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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13476
Tipo: | Dissertação |
Título: | Formação inicial do/a pedagogo/a para o trabalho com bebês: sentidos dos/as discentes e docentes do curso de pedagogia da Ufal – Campus A. C. Simões |
Autor(es): | Ferreira, Rose Mística da Silva |
Primeiro Orientador: | Anjos, Cleriston Izidro dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Mercado, Elisangela Leal de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Carvalho, Rodrigo Saballa de |
Resumo: | A pesquisa de mestrado intitulada Formação inicial do/a pedagogo/a para o trabalho com bebês: sentidos dos/as discentes e docentes do curso de Pedagogia da UFAL - Campus A. C. Simões tem como objetivo investigar a formação inicial de professores/as da Educação Infantil para o trabalho com bebês no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas, Campus A. C. Simões, tendo como referencial teórico os Estudos Sociais da Infância na relação com a Pedagogia da Infância. Parte-se da hipótese de que a formação para o trabalho com bebês no interior dos cursos de Pedagogia ainda é insuficientemente abordada e, quando ocorre, resume-se aos conteúdos propostos nas disciplinas específicas de Educação Infantil e, em alguns casos, de modo generalizante e disperso, ou seja, considerando o atendimento de 0 a 5 anos e 11 meses, mas não tratando especificamente da educação das crianças de 0 a 3 anos. Assim sendo, esta pesquisa busca responder à seguinte questão: como discentes e docentes do curso de Pedagogia do Centro de Educação da UFAL atribuem sentidos para a atuação docente com bebês e crianças bem pequenas em creches? O objetivo geral é investigar como os discentes e docentes do curso de Pedagogia do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) compreendem a formação inicial do/a pedagogo/a para o trabalho docente em creches. Nesse ínterim, foram pensados os seguintes objetivos específicos; i) analisar o entendimento dos/as docentes do curso sobre o trabalho docente com bebês em creches, ii) identificar indícios de saberes e de lacunas presentes na formação do/a pedagogo/a para o trabalho com bebês a partir de documentos do curso e de seus protagonistas: discentes e docentes da graduação em Pedagogia e, por fim, iii) analisar o que é entendido sobre docência com bebês, a partir dos discentes e do curso de Pedagogia do Centro de Educação da UFAL. Trata-se de uma proposta de pesquisa qualitativa nos moldes de um estudo de caso (Gil, 2008; Yin, 2016), com vistas a descrever, interpretar e refletir sobre a realidade investigada. Embora não seja possível fazer generalizações, o estudo de caso pode indicar caminhos para estudos posteriores. Como resultados, destacamos que os subsídios ofertados pelo CEDU-UFAL acerca da Educação Infantil são necessários, porém são insuficientes. Da mesma forma, possíveis modificações sugeridas no intuito de atender à profissão docente com bebês na Pedagogia são reconhecidas pelos/as professores/as e estudantes, pois atualmente o que está proposto é insuficiente para dar conta da precariedade encontrada. Por fim, os participantes destacaram a urgência de ampliar as vivências acerca dos/as bebês durante o percurso do curso. |
Abstract: | The master's research entitled Initial training of the pedagogue to work with babies: conceptions of students and teachers of the Pedagogy course at UFAL - Campus A. C. Simões aims to investigate the initial training of teachers of Education Childhood for working with babies in the Pedagogy course at the Federal University of Alagoas, Campus A. C. Simões, having as a theoretical reference the Social Studies of Childhood in relation to the Pedagogy of Childhood. It is assumed that training for working with babies within Pedagogy courses is still insufficiently addressed and, when it occurs, it boils down to the contents proposed in the specific disciplines of Early Childhood Education and, in some cases, in a general way and dispersed, that is, considering the service from 0 to 5 years and 11 months, but not specifically addressing the education of children aged 0 to 3 years. Therefore, this research seeks to answer the following question: How do students and teachers of the Pedagogy course at the UFAL Education Center attribute meanings to teaching activities with babies and very young children in day care centers? The general objective is to investigate how students and teachers of the Pedagogy course at the Education Center of the Federal University of Alagoas (UFAL) understand the initial training of the pedagogue for teaching work in day care centers. In the meantime, the following specific objectives were considered; i) analyze the understanding of the course professors about the teaching work with babies in day care centers, ii) identify evidence of knowledge and gaps present in the training of the pedagogue to work with babies from course documents and of its protagonists: undergraduate students and teachers in Pedagogy and, finally, iii) analyze what is understood about teaching with babies, from the students and the Pedagogy course at the UFAL Education Center. This is a qualitative research proposal along the lines of a case study (Gil, 2008; Yin, 2016), with a view to describing, interpreting and reflecting on the investigated reality. Although it is not possible to make generalizations, the case study can indicate paths for further studies. As a result, we highlight that the subsidies offered by CEDU-UFAL about Early Childhood Education are necessary, but they are insufficient. Likewise, possible modifications suggested in order to serve the teaching profession with babies in pedagogy are recognized by teachers and students, as currently what is proposed is insufficient to account for the precariousness found. Finally, the participants highlighted the urgency of expanding their experiences with babies during the course. |
Palavras-chave: | Universidade Federal de Alagoas. Curso de Pedagogia Formação inicial do professor Docência com bebês Curso de Pedagogia Initial teacher training Teaching with babies Pedagogy Course |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | FERREIRA, Rose Mística da Silva. Formação inicial do/a pedagogo/a para o trabalho com bebês: sentidos dos/as discentes e docentes do curso de pedagogia da Ufal – Campus A. C. Simões. 2024. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13476 |
Data do documento: | 31-jul-2023 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
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