00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13413
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos Neto, Baldoino Fonseca dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0306751604362704pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Ribeiro, Márcio de Medeiros-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9300936571715992pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Marcelo Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9562890319093965pt_BR
dc.contributor.referee2Teixeira, Leopoldo Motta-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2117651910340729pt_BR
dc.creatorBarbosa, Juliano Rocha-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8709414127881334pt_BR
dc.date.accessioned2024-03-15T14:11:34Z-
dc.date.available2024-03-15-
dc.date.available2024-03-15T14:11:34Z-
dc.date.issued2023-08-30-
dc.identifier.citationBARBOSA, Juliano Rocha. Evaluating the resilience of cloud NLP services across Amazon, Microsoft, and Google. 2024. 38 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Instituto de Computação, Programa de Pós-Graduação em Informática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13413-
dc.description.abstractNatural Language Processing (NLP) has revolutionized industries, streamlining customer service through applications in healthcare, finance, legal, and human resources domains, and simplifying tasks like medical research, financial analysis, and sentiment analysis. To avoid the high costs of building and maintaining NLP infrastructure, companies turn to Cloud NLP services offered by major cloud providers like Amazon, Google, and Microsoft. However, there is little knowledge about how resilient these services are when subjected to noise. This paper presents a study that analyzes the resilience of Cloud NLP services by evaluating the effectiveness of sentiment analysis services provided by Amazon, Google, and Microsoft when subjected to 12 types of noise, including syntactic and semantic noises. The findings indicate that Google is the most resilient to syntactic noises, and Microsoft is the most resilient to semantic noises. These findings may help developers and companies in selecting the most suitable service provider and shed light towards improving state-of-the-art techniques for effective cloud NLP services.pt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Informáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProcessamento de Linguagem Naturalpt_BR
dc.subjectServiço de nuvempt_BR
dc.subjectRuídos (Informática)pt_BR
dc.subjectNatural Language Processingpt_BR
dc.subjectCloud Servicespt_BR
dc.subjectNoise (Computing)pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.titleEvaluating the resilience of cloud NLP services across Amazon, Microsoft, and Googlept_BR
dc.title.alternativeAvaliando a resiliência de serviços NLP na Amazon, Microsoft e Googlept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO Processamento de Linguagem Natural (PLN) revolucionou indústrias, agilizando o atendimento ao cliente por meio de aplicações na área de saúde, finanças, direito, recursos humanos e simplificando tarefas como pesquisa médica, análise financeira e análise de sentimentos. Para evitar os altos custos de construção e manutenção da infraestrutura de PLN, as empresas recorrem aos serviços de PLN em nuvem oferecidos por grandes provedores de nuvem como Amazon, Google e Microsoft. No entanto, há pouco conhecimento sobre o quão resilientes esses serviços são quando sujeitos a ruídos. Este artigo apresenta um estudo que analisa a resiliência dos serviços de PLN em nuvem, avaliando a eficácia dos serviços de análise de sentimentos fornecidos pela Amazon, Google e Microsoft quando submetidos a 12 tipos de ruído, incluindo ruídos sintáticos e semânticos. Os resultados indicam que o Google é o mais resiliente a ruídos sintáticos, e a Microsoft é a mais resiliente a ruídos semânticos. Essas descobertas podem ajudar desenvolvedores e empresas na escolha do provedor de serviços mais adequado e lançar luz sobre a melhoria das técnicas de ponta para serviços de PLN em nuvem eficazes.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Evaluating the resilience of cloud NLP services across Amazon, Microsoft, and Google.pdfEvaluating the resilience of cloud NLP services across Amazon, Microsoft, and Google973.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.