00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IQB Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13153
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Monique Gabriella Angêlo da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp:/lattes.cnpq.br/6683701278112547pt_BR
dc.contributor.referee1Soares, Carla Juliana Silva-
dc.contributor.referee2Meneghetti, Mario Roberto-
dc.contributor.referee3Rosa, Caio Victor Gomes de Sena-
dc.creatorPereira, Diogo Ramos-
dc.date.accessioned2024-02-27T18:32:40Z-
dc.date.available2024-01-24-
dc.date.available2024-02-27T18:32:40Z-
dc.date.issued2023-09-20-
dc.identifier.citationPEREIRA, Diogo Ramos. Potencial de alfabetização científica em nanotecnologia nas coleções do livro “química ser protagonista” nos PNLD de 2012 a 2021. 2024. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13153-
dc.description.abstractNanoscience and Nanotechnology are central areas of scientific research, stimulating the development and innovation of various sectors. And yet, despite its recognized importance, the topic of Nanotechnology is not adequately addressed in basic education. Therefore, this work proposed to analyze the theme of Nanotechnology in the collections of the book “Química Ser Protagonista” of the National Textbook Program (PNLD) in the three years from 2012 to 2014, 2015 to 2017, 2018 to 2020 and 2021 to 2023 in relation to Scientific Literacy Indicators – IAC proposed by Pizarro (2014) and the analysis instrument “Thematic Axes in Nanotechnology”, proposed by Pereira, Soares and Silva (2023). For the study, conventional questions, entrance exam and ENEM questions, projects and complementary texts were analyzed. The questions resolved in the books were not considered for the purposes of the corpus of this investigation. With this work, we sought to evaluate whether there was the development of potential indicators of scientific literacy over the course of each threeyear period and, also, the materials were evaluated against the Nanotechnology thematic axes, so that the didactic potential of these collections for teaching could be identified. Chemistry in high school. Using the analysis instrument, a study was also carried out on the ENEM issues (2018-2022), to find out how the topic of nanotechnology is being addressed throughout these last five editions in the area of Natural Sciences and their Technologies. With the results obtained in the work, it was possible to identify gaps when it comes to the topic of nanotechnology, both in the Scientific Literacy Indicators and in the thematic axes. However, this research opened doors for the development of new projects, such as the development of complementary material on the topic studied.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Química- Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLivro didático - Químicapt_BR
dc.subjectAlfabetização científicapt_BR
dc.subjectNanotecnologia – Ensino médiopt_BR
dc.subjectTextbook - Chemistrypt_BR
dc.subjectScientific literacypt_BR
dc.subjectNanotechnology – High Schoolpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titlePotencial de alfabetização científica em nanotecnologia nas coleções do livro “química ser protagonista” nos PNLD de 2012 a 2021pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA Nanociência e Nanotecnologia são áreas centrais de ramos de pesquisa científica, estimulando o desenvolvimento e a inovação de diversos setores. E ainda assim, apesar de possuir importância reconhecida, a temática de Nanotecnologia não é devidamente abordada no ensino básico. Portanto presente trabalho, se propôs a analisar a temática de Nanotecnologia nas coleções do livro “Química Ser Protagonista” do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) nos triênios de 2012 a 2014, 2015 a 2017, 2018 a 2020 e 2021 a 2023 frente aos Indicadores de Alfabetização Científica – IAC propostos por Pizarro (2014) e do instrumento de análise “Eixos Temáticos em Nanotecnologia”, propostos por Pereira, Soares e Silva (2023). Para o estudo foram analisadas questões convencionais, questões de vestibulares e ENEM, projetos e textos complementares. Não foram consideradas para efeito do corpus dessa investigação as questões resolvidas dos livros. Com esse trabalho buscou-se avaliar se houve o desenvolvimento dos potenciais indicadores de alfabetização científica ao decorrer de cada triênio e, também, avaliou-se os materiais frente aos eixos temáticos Nanotecnologia, para que se pudesse identificar o potencial didático dessas coleções para o ensino de Química no ensino médio. Com o instrumento de análise, também foi feito um estudo acerca das questões do ENEM (2018-2022), para averiguar como a temática de nanotecnologia está sendo abordada ao longo dessas cinco últimas edições na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Com os resultados obtidos no trabalho foi possível identificar lacunas quando se trata da temática de nanotecnologia, tanto nos Indicadores de Alfabetização Científica quantos nos eixos temáticos. Contudo, a partir dessa pesquisa foram abertas portas para a elaboração de novos projetos, como a elaboração de um material complementar na temática estudada.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.