00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13426
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, Walter Matias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0941145152986197pt_BR
dc.contributor.referee1Menezes, Anderson de Alencar-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3996757440963288pt_BR
dc.contributor.referee2Taffarel, Celi Nelza Zulke-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5691238604320892pt_BR
dc.contributor.referee3Albuquerque, Joelma de Oliveira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6294813727433032pt_BR
dc.creatorBarbosa, Rayza Krys Rodrigues de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9292102331506502pt_BR
dc.date.accessioned2024-03-15T18:35:47Z-
dc.date.available2024-03-15-
dc.date.available2024-03-15T18:35:47Z-
dc.date.issued2023-09-22-
dc.identifier.citationBARBOSA, Rayza Krys Rodrigues de Souza. A produção de pesquisas sobre educação física escolar na Universidade Federal de Alagoas: análise crítica das concepções pedagógicas (2016 – 2020). 2024. 90 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13426-
dc.description.abstractThe research is part of the Network (LEPEL) - Study and Research Group in Physical Education, Sport & Leisure, which deals with the issue of knowledge production through the line of studies (EPISTEF) Epistemology of Physical Education. This study starts from the understanding of education seen as work, this considered as non-material, that is, the knowledge historically constructed by humanity in the form of human activity with its social and historical nature. In this way, we ask ourselves: What are the concepts of Education and Physical Education present in scientific productions with the theme 'school' of teachers who work in Physical Education courses at the Federal University of Alagoas (Campus A.C. Simões and Campus Arapiraca)? The objective of the research is to analyze the scientific productions of masters and doctors who work in Physical Education courses at the Federal University of Alagoas (Campus A.C. Simões and Campus Arapiraca), identifying theoretical and pedagogical propositions, with emphasis on what has been defended as assumptions ontological aspects in each analyzed scientific production. To do so, we retrieved the database, where a total of 57 scientific productions were part of the study. From the thematic group 'School', a total of eight scientific productions were analyzed. In order to analyze the dissertations and theses, we start from an approximation of the historical-dialectical materialist method, as well as the methodology of epistemological analysis, based on the Epistemological Matrix proposed by (SÁNCHEZ GAMBOA, 2006, p. 41, apud SILVA, 2014, p. 58 ). From the understanding of the ontological assumptions present in scientific productions, we were able to discuss about the problems of Education and Physical Education, as these assumptions are directly associated with the type of historical project present in and for the society which one intends to form. Thus, we consider that individuals, essentially historical, the result of social relations, should not be alien to educational discussions, because historical material conditions must come from them so that these individuals become human, thus transforming the phenomena of their reality.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProdução científicapt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectEpistemologiapt_BR
dc.subjectProdução conhecimento – Educação – Ufapt_BR
dc.subjectEpistemologia da Educação Físicapt_BR
dc.subjectProdução do conhecimentopt_BR
dc.subjectPhysical educationpt_BR
dc.subjectEpistemology of Physical Educationpt_BR
dc.subjectKnowledge productionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA produção de pesquisas sobre educação física escolar na Universidade Federal de Alagoas: análise crítica das concepções pedagógicas (2016 – 2020)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA pesquisa se insere na Rede (LEPEL) - Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física, Esporte & Lazer, que trata da problemática da produção do conhecimento através da linha de estudos (EPISTEF) Epistemologia da Educação Física. Este estudo parte da compreensão de educação vista como trabalho, este considerado como não material, ou seja, os conhecimentos construídos historicamente pela humanidade em forma de atividade do homem com sua natureza social e histórica. Dessa forma, nos questionamos: Quais as concepções de Educação e Educação Física presentes nas produções científicas com a temática ‘escola’ dos docentes que atuam nos cursos de Educação Física da Universidade Federal de Alagoas (Campus A.C. Simões e Campus Arapiraca)? O objetivo da pesquisa é analisar as produções científicas dos mestres e doutores que atuam nos cursos de Educação Física da Universidade Federal de Alagoas (Campus A.C. Simões e Campus Arapiraca), identificando proposições teóricas e pedagógicas, com destaque para o que vem sendo defendido enquanto pressupostos ontológicos em cada produção científica analisada. Para tanto, retomamos o banco de dados, onde fizeram parte do estudo um total de 57 produções científicas. A partir do grupo temático ‘Escola’ foram analisadas um total de oito produções científicas. Para analisarmos as dissertações e teses partimos de uma aproximação do método materialista histórico-dialético, bem como da metodologia da análise epistemológica, com base na Matriz Epistemológica proposta por (SÁNCHEZ GAMBOA, 2006, p. 41, apud SILVA, 2014, p. 58). A partir da compreensão dos pressupostos ontológicos presentes nas produções científicas, pudemos discutir acerca das problemáticas da Educação e da Educação Física, pois estes pressupostos estão diretamente associados ao tipo de projeto histórico presente na e para a sociedade à qual se pretende formar. Assim, consideramos que os indivíduos, essencialmente históricos, frutos das relações sociais, não devem estar alheios às discussões educacionais, porque delas devem advir às condições materiais históricas para que esses indivíduos se constituam humanos transformando assim, os fenômenos da sua realidade.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A produção de pesquisas sobre educação física escolar na Universidade Federal de Alagoas_análise crítica das concepções pedagógicas (2016 – 2020).pdfA produção de pesquisas sobre educação física escolar na Universidade Federal de Alagoas: análise crítica das concepções pedagógicas (2016 – 2020)917.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.