00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - RELAÇÕES PÚBLICAS - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13274
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Planejamento de relações públicas digitais para a Elicar Autopeças
Autor(es): Silva, Lucas Vinícius Pereira da
Primeiro Orientador: Rodrigues, Emanuelle Gonçalves Brandão
metadata.dc.contributor.referee1: Pimenta, Laura Nayara
metadata.dc.contributor.referee2: Dantas, José Guibson Delgado
Resumo: A construção de um planejamento de relações públicas para empresas de pequeno porte inseridas em ambientes digitais é um desafio teórico-metodológico que tem chamado a atenção de especialistas da área. Com o intuito de contribuir para essa discussão, este trabalho de conclusão de curso foi concebido com o objetivo de propor um planejamento de relações públicas digitais para a Elicar Autopeças – uma empresa do segmento de autopeças localizada na cidade de Maceió-AL. O estudo foi norteado pelas concepções de relações públicas e marketing formuladas, respectivamente, por Kunsch (2003), Dantas (2016), Kotler e Armstrong (2007) e Kotler (2010). Em relação à metodologia, optou-se por análises qualitativas, como a ambiental, a SWOT e o Benchmarking. Por fim, foi possível concluir que o empreendimento de um planejamento de relações públicas digitais fornece à empresa as ferramentas necessárias para superar os problemas de comunicação que são oriundos, sobretudo, da ausência de um profissional capacitado que auxilie na elaboração, execução e análise dos resultados de um planejamento estratégico de comunicação digital.
Abstract: Building a public relations plan for small companies in digital environments is a theoretical and methodological challenge that has attracted the attention of specialists in the field. In order to contribute to this discussion, this end-of-course work was conceived with the aim of proposing a digital public relations plan for Elicar Autopeças - an auto parts company located in the city of Maceió-AL. The study was guided by the conceptions of public relations and marketing formulated, respectively, by Kunsch (2003), Dantas (2016), Kotler and Armstrong (2007) and Kotler (2010). In terms of methodology, we opted for qualitative analyses, such as environmental, SWOT and Benchmarking. Finally, it was possible to conclude that the undertaking of a digital public relations plan provides the company with the necessary tools to overcome the communication problems that arise, above all, from the absence of a trained professional to help with the preparation, execution and analysis of the results of a strategic digital communication plan.
Palavras-chave: Comunicação
Comunicação empresarial
Relações Públicas
Empreendedorismo
Planejamento de Comunicação
Communication
Business Communication
Public Relations
Entrepreneurship
Communication Planning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Relações Públicas - Bacharelado
Citação: SILVA, Lucas Vinícius Pereira da. Planejamento de Relações Públicas digitais para a Elicar Autopeças. 2024. 115 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Públicas) –Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13274
Data do documento: 16-out-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - RELAÇÕES PÚBLICAS - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Planejamento de Relações Públicas digitais para a Elicar Autopeças.pdf6.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.