00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13348
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Elaine Cristine de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1664133162526091pt_BR
dc.contributor.referee1Rei Filho, Carlos Gonçalves do-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5461170290751462pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Thays Rayana Santos de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3886111514016968pt_BR
dc.creatorSilva, Jardilene Gomes da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5605573178466793pt_BR
dc.date.accessioned2024-03-11T17:44:14Z-
dc.date.available2024-03-11-
dc.date.available2024-03-11T17:44:14Z-
dc.date.issued2023-10-20-
dc.identifier.citationSILVA, Jardilene Gomes da. O conceito de fração e seus diferentes significados: uma sequência didática para o ensino de frações no 6° ano do ensino fundamental. 2024. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13348-
dc.description.abstractThe present work aims to propose a Didactic Sequence for teaching fractions to 6thgrade students in Elementary School. This didactic sequence incorporates the various meanings of fractions and makes use of didactic resources intended to enhance the teaching and learning process. Initially, we provide a brief explanation of the history of fractions, their concept, and meanings, as well as the difficulties that students often face when dealing with concepts and operations involving fractions. The choice to address this topic and the inclusion of didactic resources are motivated by the understanding of the challenges that students face, both in the early years and in the later years of Elementary School. Regarding the methodology, this research adopts a qualitative approach of a basic and exploratory nature, based on a literature review. Based on the analysis of this information, we have developed a Didactic Sequence consisting of seven activities, four tasks, and two games, incorporating various didactic resources such as educational games, exercise lists, and support materials. Through the use of these resources, we aim to promote a solid and meaningful understanding of fractions. In addition to enhancing students' cognitive skills, these resources also reinforce the concepts covered, stimulate autonomy and creativity, and provide a clearer understanding of how fractions are applied in everyday situations.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Matemática - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFraçõespt_BR
dc.subjectFrações - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectSequências (Matemática)pt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagem - Ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectFractionspt_BR
dc.subjectFractions - Study and teachingpt_BR
dc.subjectSequences (Mathematics)pt_BR
dc.subjectTeaching-learning - Elementary educationpt_BR
dc.subjectDidactic desourcespt_BR
dc.subjectDidactic sequencept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleO conceito de fração e seus diferentes significados: uma sequência didática para o ensino de frações no 6° ano do Ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo propor uma Sequência Didática para o ensino de fração aos alunos do 6° ano do Ensino Fundamental. Esta sequência didática incorpora os diversos significados de frações e faz uso de recursos didáticos destinados a enriquecer o processo de ensino-aprendizagem. Inicialmente, apresentamos uma breve explanação sobre a história das frações, seu conceito e significados, bem como as dificuldades que os alunos frequentemente enfrentam ao lidar com conceitos e operações envolvendo frações. A escolha de abordar esse tema e a inclusão de recursos didáticos são motivadas pela compreensão das dificuldades que os alunos enfrentam, tanto nos anos iniciais quanto nos anos finais do Ensino Fundamental. Quanto à metodologia, esta pesquisa adota uma abordagem qualitativa de natureza básica e exploratória, fundamentada em revisão bibliográfica. Com base nas análises dessas informações, elaboramos uma Sequência Didática composta por sete atividades, quatro tarefas e dois jogos, incorporando diversos recursos didáticos, como jogos didáticos, listas de exercícios e materiais de apoio. Através do uso desses recursos, almejamos promover uma compreensão sólida e significativa das frações. Além de aprimorar as habilidades cognitivas dos alunos, esses recursos também reforçam os conceitos abordados, estimulam a autonomia e a criatividade, e proporcionam uma visão mais clara de como as frações se aplicam em situações cotidianas.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA - IM



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.