00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - TEATRO - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13465
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Gianini, Marcelo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7288167787924464pt_BR
dc.contributor.referee1Couto, Lara Barbosa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0137525443525215pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Ivanildo Lubarino Piccoli dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3371038837189854pt_BR
dc.creatorVerçosa, Leylane Maria da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2906028457089729pt_BR
dc.date.accessioned2024-03-18T17:23:26Z-
dc.date.available2024-03-18-
dc.date.available2024-03-18T17:23:26Z-
dc.date.issued2022-10-14-
dc.identifier.citationVERÇOSA, Leylane Maria da Silva. Performances político-poéticas: a peça didática de Bertolt Brecht no Programa de Extensão Corpo Cênico da Ufal. 2024. 122 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13465-
dc.description.abstractThis concluding work seeks to present and represent the entire process, from the construction of the scenic assemblies carried out in practice with the theatrical games, to the studies on brechtian works in theory, in a pedagogical process stimulated by collective participation during the Political-Poetic Performances Project, and which positively influenced the joint, artistic and educational formation in the participants, who used this moment to express their position and critical view poetically in practice, interpreting the feelings related to the Brazilian sociopolitical situation from 2018 to 2019. And that through the projection/interpretation of the Models of Action present in "The stories of Mr. Keuner" (2013) and "The Didactic Play of Baden-Baden on the agreement" (1929), works of the German Bertolt Brecht (1898-1956). In addition, resulting in presentations of the main assemblies performed by the group: "The Love of the Fatherland" and "The Brechtian Dialectic Church- the agreement". In addition to emphasizing the importance that this Program of Extension Scenic Body of the Federal University of Alagoas (Fua) has for the degrees of Theater and Dance Degree.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Teatro - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectJogos teatraispt_BR
dc.subjectBrecht, Eugen Bertolt Friedrichpt_BR
dc.subjectJogo com a Peça Didática Brechtianapt_BR
dc.subjectPerformance Políticapt_BR
dc.subjectPedagogia do Teatropt_BR
dc.subjectTheatrept_BR
dc.subjectTheatrical Gamespt_BR
dc.subjectPlay with the Brechtian Didacticplaypt_BR
dc.subjectPerformance Políticapt_BR
dc.subjectPedagogy of the Theaterpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpt_BR
dc.titlePerformances político-poéticas: a peça didática de Bertolt Brecht no Programa de Extensão Corpo Cênico da Ufalpt_BR
dc.title.alternativePolitical-poetic performances: the didactic piece debertolt brecht in the Program of Extension Scenic Body of Ufalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão busca apresentar e representar todo o processo, desde as construções das montagens cênicas realizadas na prática com os jogos teatrais, até os estudos sobre as obras brechtianas na teoria, em um processo pedagógico estimulado com a participação coletiva durante o Projeto Performances Político-Poéticas, e que influenciou positivamente na formação conjunta, artística e educacional nas/nos participantes, que se utilizaram desse momento para expressar-se poeticamente na prática o seu posicionamento e visão crítica, interpretando os sentimentos relacionados a situação sociopolítica brasileira daquele ano de 2018 a 2019. E que através da projeção/interpretação dos Modelos de Ação presentes em “As histórias de Sr. Keuner” (2013) e “A Peça Didática de Baden-Baden sobre o acordo” (1929), obras do alemão Bertolt Brecht (1898-1956). Ademais, tendo como resultado apresentações das principais montagens realizadas pelo grupo: “O Amor á Pátria” e “A Igreja Dialética Brechtiana - o acordo”. Além de ressaltar a importância que esse Programa de Extensão Corpo Cênico da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) tem para as graduações de Teatro e Dança Licenciatura.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - TEATRO - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Performances político-poéticas_a peça didática de Bertolt Brecht no Programa de Extensão Corpo Cênico da Ufal.pdfPerformances político-poéticas: a peça didática de Bertolt Brecht no Programa de Extensão Corpo Cênico da Ufal1.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.