00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IQB Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - QUÍMICA - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13193
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Monique Gabriella Angelo da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6683701278112547pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Vitória Cristina Pereira de Oliveira-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0884884998164609pt_BR
dc.contributor.referee1Paula, Francine Santos de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4433476345682386pt_BR
dc.contributor.referee2Soares, Carla Juliana Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4872604121940046pt_BR
dc.creatorSilva, Dayara Moura da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0453535403400846pt_BR
dc.date.accessioned2024-03-04T12:37:36Z-
dc.date.available2024-03-04-
dc.date.available2024-03-04T12:37:36Z-
dc.date.issued2023-08-08-
dc.identifier.citationSILVA, Dayara Moura da. Depressão como tema gerador no ensino de química. 2024. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13193-
dc.description.abstractThe present study used the depression theme as a generative theme in chemistry teaching, with the aim of raising awareness, contextualizing and proposing the facilitation of chemistry subjects that can be approached through the use of depression as a generative theme. In view of its complexity, an attempt was made to define and characterize depression, highlighting the challenges caused by the disease within the school environment, such as low performance in subjects and lack of interest in subjects. students' learning in the classroom, so that an interdisciplinary approach could be carried out within the context used, since the chemistry that exists in depression allows us to use it to obtain a correlation between everyday life and the subjects addressed, thus generating better results in the classroom of class. For a better understanding, the present study proposed a didactic sequence developed according to the norms, skills and competences of the BNCC.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Química- Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDepressãopt_BR
dc.subjectDepressão mentalpt_BR
dc.subjectDepressão mental – Sequência didática – Químicapt_BR
dc.subjectQuímica – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectDepressionpt_BR
dc.subjectMental depressionpt_BR
dc.subjectMental depression – Didactic sequence – Chemistrypt_BR
dc.subjectChemistry – Study and teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleDepressão como tema gerador no ensino de químicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente estudo utilizou a temática depressão como tema gerador no ensino de química, com o objetivo de conscientizar, contextualizar e propor a facilitação dos assuntos fórmulas moleculares e estruturais abordadas através do uso da depressão como tema gerador. Diante de sua complexidade, buscou-se definir e caracterizar a depressão, evidenciando os desafios causados pela doença dentro do âmbito escolar, como baixo rendimento nas matérias e falta de interesse nos assuntos de química, desse modo analisou-se formas e métodos que auxiliassem o interesse e aprendizado dos discentes em sala de aula, para que fosse realizado uma interdisciplinaridade dos assuntos dentro do contexto utilizado, pois a química que existe na depressão permite que possamos usa-la para obtenção de uma correlação do cotidiano e dos assuntos abordados, assim gerando melhores resultados em sala de aula. Para uma melhor compreensão, o presente estudo propôs uma sequência didática desenvolvida de acordo com as normas, habilidades de competências da BNCC.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - QUÍMICA - IQB

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Depressão como tema gerador no ensino de química.pdf1.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.