00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - TEATRO - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13195
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cabral Filho, Otávio Gomes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9034433305087306pt_BR
dc.contributor.referee1Gomes, Ednaldo Cândido Moreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4564952418644110pt_BR
dc.contributor.referee2Ferraz, Ana Flávia de Andrade-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6132913233697667pt_BR
dc.creatorAlmeida, Aline Medeiros de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6553694942954171pt_BR
dc.date.accessioned2024-03-04T13:15:39Z-
dc.date.available2024-03-04-
dc.date.available2024-03-04T13:15:39Z-
dc.date.issued2023-03-09-
dc.identifier.citationALMEIDA, Aline Medeiros de. O Bobo e o Dodô no compasso d’O Louco: uma análise das personagens de Shakespeare e Guarnieri à luz do arquétipo “tricksteriano”. 2024. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13195-
dc.description.abstractThis research aims to analyze the character “Fool”, from the play King Lear (2020), written in 1605 by William Shakespeare, and the character “Dôdo”, from the play “Ponto de Partida” (1986), written in 1976 by Gianfrancesco Guarnieri, outlining a parallel between the characters in question and the figure of “The Fool of Tarot”. In the light of the theories of Carl Gustav Jung (2014) and Sallie Nichols (2007), we will draw a line of comparison between the Arcanum of “The Fool of Tarot” – under the archetypal “tricksterian” perspective, to say, the archetypal Fool – and the characters “Fool” and “Dôdo”, observing how these figures dialogue. In addition, by delving into their symbolic universe, we seek to better understand what the characters can tell us about their symbolic universe, their motivations and their established relationship, also taking into account the historical and social aspects in which both plays are contextualized. Finally, we conclude, in addition to the similarities shared between the “Fool” and “Dodô” with regard to the archetype of “The Fool of Tarot”, how the dramatic texts, through their characters, can bring us even closer to the structures that reassemble component parts of our own psyche.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Teatro - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtes cênicaspt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectTricksterpt_BR
dc.subjectShakespeare, William, 1564-1616 - Personagenspt_BR
dc.subjectGuarnieri, Gianfrancesco, 1934-2006 - Personagenspt_BR
dc.subjectPersonagens - Análisept_BR
dc.subjectPerforming artspt_BR
dc.subjecttheaterpt_BR
dc.subjectShakespeare, William, 1564-1616 - Characterspt_BR
dc.subjectGuarnieri, Gianfrancesco, 1934-2006 - Characterspt_BR
dc.subjectCharacters - Analysispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpt_BR
dc.titleO Bobo e o Dodô no compasso d’O Louco: uma análise das personagens de Shakespeare e Guarnieri à luz do arquétipo “tricksteriano”pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem por objetivo analisar as personagens Bobo, da peça Rei Lear (2020), escrita em 1605 por William Shakespeare, e a personagem Dôdo, da peça Ponto de Partida (1986), escrita em 1976 por Gianfrancesco Guarnieri, delineando um paralelo entre as personagens em questão e a figura d’O Louco do Tarô. À luz das teorias de Carl Gustav Jung (2014) e Sallie Nichols (2007), traçaremos uma linha de comparação entre o Arcano d’O Louco do Tarô – sob a perspectiva arquetípica “tricksteriana”, ou seja, o Louco arquetípico – e as personagens Bobo e Dôdo, observando de que forma essas figuras dialogam. Além disso, ao nos aprofundarmos em seu universo simbólico, buscamos compreender melhor o que as personagens podem nos dizer a respeito do seu universo simbólico, das suas motivações e das relações estabelecidas, levando em consideração também os aspectos históricos e sociais em que se contextualizam ambas as obras. Por fim, concluímos, além das semelhanças partilhadas entre o Bobo e o Dodô no que diz respeito ao arquétipo d’O Louco, como os textos dramáticos, através de suas personagens, podem nos aproximar ainda mais das estruturas que remontam partes componentes da nossa própria psique.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - TEATRO - ICHCA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.