Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13524
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silva, Fábia Pereira da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4258846779795319 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Massmann, Debora Raquel Hettwer | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, Jose Manoel Siqueira da | - |
dc.creator | Melo, Ábida Alves de | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-19T14:08:36Z | - |
dc.date.available | 2024-04-19 | - |
dc.date.available | 2024-04-19T14:08:36Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-18 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Ábida Alves de. Sociolinguística educacional e o ensino da língua portuguesa: o que pensam os professores do ensino médio de uma Escola Estadual de Pariconha / AL. 45 f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13524 | - |
dc.description.abstract | In this research, we propose to analyze what high school Portuguese language teachers at the Escola Estadual de Educação Básica de Pariconha, in the city of Pariconha, AL, think about the Portuguese language and its teaching. To this end, the development of this work is anchored in studies of Variationist Sociolinguistics (LABOV, 2008; FREITAG; LIMA, 2009) and Educational Sociolinguistics (BORTONI-RICARDO, 2004; 2006). Thus, in our work, we carried out qualitative research, using the questionnaire and analyzing the teachers' justifications, so that the data can then be interpreted. Thus, after analyzing the data obtained, the results showed that, even though high school Portuguese language teachers have knowledge about linguistic diversity, some of the teachers do not reflect on the teaching of Portuguese language as Educational Sociolinguistics proposes. Therefore, it is important that Portuguese language teachers give new meaning to their teaching and learning practices, respecting the linguistic repertoire of their students. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Letras(Português) - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Sociolinguística educacional | pt_BR |
dc.subject | Sociolinguística | pt_BR |
dc.subject | Perspectiva docente | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Pariconha – Alagoas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::SOCIOLINGUISTICA E DIALETOLOGIA | pt_BR |
dc.title | Sociolinguística educacional e o ensino da língua portuguesa: o que pensam os professores do ensino médio de uma Escola Estadual de Pariconha / AL | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Nesta pesquisa, propomo-nos a analisar o que pensam os professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Básica de Pariconha, na cidade de Pariconha, AL, sobre a língua portuguesa e seu ensino. Para tanto, o desenvolvimento deste trabalho é ancorado em estudos da Sociolinguística Variacionista (LABOV, 2008; FREITAG; LIMA, 2009) e da Sociolinguística Educacional (BORTONI-RICARDO, 2004; 2006). Assim, em nosso trabalho, realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo, via aplicação do questionário e análise das justificativas dos professores, para que, então, os dados sejam interpretados. Desta forma, após as análises dos dados obtidos, os resultados apontaram que, mesmo os professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio tendo o conhecimento sobre a diversidade linguística, alguns dos docentes não refletem sobre o ensino de Língua Portuguesa como a Sociolinguística Educacional propõe. De tal maneira, é importante que os professores de Língua Portuguesa ressignifiquem suas práticas de ensino e aprendizagem, respeitando o repertório linguístico de seus estudantes. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sociolinguistica educacional e o ensino da língua portuguesa....pdf | 765.62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.