Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13209
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Almeida, Jacqueline Praxedes de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8079389802609076 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Cirlene Jeane Santos e | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0895494310671478 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Calazans, Denis Rocha | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2551443152410199 | pt_BR |
dc.creator | Carvalho, Julyana Costa | - |
dc.creator | Capitulino, Nathaly Elana | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1479123587378577 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6957198481227274 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-04T18:27:27Z | - |
dc.date.available | 2024-03-04 | - |
dc.date.available | 2024-03-04T18:27:27Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-09 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Julyana Costa; CAPITULINO, Nathaly Elana. A Cartografia que aprendo é a mesma que ensino?. 2024. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13209 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Geografia - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cartográfica - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Geografia | pt_BR |
dc.subject | Cartography - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Teachers - Training | pt_BR |
dc.subject | Teaching Geography | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA | pt_BR |
dc.title | A Cartografia que aprendo é a mesma que ensino? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | A Cartografia é uma ferramenta essencial no ensino de Geografia, no entanto, apesar de sua importância, na maior parte dos cursos de Licenciatura em Geografia não há a devida preparação dos licenciandos, o que pode resultar na carência da alfabetização cartográfica dos alunos da Educação Básica. Como consequência da baixa aquisição dos conhecimentos referentes à Cartografia na formação inicial dos professores, se tem um déficit no aprendizado da Cartografia nas aulas de Geografia na Educação Básica. Diante do exposto, o presente artigo tem como propósito apresentar as impressões dos professores da escola campo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa Residência Pedagógica (PRP), bem como dos pibidianos e residentes do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), sobre a preparação para atuar na Educação Básica com os conhecimentos cartográficos adquiridos na universidade em sua formação inicial. Buscou-se, por meio da coleta de dados realizada através do questionário, organizado e aplicado via Google Formulário, conhecer a visão dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa Residência Pedagógica (PRP). Na visão dos inquiridos, foi possível observar que o processo de formação inicial não consegue proporcionar o suporte necessário para atuação na Educação Básica, destacando que seria preciso recorrer a outras vias para suprir as deficiências na matriz curricular do curso. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A Cartografia que aprendo é a mesma que ensino?.pdf | 380.4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.