Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13176
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Almeida, Jacqueline Praxedes de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8079389802609076 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lins, David Wanderley Silva | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3871621894043792 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Luis, Suzana Maria Barrios | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1316564059387352 | pt_BR |
dc.creator | Santos, Elaine Cunha dos | - |
dc.creator | Silva, Leandro Luiz da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2167303997187265 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-29T18:02:30Z | - |
dc.date.available | 2024-02-29 | - |
dc.date.available | 2024-02-29T18:02:30Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-11 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Elaine Cunha dos; SILVA, Leandro Luiz da. A apropriação do espaço escolar pelos pibidianos Geografia durante o Ensino Remoto. 2024.15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13176 | - |
dc.description.abstract | The school is also characterized as a space for teacher training, because through the different elements and relationships that compose it, it causes the school to contribute to the construction of professional identity. Giving that, the present study aims to describe how the process of appropriation of school space by the PIBID scholarship holder of the Geography subproject of the Federal University of Alagoas, edition 2020 - 2022, took place during the period of social isolation. For this action to be possible, a roadmap was created by the Area Coordinators that guided the investigations and reflections of the scholarship holders of Initiation to Teaching. Through the roadmap provided, the scholarship holders were able to learn about the physical, administrative, and pedagogical structure of the target school. The process of virtual knowledge of the Federal Institute of Alagoas made possible the survey and analysis of the collected data, carried out through documentary survey and interviews; the PIBID scholarship holders were able not onlyto become familiar with the organizational structure and services offered by the institution, but also to realize that they were working in one of the most important educational institutions in the state of Alagoas. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Geografia - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil) - Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Estudantes de geografia | pt_BR |
dc.subject | Ambiente escolar | pt_BR |
dc.subject | Institutional Teaching Initiation Scholarship Program (Brazil) - Federal University of Alagoas | pt_BR |
dc.subject | Teachers - Training | pt_BR |
dc.subject | Geography students | pt_BR |
dc.subject | School enviroment | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA | pt_BR |
dc.title | A apropriação do espaço escolar pelos pibidianos Geografia durante o Ensino Remoto | pt_BR |
dc.title.alternative | The appropriation of school space by the Geography PIBID scholarship holders during Remote Teaching | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | A escola se caracteriza como sendo um espaço de formação do professor, pois através dos diferentes elementos e relações que o compõem, faz com que a escola contribua para a construção da identidade profissional. Diante do exposto, o presente estudo tem como propósito descrever como se deu o processo de apropriação do espaço escolar pelo pibidiano do subprojeto Geografia da Universidade Federal de Alagoas, edição 2020 – 2022, durante o período de isolamento social. Para que essa ação fosse possível foi criado um roteiro pelos Coordenadores de Área que norteou as averiguações e reflexões dos bolsistas de Iniciação à Docência. Através do roteiro disponibilizado os pibidianos puderam ter conhecimento da estrutura física, administrativa e pedagógica da escola campo de atuação. O processo de conhecimento virtual do Instituto Federal de Alagoas possibilitou o levantamento e análise dos dados coletados, realizado através de levantamento documental e entrevistas; os pibidianos puderam não só conhecer a estrutura organizacional e serviços ofertados pela instituição, mas também perceber que estavam atuando em uma das mais importantes instituições educativas do estado de Alagoas. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A apropriação do espaço escolar pelos pibidianos Geografia durante o Ensino Remoto.pdf | 421.56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.