00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13401
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Maria Elizabete de Andrade-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1426180247076967pt_BR
dc.contributor.referee1Lima Filho, Antônio Passos-
dc.contributor.referee2Ferreira, José Samuel-
dc.creatorMelo, Anne Karla Ferreira de-
dc.date.accessioned2024-03-15T12:05:53Z-
dc.date.available2024-03-15-
dc.date.available2024-03-15T12:05:53Z-
dc.date.issued2023-05-22-
dc.identifier.citationMELO, Anne Karla Ferreira de. Comportamento inadequado no sexto ano do ensino fundamental: relato de experiência no Programa Residência Pedagógica. 2024. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13401-
dc.description.abstractThe present work is an experience report regarding an activity developed under the “Programa Residência Pedagógica” in a public school in the city of Maceió, whose objective was to demonstrate that it is possible to reduce inappropriate behavior and episodes of violence among students as a result of the application of proper methodologies. The qualitative study sought to raise the opinion, attitudes and beliefs of a population, based on participant observation from August 2018 to January 2020, constituting a total of 440 hours. The team was composed of an institutional coordinator, a nucleus coordinator, a preceptor professor and eight resident students. The target audience were students enrolled in the 6th year "G", totaling 30 (thirty) adolescents, of both genders, aged between 12 and 15 years old. The experiment allowed us to corroborate, from the application of the methodology, a greater participation of the students in the classes of physical education, as well as a significant decrease of aggressive and disrespectful behavior in the school environment among their peers. Alongside, the need for a better foundation of resources to face problem-situations similar to those presented in this observation report.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Educação Física - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrograma Residência Pedagógicapt_BR
dc.subjectComportamento inadequado – Estudantes – Ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectViolência escolarpt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectviolencept_BR
dc.subjectpedagogical residencypt_BR
dc.subjectphysical educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.titleComportamento inadequado no sexto ano do ensino fundamental: relato de experiência no Programa Residência Pedagógicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho é um relato de experiência sobre atividades desenvolvidas, no âmbito do Programa Residência Pedagógica em uma escola pública da cidade de Maceió, cujo objetivo foi demonstrar que é possível reduzir comportamentos inapropriados e episódios de violência entre os alunos a partir da aplicação de metodologias apropriadas. O estudo qualitativo buscou levantar a opinião, atitudes e crenças de uma população, sustentado na observação participante no período de agosto de 2018 a janeiro de 2020, perfazendo um total de 440 horas. Contou com equipe composta por um coordenador institucional, um coordenador de núcleo, um professor preceptor e oito alunos residentes. O público-alvo foram alunos matriculados no 6º ano “G”, totalizando 30 (trinta) adolescentes, de ambos os sexos, com idades entre 12 e 15 anos. A experiência permitiu constatar, a partir da aplicação metodológica, uma maior participação dos alunos nas aulas de Educação Física, bem como uma diminuição de comportamentos agressivos e desrespeitosos no ambiente escolar entre seus iguais. Junto a isso foi observada a necessidade de um melhor embasamento de recursos para os enfrentamentos de situações e problemas similares às apresentadas neste relato.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.