06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13529
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Cezar Alexandre Neri-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6218313606015422pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Fábia Pereira da-
dc.contributor.referee2Silva, José Manoel Siqueira da-
dc.creatorSantos, Norton Efráin Evaristo Souza dos-
dc.date.accessioned2024-04-26T13:41:59Z-
dc.date.available2024-04-26-
dc.date.available2024-04-26T13:41:59Z-
dc.date.issued2022-10-14-
dc.identifier.citationSANTOS, Norton Efráin Evaristo Souza dos. Variação fonético-fonológica no ensino de língua materna: direcionamentos da sociolinguística educacional e seu lugar na Base Nacional Comum Curricular. 66 f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13529-
dc.description.abstractSociolinguistic studies have described linguistic variation as a phenomenon intrinsic to human languages. Nevertheless, the teaching of mother tongue in Brazil is still guided by a traditional perspective, in which language is seen as a homogeneous system, by the sieve of "right" and "wrong". Considering that the phonetic-phonological aspect is one of the levels of linguistic analysis in which speakers more easily recognize social, geographic and situational differences in language use, and, in turn, turn this recognition into an opportunity for social discrimination, this research is based on the areas of Variationist Sociolinguistics and Educational Sociolinguistics in order to reflect on whether/how the teaching of phonetic variables of Brazilian Portuguese in the Common National Curricular Base is proposed. To this end, the approaches to the teaching of linguistic variation are presented in an attempt to (re)know how the phenomenon of phonetic-phonological variation is being considered in the Portuguese Language component in the Final Years of Elementary School of the National Common Curricular Base. This qualitative research of bibliographic and documentary nature is based on the discussions of authors such as Bagno (2001; 2012; 2013), Bortoni-Ricardo (2004; 2005), Faraco (2020), Coelho et al. (2010), Soares (2000; 2012), Carvalho and Ferrarezi Jr. (2018), Antunes (2014; 2017), and in official documents (BRASIL, 1998; 2018), and could recognize, in the critical review, that phonetic-phonological variation is not directly mentioned in the items that address linguistic variation, nor is the phonetic-phonological component proposed as an object of knowledge in the Final Years of Elementary Education of the document in question.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português) - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSociolinguísticapt_BR
dc.subjectVariação linguísticapt_BR
dc.subjectEnsino de língua maternapt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricular - BNCCpt_BR
dc.subjectVariação fonético-fonológicapt_BR
dc.subjectPhonetic-phonological variationpt_BR
dc.subjectMother tongue teachingpt_BR
dc.subjectSociolinguisticspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::SOCIOLINGUISTICA E DIALETOLOGIApt_BR
dc.titleVariação fonético-fonológica no ensino de língua materna: direcionamentos da sociolinguística educacional e seu lugar na Base Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoOs estudos sociolinguísticos têm descrito a variação linguística como um fenômeno intrínseco às línguas humanas. Não obstante, o ensino de língua materna no Brasil ainda se pauta por uma perspectiva tradicional, na qual a língua é vista como um sistema homogêneo, pelo crivo do “certo” e do “errado”. Considerando, ainda, que o aspecto fonético-fonológico é um dos níveis de análise linguística em que os falantes mais facilmente reconhecem diferenças sociais, geográficas e situacionais nos usos, e, por sua vez, fazem desse reconhecimento oportunidade para discriminação social, o presente trabalho se fundamenta nas áreas da Sociolinguística Variacionista e da Sociolinguística Educacional no intuito de refletir sobre se/como se propõe o ensino de variáveis fonéticas do Português brasileiro nas aulas de língua materna na Base Nacional Comum Curricular. Para isso, apresentam-se as abordagens do ensino da variação linguística em busca de (re)conhecer o modo como o fenômeno da variação fonético-fonológica está sendo considerado no componente de Língua portuguesa nos Anos Finais do Ensino Fundamental da Base Nacional Comum Curricular. Esta pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica e documental fundamenta-se nas discussões de autores como Bagno (2001; 2012; 2013), Bortoni-Ricardo (2004; 2005), Faraco (2020), Coelho et al. (2010), Soares (2000; 2012), Carvalho e Ferrarezi Jr. (2018), Antunes (2014; 2017) e em documentos oficiais (BRASIL, 1998; 2018), e pôde reconhecer, na revisão crítica, que a variação fonético-fonológica não é mencionada diretamente nos itens que abordam a variação linguística, tampouco o componente fonético-fonológico é proposto como objeto de conhecimento nos Anos Finais do Ensino Fundamental do documento em questão.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.