00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13182
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Maria Francineila Pinheiro dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2023086653714834pt_BR
dc.contributor.referee1Cardoso, Amanda Barbosa Guedes-
dc.contributor.referee2Raggi, Mariana Guedes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0545362454663490pt_BR
dc.creatorSilva, Jessica Emanuelle Ramos da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2053504603274890pt_BR
dc.date.accessioned2024-03-01T13:35:29Z-
dc.date.available2024-03-01-
dc.date.available2024-03-01T13:35:29Z-
dc.date.issued2023-10-13-
dc.identifier.citationSILVA, Jessica Emanuelle Ramos da. Abordando o racismo e o preconceito nas aulas de geografia: reflexões, desafios e perspectivas. 2024. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13182-
dc.description.abstractThis work addresses racism and prejudice in Geography classes and provides reflections on the challenges and perspectives experienced in the school context, and furthermore, it discusses the results obtained through the activities developed throughout the Supervised Internship IV in Geography carried out in a state school in the city of Maceió/AL. The work provides a brief theoretical approach to Geographic Education, Geography Teaching and School Geography. As well as regarding the implementation of law 10.639/03, which deals with the mandatory teaching of African History and Afro-Brazilian culture in school curricula. As theoretical contributions, the following stand out: Callai (2009; 2013), Cavalcanti (2012), and Munanga (2005), among others used throughout the work. In relation to the methodological procedure used, bibliographical surveys, application of activities, satisfactory questionnaire, creation of graphs and tables were carried out. The analyzes of the respective empirical research demonstrated the conception of 26 students in the third year of high school. It is worth noting that the results presented highlight the importance of Geography Teaching for the applicability of law 10.639/03. Therefore, this discussion will provide an education based on diversity, respect, and appreciation of Brazilian culture based on ethnic and racial knowledge, enabling society to build its citizenship by knowing and respecting Brazilian plurality, and, moreover, building its own identity. cultural based on the roots of your ancestry.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Geografia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBrasil. Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003pt_BR
dc.subjectEducação geográficapt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectBrazil. Law no. 10,639, of January 9, 2003pt_BR
dc.subjectGeographic educationpt_BR
dc.subjectTeaching geographypt_BR
dc.subjectRacismpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.titleAbordando o racismo e o preconceito nas aulas de geografia: reflexões, desafios e perspectivaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho aborda o racismo e o preconceito nas aulas de Geografia, proporcionando reflexões acerca dos desafios e perspectivas vivenciados no contexto escolar. Além disso, discute os resultados obtidos através das atividades desenvolvidas ao longo do Estágio Supervisionado IV em Geografia realizado em uma escola estadual da cidade Maceió/AL. O referido trabalho apresenta abordagem teórica sobre Educação Geográfica, Ensino de Geografia e Geografia Escolar. Assim como acerca da implantação da lei 10.639/03 que trata da obrigatoriedade do Ensino da História da África e da cultura Afro-Brasileira nos currículos escolares. Como aportes teóricos, destacam-se: Callai (2009; 2013), Cavalcanti (2012), e Munanga (2005) e Santos (2018), dentre outros utilizados no decorrer do trabalho. Em relação aos procedimentos metodológicos utilizados, foram realizados levantamentos bibliográficos, aplicação de atividades, questionários, elaboração de gráficos e quadros, e análise dos dados obtidos. As análises demonstraram a concepção de 26 estudantes do terceiro ano do Ensino Médio da disciplina de Geografia, cabe salientar que os resultados apresentados ressaltam a importância do Ensino de Geografia para aplicabilidade da lei 10.639/03. Nestes termos, ressalta-se a necessidade e relevância da educação pautada na diversidade, respeito, e valorização da cultura brasileira a partir dos conhecimentos étnicos raciais, fazendo com que tenhamos a formação cidadã dos estudantes, os quais conheçam e respeitem a pluralidade brasileira, e além disso, valorizem a construção da sua própria identidade cultural com base nas raízes da sua ancestralidade.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Abordando o racismo e o preconceito nas aulas de geografia: reflexões, desafios e perspectivas.pdf2.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.