00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13352
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Christianne Tenório dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0331512818546740pt_BR
dc.contributor.referee1Dantas, Maria do Socorro Meneses-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9438566797457585pt_BR
dc.contributor.referee2Chalita, Marco Antônio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6303727971662797pt_BR
dc.creatorBezerra, Cássia Ticiane Silva-
dc.date.accessioned2024-03-12T14:06:09Z-
dc.date.available2024-03-12-
dc.date.available2024-03-12T14:06:09Z-
dc.date.issued2019-09-23-
dc.identifier.citationBEZERRA, Cássia Ticiane Silva. O Judô no comportamento social de crianças: a percepção de pais e responsáveis. 2024. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13352-
dc.description.abstractThe most striking feature of martial arts is the discipline, because of this, it becomes an important tool for parents and teachers in child education. Being introduced in the early ages the sport proposes integration, socialization, cooperativism, discipline and competing with respect. In this context the present study aimed to verify if Judo promotes changes in the behavior of children practicing the sport in the city of Maceió-AL. The research was qualitative descriptive, with a sample of parents and / or guardians of children practicing the sport in the city of Maceió-AL. The instrument used for data collection was an interview with 12 objective questions, which were subdivided into affinity blocks for better understanding of the results. The sample consisted of seven parents of children who attended the training site, were properly enrolled in the judo association, trained two to three times a week and had been practicing the sport for at least 6 months. With the results obtained it was found that according to the perception of the interviewees, Through Judo classes children are able to develop formats of discipline, respect, education and humility through the method of learning courtesy among the people that Judo preaches, thus playing a relevant format that instructs the child to true moral and social aspects of the human being. Given the aspects presented in this study, Judo proved to be very efficient in the development and formation of children, both from a moral and social point of view.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Educação Física - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJudôpt_BR
dc.subjectCrianças - Comportamentopt_BR
dc.subjectCrianças - Condutapt_BR
dc.subjectPais – Percepçãopt_BR
dc.subjectChildren - Behaviorpt_BR
dc.subjectChildren - Conductpt_BR
dc.subjectParents – Perceptionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.titleO Judô no comportamento social de crianças: a percepção de pais e responsáveispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA característica mais marcante das artes marciais é a disciplina, devido a isso, torna-se uma importante ferramenta para pais e professores na educação da criança. Sendo introduzido nas idades iniciais o esporte propõe a integração, socialização, cooperativismo, disciplina e competir com respeito. Nesse contexto o presente estudo teve como objetivo verificar se o Judô promove mudanças no comportamento de crianças praticantes da modalidade na cidade de Maceió-AL. A pesquisa realizada foi de natureza descritiva qualitativa, com uma amostra de pais e ou responsáveis de crianças praticantes da modalidade na cidade de Maceió-AL. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi uma entrevista, com12 perguntas objetivas, que foram subdivididas em blocos de afinidade para melhor compreensão dos resultados. A amostra foi composta por sete pais de crianças que frequentavam o local de treino, estavam devidamente matriculadas na associação de judô, treinavam de duas a três vezes por semana e eram praticantes da modalidade há no mínimo 6 meses. Com os resultados obtidos verificou-se que de acordo com a percepção dos entrevistados, através das aulas de Judô as crianças são capazes de desenvolver formatos de disciplina, respeito, educação e humildade através do método de aprendizagem da cortesia entre as pessoas que o judô prega, assim desempenha um formato relevante, que instrui a criança aos verdadeiros caracteres morais e sociais do ser humano. Tendo em vista os aspectos apresentados neste estudo, o Judô mostrou-se muito eficiente no desenvolvimento e formação das crianças, tanto do ponto de vista moral como social.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O Judô no Comportamento Social de Crianças A Percepção de Pais e.pdf1.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.