pt_BR |
dc.title | Um estudo da imigração brasileira em Portugal e o engajamento do professor de geografia na orientação e análise do fenômeno | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho investiga a imigração de brasileiros para Portugal, com uma perspectiva geográfica para compreender os aspectos socioeconômicos dessa dinâmica. Além disso, explora a visão do professor de Geografia como um agentechave na análise dessas movimentações populacionais. Por meio de uma pesquisa socioeconômica com imigrantes brasileiros em Portugal, destacamos os desafios enfrentados, as motivações para imigrar e a percepção do suporte governamental. A imigração de brasileiros para Portugal é influenciada por fatores socioeconômicos e culturais. O ensino de Geografia amplia essa compreensão, conectando motivações migratórias e facilitando a compreensão dos alunos em relação ao mundo dos imigrantes. Buscamos também compreender motivações individuais, destacando fatores socioeconômicos e culturais, abordando também desafios de integração, especialmente na esfera trabalhista. Os resultados destacam desafios enfrentados, como adaptação cultural e dificuldades no mercado de trabalho, além das motivações para imigrar e as percepções sobre o suporte governamental. Desta forma faz necessário unir a perspectiva dos imigrantes para a contribuição na construção do conhecimento nas aulas de Geografia, com este estudo podemos ressaltar a relevância de compreender as implicações socioeconômicas da imigração e sua contribuição para o cenário acadêmico e para a formação dos futuros educadores. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Um estudo da imigração brasileira em Portugal e o engajamento do professor de geografia na orientação e análise do fenômeno.pdf | 1.02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.