Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13186
Tipo: | Dissertação |
Título: | A leitura de mundo a partir do rap : compreensão leitora e análise crítica de alunos/as do 9º ano de uma escola pública de Alagoas |
Título(s) alternativo(s): | Reading the world through rap: reading comprehension and critical analysis of 9th grade students from a public school in Alagoas |
Autor(es): | Dias, Bianca de Fátima dos Santos |
Primeiro Orientador: | Gomes, Luiz Fernando |
metadata.dc.contributor.referee1: | Azevedo, Isabel Cristina Michelan de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva Sobrinho, Helson Flávio da |
Resumo: | O Rap, música que evidencia a voz da periferia e muito apreciado por adolescentes e jovens, ganhou espaço nas grandes cidades e tem se apresentando, para além de canção, enquanto um discurso de resistência dos sujeitos historicamente postos à margem da sociedade. Posto isto, este trabalho, que se debruça acerca de um contexto educacional relacionado à linguagem na vida real, como nos propõe a Linguística Aplicada, buscou trazer à baila da discussão a necessidade de que a escola contribua para a formação educacional e crítica-reflexiva do estudante. Diante disso, no que concerne ao contexto da pesquisa, destacamos que esta foi realizada nas aulas de Língua Portuguesa e com alunos de uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Maceió. A escolha pela turma se deu pelo fato de a pesquisadora atuar como docente na referida instituição e vivenciar de perto as dificuldades que os alunos apresentam no tocante à leitura. Assim, enquanto problema de pesquisa, destacamos a falta de criticidade, dificuldade na compreensão de alguns tipos de textos e a inexistência de prazer com a leitura, que se apresentam cotidianamente nas aulas de Língua Portuguesa da referida turma. Dado o problema de pesquisa que norteia o trabalho, o objetivo de pesquisa corresponde a investigar a competência leitora dos estudantes por intermédio de letras de música. Assim, a pesquisa-ação aqui apresentada buscou propiciar uma experiência de intervenção didática, e, para tanto, tomou como base as seguintes questões norteadoras: (1) Como o estudo do Rap pode contribuir para aguçar a criticidade do aluno da educação do 9º ano? (2) Em que medida as letras de Rap podem ajudar no desenvolvimento da compreensão leitora desses alunos? (3) Que atividades de leitura, compreensão e análise de textos podem ser elaboradas no sentido de despertar o prazer, o interesse e a instrumentalidade propiciadas pelo ato e pela prática da leitura? Trata-se de uma pesquisa do tipo qualitativa, em que se adotou a abordagem da pesquisa-ação, cujo procedimento básico foi a realização de uma Sequência Didática (SD), composta pela escuta das músicas de Rap, seguida da leitura, análise e apreciação das letras, por meio de atividades que visavam principalmente à compreensão e à interpretação textual, assim como o gosto pela leitura. Além disso, utilizamos ainda questionários como instrumento de coleta de dados. A fundamentação teórica abrangeu o estudo do Rap, sua história, evolução e repercussão no atual cenário da cultura musical brasileira e alagoana. Para tanto, a premissa teórica se encontra fundamentada em autores como: Andrade (2000), Freire (2006), Loureiro (2016) e Souza (2011), além de estudiosos das teorias de leitura, compreensão textual e de prática de análise de textos:Antunes (2013), Bortoni-Ricardo (2010), Cafiero (2005), Carleti (2007), Silveira (2015), Solé (2015) e Villardi (1997), entre outros. Ao final desta investigação, foi possível constatar que o Rap pode ser uma significativa ferramenta pedagógica para as aulas de Língua Portuguesa, em especial no que diz respeito a uma participação efetiva dos estudantes frente ao processo de aprendizagem. Outrossim, embora a pesquisa tenha apresentados algumas limitações, percebemos, por meio dos debates realizados em sala, que os alunos puderam compartilhar opiniões, crenças e sua visão de mundo acerca dos temas dos Raps. Nesse sentido, destacamos ainda que a sequência didática voltada para o trabalho com o Rap proporcionou ao estudante, bem como ao professor envolvido no fazer pedagógico, grandes contribuições, seja no que diz respeito ao trabalho com a linguagem, seja no tocante à formação reflexiva por intermédio das problemáticas sociais apresentadas pelas músicas. |
Abstract: | The Rap, music that highlights the voice of the periphery and much appreciated by teenagers and young people, gained space in the big cities and has been presenting itself, in addition to a song, as a resistance discourse of subjects historically placed on the margins of society. That said, this work, which focuses on an educational context related to language in real life, as proposed by Applied Linguistics, sought to bring up the discussion the need for the school to contribute to the educational and critical-reflective formation of the student. In view of this, with regard to the context of the research, we emphasize that this was carried out in Portuguese Language classes and with students of a 9th grade class of Elementary School of a public school in Maceió. The choice for the class was due to the fact that the researcher works as a teacher in the referred institution and experiences firsthand the difficulties that the students present with regard to reading. Thus, as a research problem, we highlight the lack of criticality, difficulty in understanding some types of texts and the lack of pleasure in reading, which are present daily in the Portuguese language classes of the aforementioned group. Given the research problem that guides the work, the research objective corresponds to investigating the students' reading competence through song lyrics. Thus, the action research presented here sought to provide an experience of didactic intervention, and, for that, it was based on the following guiding questions: (1) How the study of Rap can contribute to sharpen the criticality of the 9th grade student ? (2) To what extent can Rap lyrics help in developing these students' reading comprehension? (3) What reading, comprehension and text analysis activities can be developed in order to awaken the pleasure, interest and instrumentality provided by the act and practice of reading? This is a qualitative research, in which an action research approach was adopted, whose basic procedure was to carry out a Didactic Sequence (SD), composed of listening to Rap songs, followed by reading, analysis and appreciation of letters, through activities aimed mainly at understanding and textual interpretation, as well as a taste for reading. In addition, we also used questionnaires as a data collection instrument. The theoretical foundation covered the study of Rap, its history, evolution and repercussion in the current scenario of Brazilian and Alagoas musical culture. Therefore, the theoretical premise is based on authors such as: Andrade (2000), Freire (2006), Loureiro (2016) and Souza (2011), in addition to scholars of reading theories, textual comprehension and text analysis practice. : Antunes (2013), Bortoni-Ricardo (2010), Cafiero (2005), Carletti (2007), Silveira (2015), Solé (2015) and Villardi (1997), among others. At the end of this investigation, it was possible to verify that Rap can be a significant pedagogical tool for Portuguese language classes, especially with regard to effective student participation in the learning process. Furthermore, although the research had some limitations, we noticed, through the debates held in the classroom, that the students were able to share opinions, beliefs and their worldview about Rap themes. In this sense, we also emphasize that the didactic sequence focused on working with Rap provided the student, as well as the teacher involved in the pedagogical work, with great contributions, whether with regard to working with language, or with regard to reflective training through through the social problems presented by the songs |
Palavras-chave: | Análise textual Rap Música brasileira Textual analysis Rap music Brazilian music |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - ProfLetras |
Citação: | DIAS, Bianca de Fátima dos Santos. A leitura de mundo a partir do rap : compreensão leitora e análise crítica de alunos/as do 9º ano de uma escola pública de Alagoas, 2024. 105 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN. Universidade Federal de Alagoas. Faculdade de Letras. PROFLETRAS. Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13186 |
Data do documento: | 19-mai-2023 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A leitura de mundo a partir do rap compreensão leitora e análise crítica de alunosas do 9º ano de uma escola pública de Alagoas.pdf | 4.18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.