00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13316
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pinto, Kinsey Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5810985948735723pt_BR
dc.contributor.referee1Gois, Laís Susana de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0705505333213205pt_BR
dc.contributor.referee2Santos Jr, Avelar Araujo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6406726727504585pt_BR
dc.creatorGomes, Paula Izabelly de Oliveira-
dc.creatorJardim, Valdomiro Makson Costa-
dc.creator.IDhttp://lattes.cnpq.br/9289379472482484pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9715730106997062pt_BR
dc.date.accessioned2024-03-08T17:12:06Z-
dc.date.available2024-03-08-
dc.date.available2024-03-08T17:12:06Z-
dc.date.issued2023-10-17-
dc.identifier.citationGOMES, Paula Izabelly de Oliveira; JARDIM, Valdomiro Makson Costa. A acessibilidade no ensino de geografia: uma análise de alunos surdos e cegos no espaço escolar. 2024. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13316-
dc.description.abstractIt is noticeable the increase of society in being anti-capacitist, in the current world we cannot live with these prejudiced attitudes, and the school environment is the propitious place to start this behavior. The teaching of Geography allows us to work broadly on some topics that address society and nature as a whole. To be anti-capacitist is to be in favor of inclusion, accessibility and there is great potential to include Geography classes with accessibility, highlighting deaf and blind students. The use of didactic resources that are easily used by all students can facilitate the adaptation of these materials for use with deaf and blind people, such as maps, images, models, globe, videos, etc. inclusive class, everyone has to feel part of that school environment. Experiencing the student's reality is an important part of teaching Geography, as well as using geographic concepts such as place, landscape, region, these concepts can influence the understanding of emotions as well as culture. This research approaches accessibility and the teaching of Geography, with the objective of investigating and analyzing the challenges of teaching Geography for deaf and blind students. A qualitative work, using a bibliographical research of theoretical reference, with the choice of scientific articles published in periodicals and annals, as well as Course Completion Works (monographs, dissertations and theses).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Geografia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de geografia – Estudo e aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTeaching geography – Study and learningpt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectAccessibilitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.titleA acessibilidade no ensino de geografia: uma análise de alunos surdos e cegos no espaço escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoÉ perceptível o aumento da sociedade em ser anticapacitista, no mundo atual não podemos viver com essas atitudes preconceituosas, e o ambiente escolar é o local propício para iniciar esse comportamento. O ensino de Geografia nos possibilita trabalhar de forma ampla alguns tópicos que abordam a sociedade e a natureza como um todo. Ser anticapacitista é ser a favor da inclusão, da acessibilidade e existe um grande potencial de incluir aulas de Geografia com acessibilidade, dando destaque para alunos surdos e cegos. A utilização de recursos didáticos que são facilmente utilizados por todos os alunos, pode facilitar a adaptação desses materiais para utilização com surdos e cegos, como por exemplo, mapas, imagens, maquetes, globo, vídeos, etc, portanto, para a existência de uma aula inclusiva, todos têm de se sentir parte daquele ambiente escolar. Vivenciar a realidade do aluno é uma parte importante do ensino de Geografia, assim como usar conceitos geográficos tal qual lugar, paisagem, região, esses conceitos podem influenciar no entendimento das emoções assim como também da cultura. Esta pesquisa tem como abordagem a acessibilidade e o ensino de Geografia, com o objetivo investigar e analisar os desafios do ensino de Geografia para alunos surdos e cegos. Um trabalho qualitativo, utilizando uma pesquisa bibliográfica de referencial teórico, com a escolha de artigos científicos publicados em periódicos e anais, assim como Trabalhos de Conclusão de Curso (monografias, dissertações e teses).pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A acessibilidade no ensino de geografia_uma análise de alunos surdos e cegos no espaço escolar.pdfA acessibilidade no ensino de geografia: uma análise de alunos surdos e cegos no espaço escolar1.78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.