00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13203
Tipo: Dissertação
Título: Competências éticas dos estudantes de odontologia no atendimento às pessoas vivendo com HIV em uma universidade pública do Nordeste brasileiro
Título(s) alternativo(s): Ethical competencies of dentistry students in care for people living with HIV at a public university in Northeast Brazil
Autor(es): Fortes, Helena Nunes da Rocha
Primeiro Orientador: Mendonça, Angela Maria Moreira Canuto
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Vilela, Rosana Quintella Brandão
metadata.dc.contributor.referee1: Medeiros, Mercia Lamenha
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Almira Alves dos
Resumo: A pandemia do HIV teve seu início na década de 1980 e, apesar dos robustos avanços nos tratamentos e diagnóstico, como a terapia antirretroviral e o desenvolvimento dostestes rápidos, o progresso permanece lento quando se trata dos estigmas e preconceitos enfrentados pelas pessoas vivendo com HIV (PVHIV). Atitudes preconceituosas, geralmente expressas na forma de condutas antiéticas, ainda persistem no âmbito da saúde pública, especialmente na área da Odontologia. Tal problemática nos leva ao ensino da Odontologia e o desenvolvimento das competências éticas dos estudantes no atendimento às PVHIV nos cursos de graduação. Este Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso (TACC) do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (FAMED/UFAL), foi composto por duas partes: a primeira, um artigo científico; e, a segunda, composta por um produto técnico educacional. O TACC: Competências Éticas dos estudantes de odontologia no atendimento às pessoas vivendo com HIV em uma Universidade Pública no Nordeste Brasileiro, teve como objetivo analisar o desenvolvimento das competências éticas dos alunos de um curso de Odontologia numa Universidade Pública do Nordeste do Brasil. Trata-se de um estudo de caso de abordagem qualitativa. Foram realizadas 9 entrevistas semiestruturadas com alunos do 5º ao 10º período do curso de Odontologia os quais tiveram ao menos uma experiência no atendimento às PVHIV, além do estudo de fontes documentais, onde foram exploradas as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos cursos de Odontologia no Brasil e o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) da instituição estudada. Para análise dos dados foi utilizada a Análise de Conteúdo segundo Bardin. A partir da pesquisa foi produzido um artigo científico intitulado: Competências Éticas dos estudantes de odontologia no atendimento às pessoas vivendo com HIV em uma Universidade Pública no Nordeste Brasileiro. Considerando os resultados do estudo, criou-se o produto educacional em formato de vídeo educativo com o tema: Vídeo educativo sobre a ética e bioética no atendimento odontológico às pessoas vivendo com HIV (PVHIV). O vídeo se encontra disponível na plataforma de compartilhamento de vídeos YouTube, através do link de acesso: https://www.youtube.com/ watch?v=yYCKPKG6qi8 e também no site oficial da faculdade estudada. Espera-se que o presente estudo tenha contribuído para a sensibilização e mobilização das instâncias educativas acerca da importância do desenvolvimento das competências éticas dos alunos no atendimento às PVHIV, assim como estimulada a produção científica nessa área.
Abstract: The HIV pandemic began in the 1980s, and despite robust advances in treatments and diagnosis, such as antiretroviral therapy and the development of rapid tests, progress remains slow when it comes to the stigmas and prejudices faced by people living with HIV. (PLHIV). Prejudiced attitudes, usually expressed in the form of unethical conduct, still persist in the field of public health, especially in the field of Dentistry. This issue leads us to the dentistry education and the development of ethical skills by students in caring for PLHIV in undergraduate courses. This Course Completion Academic Work - CCAW of the Professional Master's Degree in Health Teaching at the Faculty of Medicine of the Federal University of Alagoas, was composed of two parts: the first, a scientific article and the second, consisting of an educational technical product. The CCAW: Ethical Competences of Dentistry students in the care of people living with HIV at a Public University in Northeast Brazil, aimed to analyze the development of ethical competences of students of a Dentistry course at a Public University in Northeast Brazil This is a case study with a qualitative approach. Nine semi-structured interviews were carried out with students from the 5th to the 10th period of the Dentistry course, who had at least one experience in caring for PLHIV. In addition to the interviews a documentary sources study was also carried out, where the following documents were explores: the National Curriculum Guidelines (NCG) of Dentistry courses in the Brazil and the Pedagogical Project of the Course (PPC) of the studied institution. For data analysis, Content Analysis according to Bardin was used. From the research, a scientific article was produced, entitled: Ethical Competences of Dentistry students in the care of people living with HIV in a Public University in Northeast Brazil. Based on the results of the study, an educational product was created in the form of an educational video with the theme: educational video on ethics and bioethics in dental care for people living with HIV (PLHIV). The video is available on the YouTube video sharing platform, through the access link: https://www.youtube.com/watch?v=yYCKPKG6qi8 and it’s hosted in the official website of the university dentistry course researched. It is aspired that the present study had contributed to raising awareness and mobilizing educational instances about the importance of developing students' ethical skills in caring for PLHIV, as well as stimulating scientific production in this area.
Palavras-chave: HIV
Ética
Ética profissional
Odontologia
Estudantes - Odontologia
Filme e vídeo educativo
Ethics
Professional ethics
Dentistry
Students - Dentistry
Educational video
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino na Saúde
Citação: FORTES, Helena Nunes da Rocha. Competências éticas dos estudantes de odontologia no atendimento às pessoas vivendo com HIV em uma universidade pública do Nordeste brasileiro. 2024. 58 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) – Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13203
Data do documento: 30-ago-2023
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.