00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IP
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Tipo: Dissertação
Título: Autolesão na perspectiva psicanalista um estudo sobre o compartilhamento por adolescentes nas redes sociais
Autor(es): Silva, Adriana Morgana de Souza
Primeiro Orientador: Zanotti, Susane Vasconcelos
metadata.dc.contributor.referee1: Barros, Paula Cristina Monteiro de
metadata.dc.contributor.referee2: Lima Filho, Ivo de Andrade
metadata.dc.contributor.referee3: Lang, Charles Elias
Resumo: A pesquisa tem como objetivo discutir o compartilhamento da autolesão nas redes sociais a partir de uma revisão de literatura na perspectiva psicanalítica, tomando a adolescência e sua relação com as redes sociais e a articulação entre adolescência, autolesão e redes sociais, como campo de investigação. Conforme a revisão, a autolesão se configura como uma das possíveis respostas subjetivas do adolescente para lidar com os impasses inerentes à irrupção do real na puberdade; os adolescentes se identificam com o modo de funcionamento fluido e amplo das redes sociais, permitindo a adesão, a qualquer tempo, a grupos de compartilhamento da autolesão. Conclui-se que o compartilhamento da autolesão, nas redes sociais, tem como um de seus argumentos a inexistência de um interlocutor com quem compartilhar a dor, a adesão às comunidades promove no adolescente um senso de pertencimento. Contudo, estes grupos possuem uma lógica de organização embasada na ressonância ou câmaras de eco, que implica na exposição de considerações que ecoam suas próprias opiniões, sendo reforçadas por um côro de outros sujeitos que compartilham as mesmas perspectivas.
Abstract: The research aims to discuss the sharing of self-injury on social networks from a literature review in the psychoanalytic perspective, taking adolescence and its relationship with social networks and the articulation between adolescence, self-injury and social networks, as a field of investigation. According to the review, self-injury is configured as one of the possible subjective responses of the teenager to deal with the impasses inherent to the irruption of the real in puberty; Adolescents identify with the fluid and broad mode of operation of social networks, allowing them to join, at any time, groups for sharing self-injury. It is concluded that the sharing of self-injury on social networks has as one of its arguments the lack of an interlocutor with whom to share the pain, joining communities promotes a sense of belonging in adolescents. However, these groups have an organizational logic based on resonance or echo chambers, which implies exposing considerations that echo their own opinions, being reinforced by a chorus of other subjects who share the same perspectives.
Palavras-chave: Redes sociais
Redes sociais
Adolescência – Psicanálise
Self-injury
Adolescence
Psychoanalysis
Social Networks
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citação: SILVA, Adriana Morgana de Souza. Autolesão na perspectiva psicanalista: um estudo sobre o compartilhamento por adolescentes nas redes sociais. 2024. 79 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13467
Data do documento: 28-jul-2023
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