Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13418
Tipo: | Dissertação |
Título: | Proposta para criação de disciplina acadêmica, Núcleo de Telemedicina e Centro de Telessaúde em universidades públicas de Alagoas |
Título(s) alternativo(s): | Proposal to creation of academic discipline, Telemedicine Core and Telehealth Centre in Alagoas public universities |
Autor(es): | Cardozo, Matheus Bittencourt |
Primeiro Orientador: | Uchôa, Sílvia Beatriz Beger |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Pitta, Guilherme Benjamin Brandão |
metadata.dc.contributor.referee1: | Souza, George Márcio da Costa e |
metadata.dc.contributor.referee2: | Hanna, Samira Abdallah |
Resumo: | O presente trabalho trata da ascendente temática da telemedicina, definida como a interação e o atendimento remoto em saúde, utilizando Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação, a partir da exploração não somente da sua relevância e potencial sob a perspectiva tecnológica, e sim, no viés sócioeconômico. Realizou-se uma revisão de literatura, a fim de investigar a formação médica tradicional até uma abordagem disruptiva, constatando-se o impacto da transformação digital no setor de saúde. Em seguida, foi efetuada uma pesquisa exploratória e descritiva das 26 faculdades de medicina com maior CPC contínuo, segundo o MEC/Inep, e que estão no ranking THE Clinical and Health 2023, através de uma análise documental dos Projetos Pedagógicos de Curso, da matriz curricular da graduação e documentos afins. Identificou-se que 11,5% das faculdades médicas analisadas possuem uma disciplina própria de telemedicina, concentradas apenas nas regiões Sudeste e Sul do país, e que 100% dessas dispõem de um núcleo ou centro de Telessaúde para a prática telemédica. Considerando os resultados apurados e discutidos, propõe-se um conjunto de melhorias, incluindo a criação da disciplina de Telessaúde e Telemedicina na graduação médica da UFAL e da UNCISAL, a formação do Núcleo de Telemedicina e do Centro de Telessaúde Universitária. Estima-se que, adiante, sejam desenvolvidas políticas e programas públicos de telessaúde e telemedicina, a partir da análise epidemiológica da população, e que permitam a integração, a priori, da dupla hélice, entre universidades e o Governo, para contribuir em prol da equidade no acesso à saúde. |
Abstract: | The present work deals with the ascendant theme of telemedicine, defined as the interaction and remote health care, using Digital Technologies of Communication and Information, from the exploration not only of its relevance and potential under the technological perspective, but also in the socioeconomic bias. A literature review was conducted in order to investigate traditional medical education up to a disruptive approach, noting the impact of digital transformation in the health sector. Then, an exploratory and descriptive research was carried out of the 26 medical schools with the highest continuous CPC, according to the MEC/Inep, and which are in the THE Clinical and Health 2023 ranking, through a documentary analysis of the Course Pedagogical Projects, the curricular matrix of the undergraduate program and related documents. It was identified that 11.5% of the medical schools analyzed have their own discipline of telemedicine, concentrated only in the Southeast and South regions of the country, and that 100% of these have a Telehealth center or center for telemedical practice. Considering the results obtained and discussed, a set of improvements is proposed, including the creation of the discipline of Telehealth and Telemedicine in the medical undergraduate program of UFAL and UNCISAL, the formation of the Telemedicine Center and the University Telehealth Center. It is estimated that, going forward, public policies and programs for telehealth and telemedicine will be developed, based on the epidemiological analysis of the population, and that allow the integration, a priori, of the double helix, between universities and the Government, to contribute to equity in health access. |
Palavras-chave: | Telemedicina Telessaúde Inovação Educação Telemedicine Telehealth Innovation Education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação - PROFNIT |
Citação: | CARDOZO, Matheus Bittencourt. Proposta para criação de disciplina acadêmica, Núcleo de Telemedicina e Centro de Telessaúde em universidades públicas de Alagoas. 2024. 127 f. Dissertação (Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação) – Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13418 |
Data do documento: | 28-jun-2023 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IQB |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Proposta para criação de disciplina acadêmica, Núcleo de Telemedicina e Centro de Telessaúde em universidades públicas de Alagoas.pdf | 2.8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.