00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13439
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pinto, Kinsey Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5810985948735723pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Bruno-
dc.contributor.referee2Melo, Jonas Herisson Santos de-
dc.creatorAraújo, Mariana dos Santos Costa-
dc.creatorSantos, Maria Simone Silva-
dc.date.accessioned2024-03-16T23:18:58Z-
dc.date.available2024-03-16-
dc.date.available2024-03-16T23:18:58Z-
dc.date.issued2022-08-25-
dc.identifier.citationARAÚJO, Mariana dos Santos Costa; SANTOS, Maria Simone Silva. Representações sociais, subjetividade e aprendizagens mediadas pelas emoções no espaço escolar. 2024. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13439-
dc.description.abstractStudies linked to the Geography of emotions seek to mediate knowledge about the lived space of subjects as a multidimensional construct to support their scientific knowledge. The present work discusses the relationship between the Geography of emotions and the socio-emotional skills that are socially represented by the subjects educating through their subjectivities. The research was developed in a qualitative way, through a bibliographic review, later a semistructured questionnaire was made and made available through the Google form, being applied to the teachers of the Hildebrando Veríssimo Guimarães School, located in the municipality of Campo Alegre - AL. The Geographic Space was chosen as the analysis category, understanding the School Space as a subcategory. The panorama of Brazilian education has been changing, the world faces unexpected phenomena, so the proposal is to understand that the Teaching of Geography in the 21st century must prioritize the forms of social representations so that the subject expands his vision of the world and if ( re)know as reflective, critical and participatory subjects in society.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Geografia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeografia humanapt_BR
dc.subjectHabilidades socioemocionaispt_BR
dc.subjectEducação geográficapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagem - Geração Z.pt_BR
dc.subjectGeographic Educationpt_BR
dc.subjectgeneration Zpt_BR
dc.subjectsocio-emotional skillspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.titleRepresentações sociais, subjetividade e aprendizagens mediadas pelas emoções no espaço escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoOs estudos atrelados à Geografia das emoções buscam mediar o conhecimento acerca do espaço vivido dos sujeitos como construto multidimensional para alicerçar seus conhecimentos científicos. O presente trabalho discute a relação entre a Geografia das emoções junto às habilidades socioemocionais que são representadas socialmente pelos sujeitos educando através de suas subjetividades. A pesquisa se desenvolveu a caráter qualitativo, através de revisão bibliográfica, posteriormente foi confeccionado e disponibilizado através do formulário Google um questionário semiestruturado, sendo aplicado aos professores da Escola Hildebrando Veríssimo Guimarães, localizada no município de Campo Alegre - AL. Elegeu-se como categoria de análise o Espaço Geográfico, entendendo como subcategoria o Espaço Escolar. O panorama da educação brasileira vem se modificando, o mundo enfrenta fenômenos inesperados, logo, a proposta consiste em compreender que o Ensino de Geografia no século XXI, deve priorizar as formas de representações sociais para que o sujeito amplie sua visão de mundo e se (re)conheçam enquanto sujeitos reflexivos, críticos e participativos em sociedade.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Representações sociais, subjetividade e aprendizagens mediadas pelas emoções no espaço escolar.pdf13.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.