00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICS
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Tipo: Dissertação
Título: Memória, história e educação no contexto Xukuru-Kariri: do apagamento, resistência e ao neo-reconhecimento
Título(s) alternativo(s): Memory, history and education in the Xukuru-Kariri context: from erasure, resistance and neo-recognition
Autor(es): Santos, Rogério Rodrigues dos
Primeiro Orientador: Martins, Silvia Aguiar Carneiro
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Ferreira, Gilberto Geraldo
metadata.dc.contributor.referee1: Amorim, Siloé Soares de
metadata.dc.contributor.referee2: Peixoto, José Adelson Lopes
Resumo: O presente estudo reflete sobre Memória, História e Educação Escolar Indígena do povo indígena Xukuru-Kariri localizados no município de Palmeira dos Índios, no Agreste alagoano. Por meio do trabalho etnográfico, foi possível elaborar registros orais fortemente marcados pelas reivindicações para o neo-reconhecimento visando a demarcação do território, a conquista das terras e da educação escolar indígena específica e diferenciada pensados comosinais diacríticos que demarcam as fronteiras étnicas (BARTH, 2011). Metodologicamente trabalhei com análises de documentos, especialmente do Museu do Índio1, revisão sistemática da literatura nos repositórios acadêmicos com foco principal em teses e dissertações, além de pesquisas de campo para realização de entrevistas com lideranças, professores, coordenadoras e gestoras escolares. O Trabalho seguiu pressupostos que buscaram compreender as relações sociais e históricas do povo indígena Xukuru-Kariri. As pesquisas realizadas por Ferreira (2016), Silva Jr. (2007), Peixoto (2013) e Martins (1994) serviram como fonte de reflexões teóricas e contextualização histórica. No campo da antropologia, recorri a pesquisadores como Barth (2011), Hannerz (1997) e Oliveira Filho (1998) como forma de pensar as relações de fronteiras étnicas, fluxos culturais, fenômeno da etnicidade.
Abstract: This study reflects on the Memory, History and Indigenous School Education of the XukuruKariri indigenous people located in the municipality of Palmeira dos Índios, in the Agreste region of Alagoas. Through ethnographic work, it was possible to elaborate oral records strongly marked by the claims for neo-recognition aiming at the demarcation of the territory, the conquest of the lands and the specific and differentiated indigenous school education thought of as diacritical signs that demarcate the ethnic borders (BARTH, 2011). Methodologically I worked with document analysis, especially from the Indian Museum2, systematic review of the literature in academic repositories with main focus on theses and dissertations, as well as field research to conduct interviews with leaders, teachers, coordinators and school managers. The work followed assumptions that sought to understand the social and historical relations of the Xukuru-Kariri indigenous people. The research conducted by Ferreira (2016), Silva Jr. (2007), Peixoto (2013) and Martins (1994) served as a source of theoretical reflections and historical contextualization. In the field of anthropology, I turned to researchers such as Barth (2011), Hannerz (1997) and Oliveira Filho (1998) as a way of thinking about the relations of ethnic borders, cultural flows, and the phenomenon of ethnicity.
Palavras-chave: Índios Xukuru-Kariri – Memória
Índios Xukuru-Kariri – História
Educação escolar indígena
Retomadas de terras
Demarcação de terras
Xukuru-Kariri Indians – Memory
Xukuru-Kariri Indians – History
Indigenous school education
Land repossessions
Land demarcation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social
Citação: SANTOS, Rogério Rodrigues dos. Memória, história e educação no contexto Xukuru-Kariri: do apagamento, resistência e ao neo-reconhecimento. 2024. 154 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13366
Data do documento: 21-jul-2023
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