00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - RELAÇÕES PÚBLICAS - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13474
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Os processos de comunicação interna na empresa Almaviva do Brasil – Unidade Salvador Lyra/Maceió-AL
Autor(es): Ralf, Dayanna Kelly da Silva
Primeiro Orientador: Melo, Willian Lima
metadata.dc.contributor.referee1: Correia, Rosa Lucia Lima da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Nascimento, Izadora Lopes Garcia
Resumo: Com a chegada da Era Tecnológica, muitas empresas mudaram sua maneira de se relacionar com seus públicos, e o público interno passou a desempenhar papel fundamental no desenvolvimento dessas organizações, a busca por equilibrar demandas internas e traçar um bom relacionamento com esse públicos passaram a ser requisito para sobrevivência organizacional. Para contextualização desse estudo serão apresentados conceitos de organizações, assim como, a relevância da comunicação para se estabelecer o relacionamento entre os públicos e as organizações, os conceitos e história das Relações Públicas nos Estado Unidas e no Brasil. Serão apresentados também, aspectos do processo comunicacional e a importâncias dos públicos para Relações Públicas. Ainda neste estudo, será apresentado o Grupo Almaviva, empresa escolhida com objeto de estudo, sua influência no mundo tecnológico e no ramo do telemarketing, sua chegada ao Brasil e seu papel no cenário econômico da capital do estado de Alagoas. A pesquisa partiu da problemática de como processos voltados a comunicação interna podem auxiliar na cultura organizacional da empresa de forma positiva, tendo como objetivo analisar os processos de comunicação interna e suas possíveis implicações na empresa Almaviva do Brasil/unidade Salvador Lyra - Maceió-AL. A escolha do tema e objeto se deu pela relevância da Almaviva do Brasil na economia de Maceió, a história por trás da sua imagem e reputação e ligação entre pesquisadora e objeto, como parte integrante do corpo de funcionário da organização. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa descritiva, com análises qualitativas de âmbito participante, que tiveram como técnicas a pesquisa de campo e a observação sistemática. Apresenta como resultados as principais barreiras de comunicação encontradas no processo de comunicação interna na organização e as dificuldades de estabelecer um relacionamento próspero. Com base nos resultados apresentados constatou como a falta de um planejamento de relações públicas pode dificultar o relacionamento entre empresa e público interno e como ruídos podem ser prejudiciais para o processo comunicacional.
Abstract: With the arrival of the Technological Era, many companies have changed their way of interacting with their audiences, and the internal public has come to play a fundamental role in the development of these organizations. Balancing internal demands and establishing a good relationship with their audiences has become a requirement for organizational survival. This study presents concepts of organizations and how their way of relating to their audiences has evolved over time. It also emphasizes the importance of communication for organizations, discussing the concepts and history of public relations in the United States and Brazil. Aspects of the organizational process and the significance of audiences for public relations are also explored. In this study, Almaviva do Brasil is introduced as the chosen subject of analysis, along with its influence in the technological world and its role in the local scenario of Maceió. The objective of this study is to analyze the internal communication processes and their potential implications within Almaviva do Brasil's Salvador Lyra unit in Maceió, AL. Methodologically, it is descriptive research, employing qualitative participant-oriented analyses. The research utilized fieldwork and systematic observation as techniques. The results highlight the main communication barriers encountered in the internal communication process within the organization and the challenges of establishing a prosperous relationship. Based on the results presented, it is evident how the absence of a public relations plan can hinder the relationship between the company and its internal public and how communication disturbances can be detrimental to the communication process.
Palavras-chave: Almaviva do Brasil
Comunicação interna
Processo de comunicação
Barreira da comunicação
Internal communication
Communication process
Communication barrier
Almaviva do Brazil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Comunicação Social(Relações Públicas) - Bacharelado
Citação: RALF, Dayanna Kelly da Silva. Os processos de comunicação interna na empresa Almaviva do Brasil – Unidade Salvador Lyra/Maceió-AL. 2024. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Públicas) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13474
Data do documento: 26-out-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - RELAÇÕES PÚBLICAS - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Os processos de comunicação interna na empresa Almaviva do Brasil – Unidade Salvador Lyra_Maceió-AL.pdfOs processos de comunicação interna na empresa Almaviva do Brasil – Unidade Salvador Lyra/Maceió-AL459.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.