06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13524
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Fábia Pereira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4258846779795319pt_BR
dc.contributor.referee1Massmann, Debora Raquel Hettwer-
dc.contributor.referee2Silva, Jose Manoel Siqueira da-
dc.creatorMelo, Ábida Alves de-
dc.date.accessioned2024-04-19T14:08:36Z-
dc.date.available2024-04-19-
dc.date.available2024-04-19T14:08:36Z-
dc.date.issued2022-11-18-
dc.identifier.citationMELO, Ábida Alves de. Sociolinguística educacional e o ensino da língua portuguesa: o que pensam os professores do ensino médio de uma Escola Estadual de Pariconha / AL. 45 f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13524-
dc.description.abstractIn this research, we propose to analyze what high school Portuguese language teachers at the Escola Estadual de Educação Básica de Pariconha, in the city of Pariconha, AL, think about the Portuguese language and its teaching. To this end, the development of this work is anchored in studies of Variationist Sociolinguistics (LABOV, 2008; FREITAG; LIMA, 2009) and Educational Sociolinguistics (BORTONI-RICARDO, 2004; 2006). Thus, in our work, we carried out qualitative research, using the questionnaire and analyzing the teachers' justifications, so that the data can then be interpreted. Thus, after analyzing the data obtained, the results showed that, even though high school Portuguese language teachers have knowledge about linguistic diversity, some of the teachers do not reflect on the teaching of Portuguese language as Educational Sociolinguistics proposes. Therefore, it is important that Portuguese language teachers give new meaning to their teaching and learning practices, respecting the linguistic repertoire of their students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português) - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectSociolinguística educacionalpt_BR
dc.subjectSociolinguísticapt_BR
dc.subjectPerspectiva docentept_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPariconha – Alagoaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::SOCIOLINGUISTICA E DIALETOLOGIApt_BR
dc.titleSociolinguística educacional e o ensino da língua portuguesa: o que pensam os professores do ensino médio de uma Escola Estadual de Pariconha / ALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoNesta pesquisa, propomo-nos a analisar o que pensam os professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Básica de Pariconha, na cidade de Pariconha, AL, sobre a língua portuguesa e seu ensino. Para tanto, o desenvolvimento deste trabalho é ancorado em estudos da Sociolinguística Variacionista (LABOV, 2008; FREITAG; LIMA, 2009) e da Sociolinguística Educacional (BORTONI-RICARDO, 2004; 2006). Assim, em nosso trabalho, realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo, via aplicação do questionário e análise das justificativas dos professores, para que, então, os dados sejam interpretados. Desta forma, após as análises dos dados obtidos, os resultados apontaram que, mesmo os professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio tendo o conhecimento sobre a diversidade linguística, alguns dos docentes não refletem sobre o ensino de Língua Portuguesa como a Sociolinguística Educacional propõe. De tal maneira, é importante que os professores de Língua Portuguesa ressignifiquem suas práticas de ensino e aprendizagem, respeitando o repertório linguístico de seus estudantes.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sociolinguistica educacional e o ensino da língua portuguesa....pdf765.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.