00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13176
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Almeida, Jacqueline Praxedes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8079389802609076pt_BR
dc.contributor.referee1Lins, David Wanderley Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3871621894043792pt_BR
dc.contributor.referee2Luis, Suzana Maria Barrios-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1316564059387352pt_BR
dc.creatorSantos, Elaine Cunha dos-
dc.creatorSilva, Leandro Luiz da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2167303997187265pt_BR
dc.date.accessioned2024-02-29T18:02:30Z-
dc.date.available2024-02-29-
dc.date.available2024-02-29T18:02:30Z-
dc.date.issued2023-09-11-
dc.identifier.citationSANTOS, Elaine Cunha dos; SILVA, Leandro Luiz da. A apropriação do espaço escolar pelos pibidianos Geografia durante o Ensino Remoto. 2024.15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13176-
dc.description.abstractThe school is also characterized as a space for teacher training, because through the different elements and relationships that compose it, it causes the school to contribute to the construction of professional identity. Giving that, the present study aims to describe how the process of appropriation of school space by the PIBID scholarship holder of the Geography subproject of the Federal University of Alagoas, edition 2020 - 2022, took place during the period of social isolation. For this action to be possible, a roadmap was created by the Area Coordinators that guided the investigations and reflections of the scholarship holders of Initiation to Teaching. Through the roadmap provided, the scholarship holders were able to learn about the physical, administrative, and pedagogical structure of the target school. The process of virtual knowledge of the Federal Institute of Alagoas made possible the survey and analysis of the collected data, carried out through documentary survey and interviews; the PIBID scholarship holders were able not onlyto become familiar with the organizational structure and services offered by the institution, but also to realize that they were working in one of the most important educational institutions in the state of Alagoas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Geografia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil) - Universidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEstudantes de geografiapt_BR
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.subjectInstitutional Teaching Initiation Scholarship Program (Brazil) - Federal University of Alagoaspt_BR
dc.subjectTeachers - Trainingpt_BR
dc.subjectGeography studentspt_BR
dc.subjectSchool enviromentpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.titleA apropriação do espaço escolar pelos pibidianos Geografia durante o Ensino Remotopt_BR
dc.title.alternativeThe appropriation of school space by the Geography PIBID scholarship holders during Remote Teachingpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA escola se caracteriza como sendo um espaço de formação do professor, pois através dos diferentes elementos e relações que o compõem, faz com que a escola contribua para a construção da identidade profissional. Diante do exposto, o presente estudo tem como propósito descrever como se deu o processo de apropriação do espaço escolar pelo pibidiano do subprojeto Geografia da Universidade Federal de Alagoas, edição 2020 – 2022, durante o período de isolamento social. Para que essa ação fosse possível foi criado um roteiro pelos Coordenadores de Área que norteou as averiguações e reflexões dos bolsistas de Iniciação à Docência. Através do roteiro disponibilizado os pibidianos puderam ter conhecimento da estrutura física, administrativa e pedagógica da escola campo de atuação. O processo de conhecimento virtual do Instituto Federal de Alagoas possibilitou o levantamento e análise dos dados coletados, realizado através de levantamento documental e entrevistas; os pibidianos puderam não só conhecer a estrutura organizacional e serviços ofertados pela instituição, mas também perceber que estavam atuando em uma das mais importantes instituições educativas do estado de Alagoas.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A apropriação do espaço escolar pelos pibidianos Geografia durante o Ensino Remoto.pdf421.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.