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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13164
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Espindola, Aline Calheiros | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4521033460312471 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Alexandre Lima Marques da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1664387016139320 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Gonçalves, Ana Kassia Lopes | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7294367063094459 | pt_BR |
dc.creator | Segundo, Marcelo Silva Santos | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1775475162348798 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-29T13:19:50Z | - |
dc.date.available | 2024-02-29 | - |
dc.date.available | 2024-02-29T13:19:50Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-09 | - |
dc.identifier.citation | SEGUNDO, Marcelo Silva Santos. Proposta de intervenção em pavimento para AL - 135 na cidade de Maravilha-AL. 2024. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13164 | - |
dc.description.abstract | Flexible/semi-rigid pavements have a lifespan of 10 years, exhibiting surface defects over time/traffic, necessitating intervention for renewal. In addition to compromising user comfort, defects in the road surface contribute to increased vehicle operational costs and contribute to an increase in accidents along the route. Thus, proposals for interventions and restorations are essential for road safety and comfort maintenance. Therefore, this work is a case study aimed at analyzing the general conditions of the pavement, diagnosing possible causes of defects, and proposing restoration solutions for the AL-135 pavement segment that connects the city of Maravilha to BR-316. This work will follow the Brazilian evaluation standards and solutions catalog defined by the National Department of Infrastructure and Transportation (DNIT), which, for pavement quality analysis, employs methods such as the Global Severity Index (IGG), Continuous Visual Survey (LVC), and Longitudinal Irregularity (IRI). The methodologies adopted in the study have proven to be effective in evaluating and identifying defects in the pavement. However, it is important to note that, despite these advancements, the research emphasized the need for structural assessments for greater precision in solutions and rehabilitation strategies. It is important to mention that an approximate numerical value N was used for dimensioning; therefore, it is essential to conduct a traffic study and geotechnical analysis for adaptation to real conditions. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Engenharia Civil - Bacharelado | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pavimentos flexíveis – Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Pavimentos flexíveis – Defeitos | pt_BR |
dc.subject | Pavimentos flexíveis – Manutenção | pt_BR |
dc.subject | Pavimentos flexíveis – Restauração | pt_BR |
dc.subject | Flexible pavements - Evaluation | pt_BR |
dc.subject | Flexible pavements - Defects | pt_BR |
dc.subject | Flexible pavements - Maintenance | pt_BR |
dc.subject | Flexible pavements - Restoration | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | pt_BR |
dc.title | Proposta de intervenção em pavimento para AL - 135 na cidade de Maravilha-AL | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Pavimentos flexíveis/semirrígidos apresentam um ciclo de vida útil de 10 anos, apresentando defeitos em sua superfície com o passar do tempo/tráfego, havendo uma necessidade de intervenção para renovação deste. Além de comprometer o conforto dos usuários, defeitos na superfície de rolamento são responsáveis por elevar o custo operacional dos veículos e contribuir para aumento de acidentes no trajeto. Assim, propostas de intervenções e restaurações são essenciais para manutenção da segurança e conforto viário. Portanto, este trabalho trata-se de um estudo de caso que tem como objetivo, analisar as condições gerais do pavimento, diagnosticar possíveis causas dos defeitos e propor soluções de restauração para o pavimento da AL – 135 no trecho que conecta a cidade de Maravilha à BR-316. Neste trabalho será seguido as normas e procedimentos de avaliação e catálogo de soluções Brasileiro definidos pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) que, para análise da qualidade de um pavimento, utiliza métodos como Índice de Gravidade Global (IGG), Levantamento Visual Contínuo (LVC), Irregularidade Longitudinal (IRI). As metodologias adotadas no estudo demonstraram ter sido eficazes na avaliação e identificação de defeitos no pavimento. Entretanto, é importante ressaltar que, apesar desses avanços, a pesquisa destacou a necessidade da realização de avaliações estruturais para uma maior precisão nas soluções e estratégias de reabilitação. É importante mencionar que um valor de número N aproximado foi utilizado para o dimensionamento, sendo assim, é fundamental realizar estudo de tráfego e um estudo geotécnico para a adaptação às condições reais. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENGENHARIA CIVIL - CTEC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Proposta de intervenção em pavimento para AL - 135 na cidade de Maravilha-AL.pdf | 3.51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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