00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CTEC - CENTRO DE TECNOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CTEC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENGENHARIA CIVIL - CTEC
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Espíndola, Aline Calheiros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4521033460312471pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Alexandre Lima Marques da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1664387016139320pt_BR
dc.contributor.referee2Gonçalves, Ana Kássia Lopes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7294367063094459pt_BR
dc.creatorNunes, Fellipe Matheus Acioli-
dc.date.accessioned2024-02-27T18:52:17Z-
dc.date.available2024-02-27-
dc.date.available2024-02-27T18:52:17Z-
dc.date.issued2023-10-09-
dc.identifier.citationNUNES, Fellipe Matheus Acioli. Dimensionamento de pavimentos em vias urbanas: estudo de caso da rua Valentim de Castro, Marechal Deodoro-AL. 2024. 101 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13155-
dc.description.abstractUrban development in a disorderly way is one of the main problems inserted in everyday life, since its expansion is associated with population growth and its implications, as in the need for the elevation of commerce and consequent interconnection of the extremes of cities, towns and neighborhoods. In reflection of this, it is possible to identify the lack of paving throughout the Brazilian territory, generating discomfort and a series of consequences caused by the prioritization of a short-term need over long-term ones. Thus, they are commonly seen, as is the case of the village of Barra Nova, in Marechal Deodoro, streets that do not have any adequate infrastructure, compromising the adequacy of all means of transport and, being, elevated as a result of the natural phenomena that amplify the flooding, the fragility of the layers, the lack of living space, the lack of accessibility and the wear and tear caused to the vehicles. Therefore, in order to promote the change of this reality and the improvement of the quality of life, this work aims to design the paving of Valentim de Castro street, in Barra Nova. Therefore, for its effectiveness to be provided, studies are necessary regarding the geometry of the platform, the traffic existing on the road and to data provided on the geotechnical study of roads of a similar character. Thus, proposals for sizing will be made in front of the coatings made possible by the analyzed characteristics of the study pathway.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Engenharia Civil - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPlanejamento territorial urbano - Marechal Deodoro (AL)pt_BR
dc.subjectPavimentos flexíveispt_BR
dc.subjectPavimentos rígidospt_BR
dc.subjectDimensionamento de estruturaspt_BR
dc.subjectUrban territorial planning - Marechal Deodoro (AL)pt_BR
dc.subjectFlexible floorspt_BR
dc.subjectHard floorspt_BR
dc.subjectSizing of structurespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.titleDimensionamento de pavimentos em vias urbanas: estudo de caso da rua Valentim de Castro, Marechal Deodoro-ALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO desenvolvimento urbano de forma desordenada é uma das principais problemáticas inseridas no cotidiano, visto que a sua expansão está associada ao crescimento populacional e as suas implicações, como na necessidade de elevação do comércio e consequente interligação dos extremos das cidades, povoados e bairros. Em reflexo a isso, é possível identificar a falta de pavimentação ao longo de todo o território brasileiro, gerando um desconforto e uma série de consequências acarretadas pela priorização de uma necessidade a curto prazo em detrimento das a longo prazo. Desse modo, são comumente vistos, como é o caso do povoado de Barra Nova, em Marechal Deodoro, ruas que não possuem nenhuma infraestrutura adequada, comprometendo a adequação de todos os meios de transporte e, sendo, elevados em consequência dos fenômenos naturais, que amplificam os alagamentos, as fragilidade das camadas, a falta de espaço de convívio, a ausência de acessibilidade e os desgastes causados aos veículos. Para tanto, visando promover a mudança dessa realidade e a melhoria da qualidade de vida, esse trabalho tem como objetivo projetar a pavimentação da rua Valentim de Castro, na Barra Nova. Logo, para que sua efetivação seja proporcionada são necessários estudos referentes à geometria da plataforma, ao tráfego existente na via e a dados fornecidos sobre o estudo geotécnico de vias com caráter semelhante. Assim, serão realizadas propostas de dimensionamento frente aos revestimentos possibilitados pelas características analisadas da via de estudo.pt_BR
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